Site para vender produtos: Conheça todo o passo a passo

Não é mais segredo que os consumidores estão online. Uma pesquisa recente constatou que os brasileiros passam em média 9 horas por dia conectados, ou seja, se você quer vender os seus produtos, você precisa estar aonde estão os seus clientes – E a grande maioria está na internet.

Apesar de não ser algo tão novo, o mercado de e-commerces tem se mostrado algo muito promissor e de crescimento constante. Mesmo com o resfriamento do mercado por conta da crise, isso não afetou o desempenho desse meio, muito pelo contrário, é um mercado que continua em alta, com faturamento de 21 bilhões no primeiro semestre de 2017 e com crescimento de 7,5% em relação à 2016. Ou seja, mesmo na crise, é um mercado que continua crescendo.

 

 

Site para vender produtos: por que é um bom negócio?

Ter um site para vender produtos é um bom negócio porque o mercado na internet, para começar, não resfria. E você terá uma loja aberta 24 horas e 7 dias, sem parar, divulgando os seus produtos o mundo todo, ou seja, você está no Brasil e pode vender para quem está no Japão.

Para isso, é preciso apenas que você tenha em mente as ferramentas e estratégias corretas. Sabendo usar, por exemplo, as redes sociais ao seu favor.

Quer saber mais? Continue lendo o artigo!

Primeiro, faça um planejamento

 O primeiro passo, se você quiser criar um site de vendas lucrativo e duradouro,  é fazer um planejamento estratégico:

– Qual o produto será vendido
– Quem é o cliente que você quer atingir
– Quanto você tem para investir
– Quanto tempo você consegue manter seu site ativo, mesmo sem vendas
– Quem será o seu maior concorrente e qual o diferencial da sua empresa

Sugiro que você leia este artigo: Planejamento e Análise SWOT, nós falamos o passo a passo para o planejamento do seu negócio e análise da concorrência.

Conheça o seu produto

Antes de começar um site para vender produtos é preciso saber o máximo possível sobre o seu produto.

Conhecer o seu produto lhe dará a certeza de estar oferecendo produtos de confiança e credibilidade para os seus clientes.

Mas não só isso: ao conhecer o seu produto, você terá em mãos o máximo de informações possível sobre quem é o principal público-alvo e os nichos aos quais ele se destina.

Assim como se o seu foco é um público mais jovem, será preciso investir em formas de pagamento que não seja necessariamente voltados a este público. Pois, por exemplo, adolescentes, não usam seus próprios cartões de crédito. Falaremos no próximo tópico a importância de conhecer seu público.

Saber também o peso e as dimensões são essenciais na hora de calcular o frete para enviar o produto ao cliente.

Conheça o seu público

Definir o público alvo é algo primordial em seu planejamento, para saber qual é a comunicação que o seu site de vendas deve seguir (a comunicação para um público jovem é diferente da comunicação para um público mais velho), assim suas campanhas de marketing serão mais assertivas e você vai propagar melhor a mensagem do seu negócio online.

Caso esteja começando e ainda não tenha um público definido, sugiro que você pense como é o cliente ideal da sua empresa e escreva em um papel, esse esboço do cliente ideal chama-se Persona. Você pode aprofundar um pouco mais o conhecimento neste e-book: Como definir a persona do meu site + Modelo Pronto de Persona para sua empresa

Escolha a plataforma para iniciar as vendas

 Na hora de escolher uma empresa que vai servir de plataforma para você vender os seus produtos, tenha em mente:

  • Procure uma plataforma estável: Imagine a situação, você faz uma promoção, investe em divulgação e atinge vários clientes. Mas, ao acessar o seu site de vendas, ele está fora do ar por problemas técnicos ou porque a plataforma não suportou a quantidade de acessos … toda a sua estratégia foi por água a baixo. Analise a estabilidade da plataforma.
  • Apresentação dos seus produtos simples: Sua site é uma vitrine de produtos, ele deve simples e direto, para que o consumidor não perca o foco, que é comprar.
  • Forneça certificados de segurança, para que as informações como dados do cliente, dados de cartão de crédito estejam seguros
  • Seja fácil de usar para que você possa montar o seu site de vendas, para que você consiga montar o seu site de vendas mesmo sem conhecimentos técnicos.
  • Possibilite a Personalização, para que você possa deixar o site com a “cara” da sua marca.
  • Contar com integrações com formas de pagamento, para que você possa aceitar débito, crédito e boleto em seu site e com os Correios, para que o cliente possa calcular o frete rapidamente.

Quais são as vantagens do site para vender produtos?

 Dentre as vantagens que podemos encontrar estão, principalmente o baixo custo e a possibilidade de crescimento. Isso porque o custo de abrir uma loja virtual ou site para a venda de seus produtos ou serviços é baixíssimo.

Sem falar que não há necessidade de alugar um local para expor os seus produtos, contratação de pessoal (pelo menos no começo) e do pagamento de contas diversas como aluguel de loja, água, limpeza, decoração, etc.

Tendo em vista isso, o potencial de crescimento e expansão diz respeito principalmente ao fato de que as lojas físicas se tornam muito limitadas aos seus lugares de locação.

Enquanto que lojas virtuais e sites têm a possibilidade de serem reconhecidas a nível nacional e atender diferentes estados.

Isso significa que você terá um leque maior campos e atuação – o que gerará mais lucro.

Para que isso seja possível, é preciso investir pesadamente em estratégias de marketing digital. Estratégias essas que serão as responsáveis por, tanto manter os seus atuais clientes, quanto expandir as possibilidades de venda.

Atenção às formas de pagamento

 Comentamos um pouco a respeito disso, mas é preciso abrir um chamado de atenção para a importância das formas de pagamento para o seu negócio.

Muitas pessoas compram diariamente produtos via internet, e um site para vender produtos deve ter, obrigatoriamente, opções para tanto.

Apesar de os cartões de crédito ainda serem a forma de pagamento mais utilizada, transferências bancárias e emissão de boletos – assim como pagamento via cartão de débito – têm crescido como opção.

Para isso é importante ter intermediadores de pagamento como o Pay Pal e o PagSeguro que abrangem várias bandeiras e cartão e bancos. As maiores plataformas disponíveis no mercado já contam com meios de pagamentos integrados, na Storebits por exemplo, basta você fazer um cadastro na intermediadora do pagamento (Pagseguro ou Paypal) e colocar o seu código dentro da plataforma e pronto: seu site já estará aceitando débito, crédito, boleto e mais de 28 formas de pagamento.

Pronto, agora que você já tem as principais informações sobre como ter um site para vender produtos que tal criar o seu site para vender produtos agora? Com a Storebits você pode começar gratuitamente!

Crie o seu site de vendas e comece agora mesmo a vender na internet!

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