Tutorial do Facebook Ads: obtendo resultados de maneira simples

O Facebook tem mais de 1.4 bilhões de usuários ativos, o que representa a maior base da rede. Essa grande audiência já seria motivo suficiente para escrevermos esse tutorial do Facebook ads para você, mas não é o único.

Quando você conta apenas com a veiculação gratuita, o chamado conteúdo orgânico, a abrangência fica limitada. Mesmo quem curtiu sua página pode não ver a publicação. Conhecer alguns detalhes simples vai potencializar em muito suas ações na rede e vamos te ajudar nisso. Boa leitura e sucesso nas suas campanhas!

Definição do Facebook Ads

Basicamente, nos referimos a anúncios publicitários que você pode veicular no Facebook. Eles garantem uma maior visibilidade do seu conteúdo e podem ser configurados de forma a atingir públicos específicos.

Além disso, a plataforma permite acompanhar os resultados de visualização, engajamento e conversão. Com o uso dessas funcionalidades, você consegue maximizar os seus resultados se concentrando no que está gerando maior retorno.

Formatos de anúncio

Nosso primeiro passo é conhecer os tipos de anúncio que você pode fazer. Eles variam de acordo com o objetivo de campanha, como engajar mais leads ou divulgar sua marca. Confira:

Visualizações de vídeo

Os vídeos têm um forte apelo nas redes sociais e, em razão de sua aceitação, são uma ótima forma de divulgação. Quando direcionados adequadamente, tendem a produzir resultado superior aos conteúdos estáticos.

Esse tipo de anúncio permite alguns direcionamentos, como incluir um botão de “comprar agora”, para reservas, cadastramento em listas, acesso a mais informações, a baixar um arquivo ou assistir outro conteúdo. Ou seja, o conteúdo não fica limitado ao vídeo, que funciona como um chamariz para algo adicional.

Envolvimento

Para gerar engajamento você pode escolher as opções de buscar: curtidas na página, envolvimento com a publicação e participação em eventos. Obviamente, o objetivo é envolver as pessoas nessas ações, fazendo com que comentem, curtam ou compartilhem o conteúdo.

Tráfego

Se você deseja aumentar o tráfego do seu site ou blog as campanhas de tráfego são as ideais. Esse tipo de anúncio é válido em vários casos, como para divulgação de ofertas e disponibilização de download de materiais para geração de leads.

Alcance

Essas campanhas visam alcançar um grande número de pessoas do seu público. Nesse caso, você tem a opção de determinar o raio geográfico em que gostaria de aparecer, quando tem uma atuação regional.

Geração de cadastros

É um tipo de anúncio com o objetivo de identificação de leads. Por meio deles, você coleta informações para entrar em contato com seus potenciais clientes.

Reconhecimento da marca

Se você quer divulgar sua marca e pretende alcançar mais pessoas para divulgá-la, essa é sua melhor opção. Portando, estamos falando de uma campanha de branding, ou seja, de construção de marca.

Instalações de aplicativo

Nesse caso o objetivo é incentivar que seu público baixe um aplicativo. Você publica um anúncio e, quando o lead clica nele, é direcionado para a página de instalação.

Conversões

Quando o objetivo é vender um item, a participação em um evento pago ou a geração de leads, pode adicionar um pixel do Facebook (uma linha de código para reconhecimento do lead), na sua página de confirmação. Dessa maneira, consegue mensurar o número de pessoas que concluíram a compra incentivadas pelo seu anúncio.

Catálogo de produtos

Esse novo recurso permite publicar anúncios que possibilitam a visualização dos produtos de seu catálogo, que é um ambiente da sua página com informações detalhadas sobre o que comercializa na rede.

Visitas ao estabelecimento

Essa também é uma funcionalidade recente. Por meio dela, você pode direcionar sua publicação para uma região geográfica com o objetivo de divulgar eventos locais. Da mesma forma que os vídeos, você pode adicionar botões. Nesse caso de “saiba mais”, “ligue agora” e “envie uma mensagem”.

Segmentação de público no Facebook Ads

Como já mencionamos, a plataforma permite segmentar o seu público para melhorar o desempenho de suas campanhas. Essa é uma prática de extrema importância para conseguir resultado. Aliás, uma das vantagens do marketing digital é proporcionar essa possibilidade para sua empresa.

Quando você promove um direcionamento efetivo para quem se interessa pelo seu negócio, você consegue aumentar sensivelmente o engajamento e a conversão. Muitas curtidas de usuários sem potencial de compra e sem interesse no relacionamento com sua empresa fazem número, mas não geram resultado.

No Facebook você pode segmentar suas campanhas conforme os seguintes critérios:

  • localização;
  • idade;
  • gênero;
  • idioma do usuário;
  • dados demográficos;
  • o comportamento: como se preferem acessar a rede por meio de celular ou tablets, os sistemas operacionais que usam e como se comportam;
  • conexões: você pode configurar para que seu anúncio apareça apenas para quem curtiu sua página, baixou um aplicativo ou está presente em um evento.

É lógico que não adianta ter esses recursos disponíveis se você não conhecer o seu público em detalhes. Não apenas para determinar a segmentação, mas também para elaborar uma mensagem adequada, que seja atrativa e relevante.

Configuração de orçamento

A plataforma lhe permite escolher um orçamento diário e um vitalício. Como o próprio nome indica o primeiro vai determinar o quanto quer gastar por dia. Quando esse valor é atingido a sua campanha só volta a exibir anúncios no dia seguinte.

Você também define o tempo de duração da campanha e pode cancelar sua exibição quando desejar. Além disso, o Facebook lhe fornece uma estimativa de quantas pessoas alcançará, o que te ajuda a definir o quanto vai investir.

Já o orçamento vitalício determina o seu limite de gasto durante o tempo de vigência da campanha. Isso vale tanto para uma inserção de um único dia, como para uma programação que inclua dias e horários específicos (o que também é possível de configurar na programação de orçamento).

A ferramenta também permite definir configurações de orçamento de acordo com o objetivo. No caso de desejar divulgar a sua marca, o ideal é utilizar a opção de CPM (Custo por mil impressões). Nesse caso, você será cobrado pelo número de visualizações.

Mas nos casos em que precisar envolver o seu público (que costuma ser o mais comum), você deve utilizar o CPC (Custo por clique), no qual você paga quando um usuário clica no seu anúncio. Nesse caso, embora o custo seja mais alto, você investirá de acordo com o retorno obtido.

Para concluir nosso tutorial do Facebook ads é fundamental mencionar a necessidade de acompanhamento das suas campanhas. A plataforma fornece detalhes sobre os resultados para que você possa fazer correções e melhorar o desempenho. Inclusive a funcionalidade de publicar mais de um anúncio para cada campanha, o que funciona como um teste AB, que te permite identificar a publicação com maior resultado.

Para te ajudar a elaborar anúncios campeões, separamos um conteúdo especial para você. Acesse agora mesmo a postagem: “Anúncios que funcionam no Facebook.

 

Comentários do Facebook

6 comentários

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  5. Lenon Manna Responder

    O problema disso é que o facebook e instagram não permitem o uso dessa ferramenta para Sex Shop. Acabei de tentar, o conteúdo não é nada explícito e eles não aprovam de maneira alguma!

     
  6. Storebits Autor do postResponder

    Olá Lenon, você está certo! Existem algumas políticas de privacidade do Instagram e Facebook que proíbem alguns conteúdos. Neste caso, é necessário buscar alternativas de divulgação, como Mercado Livre, Olx, Google Adwords…

     

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