QUANDO E COMO APLICAR O UPSELL NA SUA LOJA VIRTUAL

No último artigo falamos sobre como aplicar as estratégias de Cross Selling para potencializar o ticket médio da sua loja virtual e hoje vamos continuar a aprender sobre estratégias de venda, desta vez com as técnicas de UP SELLING.

Assim como a estratégia de Cross Selling a UPSELL é uma estratégia de venda que também mantém como foco principal melhorar a experiência de compra do seu consumidor alinhada ao aumento considerável do valor das suas vendas.

As estratégias de Up Selling visam melhorar a compra do seu cliente, oferecendo um produto melhor (mais completo) do que o que ele havia escolhido inicialmente, mostrando a ele as melhorias do produto ofertado e o maior custo-benefício que está sendo oferecido.

Ou seja, você oferta um produto “mais caro” que o escolhido na compra inicial e em contrapartida oferece benefícios consistentes, mostrando ao seu consumidor o quanto vale a pena gastar um pouco mais com um produto que lhe renderá resultados ainda melhores.

UpSell é uma estratégia simples, mas que precisa ser trabalhada de maneira correta, com atenção, para que você não erre na hora de oferecer um produto e acabe, ao invés de fidelizar um cliente, por afastá-lo.

Pensando nisso, separamos dicas de quando e como aplicar as estratégias de Up Selling na sua loja virtual.

 

QUANDO

Antes de tomar qualquer decisão a respeito da aplicação das estratégias de vendas, é preciso que você conheça o seu consumidor, suas necessidades e principalmente se o cliente para o qual você irá oferecer os benefícios tem a real intenção de comprar na sua loja virtual.

O sucesso da estratégia acontece quando você consegue convencer o seu cliente que ao trocar o produto que ele escolheu inicialmente pelo de maior valor ele está adquirindo benefícios ainda maiores por um custo beneficio altamente vantajoso, por isso não se arrisque tentando vender algo mais caro para um consumidor que não possuía a intenção nem de ao menos comprar o produto pesquisado anteriormente.

É importante pensar no produto que está oferecendo e se ele realmente será vantajoso para o seu cliente. Pensar apenas no aumento do valor das suas vendas pode fazer com que sua estratégia tenha um resultado totalmente oposto ao desejado. Pense em melhorar a experiência do consumidor com o produto adquirido, ofereça um upsell somente quando este agregar valor à sua compra.

 

COMO

Existe uma estratégia de venda conhecida como “encontre a necessidade não percebida”, e é desta maneira que você precisa aplicar sua estratégia de up sell.

Um exemplo comum são os das redes fast-food, por exemplo: você foi comprar um sorvete e enquanto realiza seu pedido a balconista te pergunta, “cobertura extra por mais x reais?” a sua intenção com certeza não era comprar um sorvete com cobertura extra, você queria apenas um sorvete, mas o beneficio oferecido tinha um custo tão baixo que você não encontrou motivos para dizer não.

A estratégia de upsell funciona exatamente dessa maneira, você precisa mostrar ao seu cliente as vantagens de se adquirir o novo produto oferecido. Deixe as informações do produto expostas de maneira clara, dando a ele as respostas que precisa para ser “convencido” da compra.

Uma maneira eficiente de conquistar seus clientes é apresentando referências. Disponibilize na sua loja virtual um espaço para reunir comentários de consumidor que já realizaram compras na sua e-commerce, de profissionais e de especialistas no nicho ao qual seu negócio encontra-se inserido.

É sempre mais fácil comprarmos algo que alguém já comprou primeiro e pode nos contar como tem foi/tem sido sua experiência não é mesmo?

Outra forma de fazer sua estratégia de venda dar certo é trabalhando corretamente a apresentação dos preços dos seus produtos. Uma dica, quando for oferecer o UpSell divulgue apenas a diferença do valor do qual ele escolheu para o que está sendo oferecido. Por exemplo: se você possuiu uma loja virtual que comercializa smartphones e o seu consumidor insere no carrinho um smartphone x com 16 g de memória por R$ 700, você então oferece a ele por R$150 a mais um celular com 64g de memória, mostrando a ele que por um valor pequeno ele terá mais espaço de armazenamento, velocidade de desempenho dos apps, e etc.

Seja simples e direto. Dê ao seu cliente o que ele precisa e não forneça muitas opções ou informações desnecessárias para que ele não fique confuso e acabe precisando “pensar melhor”, abandonando o carrinho.

 

 

A regra básica de toda estratégia de venda é iniciar estudando o seu público alvo, feito isso, coloque essas dicas em prática e aumente o faturamento da sua loja virtual.

Não perca tempo. Ter uma e-commerce de sucesso pode ser Simples de Verdade. Comece hoje!

 

 

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