Tudo para saber escolher uma plataforma de Loja Virtual

Somente no primeiro semestre de 2017, o e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 20 bilhões, ainda que na crise. O crescimento, em relação a 2016, foi de 7,5% e o total de pedidos aumentou em quase 4%. Com isso, há uma grande oportunidade para explorar esse mercado e lucrar com isso. Além de todas as definições, é necessário escolher corretamente a plataforma de loja virtual para aproveitar esse bom momento.

O problema é que há várias opções e fatores que interferem na hora de contratar esse serviço. Uma escolha errada, por sua vez, pode comprometer os seus resultados de forma intensa. Assim, é indispensável buscar a melhor opção.

Para saber como fazer essa escolha do jeito correto, continue lendo e saiba tudo o que considerar nesse momento!

Importância de escolher uma boa plataforma de e-commerce

Antes mesmo de planejar os preços, quais produtos vender ou as formas de divulgação, é fundamental fazer uma boa escolha quanto à plataforma de loja virtual. Ela forma a estrutura do negócio e, também, é como se fosse a vitrine do estabelecimento.

Essa decisão afeta o desempenho em vários sentidos e os principais benefícios de uma escolha adequada incluem:

Garantia de estabilidade da loja virtual

Basicamente, um e-commerce que fica disponível da maneira certa corresponde a uma loja aberta 24 horas, 7 dias por semana. Com isso, os clientes podem fazer as compras no momento em que acharem pertinente, gerando máxima conveniência.

Além disso, em um endereço virtual há um fator destacável: o volume de solicitações e de visitantes. Quanto maior ele for, melhor deve ser a robustez da estrutura para que o site se mantenha disponível.

Ao escolher corretamente a plataforma, é possível garantir que a loja esteja sempre estável, mesmo com um volume maior de visitas simultâneas ou por mês.

Melhor aproveitamento de oportunidades

Essa questão da disponibilidade está diretamente relacionada à possibilidade de aproveitar oportunidades.

Para entender melhor, imagine que um cliente decide adquirir um produto e encontra uma loja virtual que promete um ótimo preço e muita qualidade. Ao entrar no site, entretanto, depara-se com um erro, causado pela plataforma que não aguentou o volume de solicitações.

Com diversas lojas disponíveis a apenas um toque ou clique, ele provavelmente comprará em outro lugar. O e-commerce, que tinha a oportunidade consolidada, deixa essa chance escapar.

Com uma escolha robusta, isso não acontece e há como aproveitar as oportunidades conforme elas aparecem.

Apresentação diferenciada para os visitantes

Como dito, a plataforma do e-commerce funciona como se fosse a vitrine virtual do empreendimento. É nela em que ficam expostos todos os produtos e ofertas, que chamam a atenção e convertem os clientes.

Porém, tudo isso fica prejudicado quando uma escolha incorreta é feita. Em uma plataforma com pouca estrutura, os itens não são apresentados como deveriam, há pouca ou nenhuma possibilidade de personalização e a experiência é prejudicada.

Por outro lado, a decisão correta permite que os visitantes tenham uma apresentação diferenciada de produtos, o que favorece o processo de navegação, de escolha e de compra.

Ampliação da segurança

Uma das questões mais relevantes quando se fala em compra online é a segurança. Esse fator é muito observado pelos clientes, que desejam fazer uma aquisição livre de dificuldades ou possíveis problemas.

Ter a estrutura correta é indispensável nesse sentido. Graças a ela, garante-se, em primeiro lugar, que as pessoas possam navegar corretamente pelos produtos sem preocupações, compromissos ou roubo de dados, por exemplo.

Na hora da compra, a estruturação correta favorece o pagamento. É possível oferecer várias opções, inclusive com cartões de crédito, sem que haja qualquer vulnerabilidade aos dados de quem adquire.

Isso é muito importante tanto para transmitir a sensação de confiança para quem adquire quanto para cumprir a lei em relação ao uso de informações desse tipo. Assim, sua loja ganha boa reputação e evita problemas de diversos níveis.

Redução de custos imprevistos

Pode até não parecer, mas a escolha incorreta da estrutura da loja virtual pode custar caro. Se houver algum problema com a segurança do pagamento e das informações de um cliente, por exemplo, pode ser necessário ter que pagar até indenizações e multas.

Além disso, há algumas plataformas que cobram muito caro — e sem aviso — quando seu empreendimento virtual atinge um determinado crescimento. Estando desavisado, é preciso fazer o pagamento de taxas extras imprevistas para que tudo continue funcionando.

Mesmo uma opção que parece barata, mas que não é adequada pode trazer custos imprevistos. Com o seu uso, será necessário ampliar os investimentos em atração de consumidores e tudo isso contribui para diminuir a lucratividade da atuação.

Aumento da satisfação dos clientes

Imagine um cliente que precisa comprar um produto rapidamente, encontra uma loja e pode fazer o pedido sem dificuldades. Pagando da forma que é conveniente e de maneira segura, ele conclui a operação em apenas alguns minutos.

Essa situação é exatamente o que acontece quando se tem uma plataforma bem estruturada e que oferece os elementos certos. Como resultado, é o cliente quem sai ganhando, já que passa a ter uma experiência diferenciada.

Portanto, essa escolha tem a ver com a satisfação dos clientes, que é favorecida com os elementos adequados. Isso estimula o fortalecimento da marca, melhora a imagem da loja e, acima de tudo, contribui para a fidelização.

Favorecimento da escalabilidade

Ao fazer tudo corretamente, é muito provável que a sua loja virtual receba um número crescente de visitas. Com isso, é natural que a sua loja precise de uma estrutura diferenciada, já que terá que suportar maior volume de visitantes e de solicitações simultâneas.

Ao mesmo tempo, aumentar a robustez não deve significar ampliar os custos de maneira muito elevada. Do contrário, o crescimento pode ser prejudicado devido à impossibilidade.

É nesse momento em que a escolha de uma boa plataforma gera um dos maiores impactos. Se a decisão tiver sido tomada corretamente, será viável ampliar a estrutura de maneira simples e sem custos muito elevados. Assim, é possível escalar o negócio, aumentando sua robustez.

Maiores chances de sucesso

Diante de todos esses efeitos combinados, o fato é que o seu empreendimento virtual terá chances muito maiores de ser bem-sucedido ao se apoiar em uma plataforma adequada.

Ela oferece segurança, versatilidade e facilidade. Criando uma experiência agradável para os clientes, gera melhor imagem de marca e aumenta as chances de obter novos consumidores.

Com o crescimento, a escalabilidade é favorecida devido aos vários planos oferecidos, de forma a garantir o caminho rumo ao êxito.

O que levar em consideração na hora de escolher?

Agora que já viu qual é a importância de selecionar corretamente a plataforma, é o momento de saber o que deve ser avaliado para que a escolha seja a melhor.

É necessário dar atenção aos elementos considerados críticos, em vez de se focar no que não oferecerá tantos resultados. Assim, você pode conseguir aquela opção que se mostrar como a mais indicada para as suas necessidades específicas.

Com esses pontos em mente, ficará fácil atingir ótimos efeitos. As questões que merecem maior atenção são:

Variedade de planos

Dependendo do tamanho da sua loja virtual ou do tempo de operação, é possível que você precise de algo mais robusto.

Quem tem uma boa previsão de demanda e muitos visitantes, por exemplo, precisa de um plano com número ilimitado de visitas e maior cadastro de produtos.

Porém, quem começa agora, provavelmente, exige um plano menos robusto — ao menos por enquanto. Se a opção só oferece fatores avançados, há um desperdício de recursos.

Portanto, é importante observar qual é a variedade de planos da plataforma, se há uma opção que se encaixa na sua situação atual e quais são os recursos disponíveis em cada um deles.

Facilidade de uso

Administrar uma loja virtual exige cuidados em vários aspectos. É preciso, por exemplo, gerenciar os pedidos, cuidar do estoque, das finanças e da logística.

Além de tudo, é necessário se preocupar com questões relacionadas à divulgação e captação de novos clientes. Todos esses pontos demandam tempo e dedicação, sendo impactantes para o sucesso da marca.

Se, no meio dessas preocupações, ainda houver a dificuldade de usar a plataforma de e-commerce, haverá uma perda de tempo e de oportunidades. Portanto, o ideal é buscar uma escolha que seja fácil de usar e de administrar.

Essa característica, inclusive, deve se estender aos compradores. Quanto mais fácil for de comprar, melhores serão os resultados.

Possibilidade de personalização

Já que a plataforma da loja virtual é a vitrine, nada melhor do que ter acesso a uma opção personalizada, certo? Com isso, é possível empregar a marca do seu negócio de forma bem-sucedida, ajudando a fortalecer o empreendimento.

Caso você não sinta a necessidade de ter um layout personalizado, busque, ao menos, uma opção que permita a inclusão do logotipo da sua empresa, por exemplo.

Também é importante pensar na personalização de produtos, como ao incluir informações detalhadas de cada item, fotos com zoom e até pedidos com características personalizadas.

Tudo isso contribui para uma experiência melhor por parte de quem consome, favorecendo a conversão de clientes.

Opções de compra

Não se pode saber quem fará um pedido na loja virtual ou quais serão as necessidades da pessoa. Portanto, é fundamental que exista uma diversidade mínima quanto às opções de compra, o que favorece a experiência do consumidor.

É o caso, por exemplo, de contar com diversas formas de pagamento. Quando isso acontece, o cliente pode escolher qual é a opção que faz sentido para a sua realidade e para o processo de aquisição, gerando máxima satisfação.

Também é relevante oferecer diversas opções de entrega e retirada para ampliar a conveniência de quem escolhe seu empreendimento para fazer uma compra.

Ferramentas disponíveis

Uma plataforma de loja virtual precisa contar com diversas ferramentas para ser considerada funcional e com grandes chances de sucesso.

Não se trata apenas de exibir os produtos e intermediar os pagamentos — é preciso ir além para favorecer a gestão nos diferentes níveis.

Nesse sentido, é fundamental contar, por exemplo, com o controle de estoque, de modo a entender quando um produto precisa ser reposto para evitar a falta de disponibilidade para quem compra.

Também é relevante que haja a integração com ferramentas de análises de métricas, histórico de pedidos, possibilidade de gerar uma lista para e-mail marketing e assim por diante.

Tudo isso contribui para que o processo de cuidar do negócio saia favorecido, gerando um desempenho diferenciado e competitivo.

Disponibilidade do suporte

Por melhor que seja a escolha da plataforma de loja virtual, pode acontecer algum problema ou surgir uma dúvida sobre a execução de processos. Nesse caso, é fundamental poder contar com a empresa responsável, que deve te ajudar a lidar com as principais questões.

Ou seja, é indispensável contar com um bom suporte e que ele seja disponível de maneira contínua. Inclusive, o ideal é que ele ocorra para todos os planos, tendo a chance de ajudar a levar o seu empreendimento ao sucesso.

Quanto mais rápido e eficiente for a atuação do suporte, mais fácil será resolver alguns problemas e aumentar as chances de êxito.

Mensalidade

Esse não é o fator mais importante — pois os outros pontos têm impacto muito maior —, mas também é relevante dar atenção para o preço cobrado pela mensalidade.

Tudo deve estar de acordo com as características oferecidas, de modo que o preço pago seja justo e condizente. Avalie, por exemplo, se o plano mais caro tem a ver com os benefícios oferecidos e, principalmente, se está dentro do que você pode pagar.

A ideia é encontrar opções com excelente custo/benefício para que o seu negócio virtual saia favorecido, sem ser preciso gastar em excesso.

Taxas sobre vendas

É muito comum que algumas plataformas cobrem taxas sobre as vendas. Ou seja, é preciso pagar a mensalidade e, ainda, um percentual sobre cada conversão realizada. Com isso, a lucratividade sofre grandes impactos, o que pode afetar o preço apresentado ao consumidor final.

Para que esse ponto não atrapalhe o seu desempenho, avalie muito bem qual é o valor cobrado. Mais do que isso, o ideal é buscar uma que não possua custos nesse sentido.

Ao escolher uma que só cobra a mensalidade, é possível ter uma performance muito melhor e livre de comprometimento do seu faturamento.

Dicas de como escolher a plataforma da loja virtual

Já que a decisão sobre a estrutura faz tanta diferença nos resultados, é importante saber quais passos trilhar para fazer uma boa escolha. Além de dar atenção para os elementos considerados relevantes, é indispensável seguir alguns passos.

Entre os pontos destacáveis estão:

Entenda quais são as necessidades da sua loja

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso elaborar um planejamento que considera quais são as principais exigências a respeito da plataforma.

É interessante, portanto, reconhecer qual é a situação atual da sua loja. A ideia é entender, por exemplo, qual é o volume de solicitações e quantas visitas são recebidas por mês. Dependendo do número de produtos, um plano também será melhor que o outro.

Essa é uma etapa fundamental para definir quais são os pontos que merecem maior atenção e quais são os critérios de “desempate” para chegar a uma escolha melhor.

Verifique quais são as condições de cada plano

Na sequência, conheça quais são as condições oferecidas em cada plano de cada opção de plataforma.

É necessário reconhecer, por exemplo, qual é o limite mensal de visitas, o número de produtos cadastrados, o total de páginas elaboradas, se é possível incluir funcionários e assim por diante.

O entendimento dessas questões permite que a decisão seja totalmente informada, evitando aquela situação em que você sente que contratou algo que não corresponde ao esperado.

Conheça como é o cadastramento de itens

Toda vitrine precisa ser bem organizada e chamativa para que o cliente tenha interesse, certo? Com a loja virtual, isso não é diferente. Sendo assim, o cadastramento de produtos na plataforma tem que acontecer de maneira prática e atrativa.

Para isso, procure conhecer como acontece esse processo. Entenda, por exemplo, se é necessário passar por longos e desnecessários formulários, pois isso diminui a produtividade sem trazer benefícios reais.

Além disso, dê preferência para plataformas que permitem a estruturação, como organização por marcas e exibição de itens relacionados. Tudo isso favorece as compras e, ainda, melhora a experiência de navegação.

Dê preferência para opções mobile

Atualmente, 1 em cada 4 vendas do e-commerce acontecem via dispositivos móveis. As conversões mobile, no chamado m-commerce, cresceram mais de 35% somente no primeiro semestre de 2017.

Tudo isso serve para demonstrar que nunca foi tão necessário contar com um empreendimento virtual que se adapte às compras móveis.

Ao escolher a plataforma de loja virtual, portanto, é imperativo dar preferência para aquelas com layouts responsivos, ou seja, que se adaptam a vários tamanhos de tela.

Assim, há garantias que o consumidor possa fazer seu pedido de qualquer lugar, no momento em que for conveniente para ele.

Pense nas outras condições favoráveis ao marketing

Para a sua loja atrair clientes e gerar um número maior de vendas, ela tem que ser encontrada na internet. Entre milhares de empreendimentos virtuais, essa tarefa pode parecer difícil, mas com a ajuda do marketing digital isso é viável.

Com as técnicas certas de otimização para mecanismos de buscas (SEO), por exemplo, há como atrair um fluxo aumentado de visitantes.

O que a plataforma de loja virtual tem a ver com isso? Tudo! É fundamental que ela tenha URLs amigáveis e que se foque nessa otimização, inclusive por meio da adaptação mobile. Assim, as suas campanhas ganharão efetividade e aumentarão as vendas.

Entenda como acontece a análise de resultados

Um dos grandes benefícios de ter um e-commerce é que você pode conhecer e analisar os resultados. É fácil, por exemplo, saber quantas pessoas visitaram a sua loja virtual, quantas abandonaram o carrinho, qual foi a página de entrada e assim por diante.

A partir do reconhecimento dessas informações, fica simples traçar um perfil de consumo para seu público, adaptando as ações para ter melhores efeitos.

Novamente, a estrutura escolhida pode ajudar. Se ela oferecer a integração com ferramentas de análise, como relatórios completos e uso do Google Analytics, essa tarefa fica simples.

Portanto, verifique quais são as possibilidades quanto à análise de resultados na plataforma, de modo a selecionar uma opção prática e que ajude na tomada de decisão no futuro.

Conheça a opinião de outros usuários

Uma ótima maneira de tomar uma decisão sobre qual plataforma contratar é procurar a opinião de quem já utiliza a estrutura

Diante desse questionamento, é possível ter uma visão muito completa de como é o funcionamento de todos os recursos e quais são as características de maior destaque.

Também é um jeito de entender se o suporte é de qualidade e se os resultados são satisfatórios. Assim, terá uma visão muito clara do que, de fato, acontece, além de ter a validação a respeito da decisão.

Além de tudo, é uma forma de reconhecer quem tem sucesso com essa decisão, de modo a verificar se, realmente, faz sentido para o que você espera.

Realize um teste gratuito da plataforma

Porém, nenhuma das etapas é tão relevante ou esclarecedora quanto ver, com os próprios olhos, como é o funcionamento da solução pesquisada. Quando você entende como tudo funciona, pode ter uma ideia completa se será ou não a melhor escolha para seu negócio.

Contudo, não basta fazer uma demonstração hipotética. Ela pode não ter a ver com o seu empreendimento e, com isso, não oferecer uma análise que seja realista nesse sentido.

Por outro lado, não há como entregar sua loja para qualquer plataforma, já que os clientes são os que podem sofrer com isso.

Para resolver esse impasse, o melhor é fazer um teste gratuito em uma opção de qualidade, renomada e bem indicada pelos usuários. Ao fazer isso, você não gasta com o processo e não prejudica a rentabilidade.

Ao mesmo tempo, será possível tomar uma decisão muito melhor e mais informada, pois isso favorece o sucesso do negócio.

Ao considerar todos esses pontos, a plataforma de loja virtual escolhida será adequada e permitirá a conquista de ótimos resultados.

Como essa decisão é tão relevante, contar com uma empresa de qualidade é fundamental. Por isso, conheça a StoreBits, veja quais são os nossos planos e crie a sua loja virtual gratuita hoje mesmo, sem complicações!

 

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