Precisa aumentar o ticket médio da empresa? Descubra como!

Está investindo na Internet e sente que faltam alguns processos para que o tão esperado aumento no faturamento seja alcançado? O que pode estar faltando em suas estratégias é dar mais atenção aos indicadores de marketing e vendas, como o ticket médio.

Esse é um dos indicadores mais importantes para qualquer loja virtual. Isso porque o ticket médio mostra o valor gasto, em média, por cada cliente na realização de suas compras. Como o objetivo de qualquer negócio é vender mais, quanto maior for esse indicador, melhor estarão os rendimentos.

Para calcular o ticket médio é muito simples. Basta dividir o número total de vendas durante determinado período pela quantidade de clientes que efetuaram uma compra. Por exemplo: sua empresa vendeu R$5.000,00 em um dia, para 50 consumidores diferentes. Se dividirmos R$5.000 por 50 clientes, teremos o valor de R$100.

Para entender melhor como fazer para aumentar o ticket médio de sua empresa, acompanhe a leitura!

O que fazer com os resultados

Com o exemplo que demos, você pode estar se perguntando, “e o que devo fazer com esse número?”, certo? Primeiramente, ele serve para que se possa fazer uma análise geral do negócio e faturamento, envolvendo a atuação dos setores de marketing e vendas. Além disso, ele é útil para que a empresa trace objetivos concretos de como elevar esses números cada vez mais.

Para isso, é necessário estabelecer uma meta tangível de aumento do ticket médio dentro de determinado período. Você pode calcular o indicador dos últimos meses e, a partir daí, definir onde se pretende chegar dali para a frente.

Com esses objetivos traçados, é hora de colocar algumas ações em prática para conseguir concretizá-los. E nós vamos ajudar você nessa tarefa! Continue lendo, no tópico a seguir, e descubra como!

Como aumentar o ticket médio na prática

Como dissemos, é possível aumentar esse indicador a partir de algumas ações simples e, ao mesmo tempo, eficientes. Confira algumas delas:

Sugira produtos complementares

Esse é um dos recursos mais interessantes a se investir, pois, ele busca agregar valor no momento da compra. Por exemplo, se uma cliente de uma loja virtual de moda está comprando um vestido, por que não oferecer sugestões de como completar a produção com um sapato e uma bolsa?

Ou, se um cliente está adquirindo um novo celular, uma boa sugestão seria uma capa para que o aparelho fique mais resistente. As chances de aumentar o valor de compra, nesse caso, são muito promissoras.

Beneficie com cartões de presente

Quem não gosta de receber um presente? O cliente que efetua uma compra e ganha um cartão com determinado valor para gastar sente-se valorizado e, com isso, as chances de voltar a comprar com você são enormes, já que ele terá que ir à loja para usar o presente.

Além disso, dificilmente o cartão conterá o valor total necessário para determinado produto, ou seja, o consumidor acabará realizando uma nova compra.

Ofereça frete grátis

Um dos vilões das lojas virtuais é o frete, já que por ter que arcar com o valor do transporte, muitos clientes podem desistir da compra e abandonar o carrinho.

Nesse caso, a solução é lançar ações de frete grátis, em que a partir de determinado valor ou para regiões específicas não haja a taxa. Dessa forma, as chances de venda aumentam e os clientes são fidelizados. Além disso, por não precisarem pagar taxa de frete, muitos investem um pouco mais que o planejado.

Ofereça kits

Se o objetivo é aumentar as vendas, uma boa solução é criar kits de produtos complementares e vendê-los como se fossem um único produto, oferecendo descontos ao consumidor.

Por exemplo, se ele comprar uma calça e cinto juntos ganha um desconto de 20%. Apesar de, em tese, isso significar um custo para a empresa, no final das contas haverá o aumento do ticket médio, pois o valor da compra inicial já aumentou.

Lance promoções com descontos progressivos

Essa é uma das práticas mais utilizadas pelas lojas virtuais que pretendem aumentar o seu ticket médio, já que, oferecendo descontos progressivos — os quais aumentam conforme o número de peças adquiridas —, é possível chamar a atenção dos clientes. Uma dica, nesse caso, é que se tenha cuidado para não diminuir muito a margem de lucro de cada um dos produtos.

Ofereça descontos para produtos em quantidade

Essa é outra estratégia eficiente que faz com que aquele potencial cliente que esteja pesquisando em sua loja não procure a concorrência. Isso porque o seu negócio oferece vantagens a ele. O importante é, quando colocar em prática, sinalizar exatamente quanto aquele consumidor está ganhando de desconto.

Mantenha contato

Esse é um dos quesitos mais importantes no que diz respeito à conquista e fidelização de clientes. Se determinado consumidor já navegou e comprou em sua loja, a probabilidade dele se interessar por outros produtos é alta. Portanto, investir naqueles que já fazem parte de sua base de leads, ou potenciais clientes, é uma grande sacada.

Mantenha contato, seja via e-mail, redes sociais ou newsletters e conte a eles as novidades do seu negócio, ações que estão sendo realizadas, promoções, conteúdos de qualidade e tudo o que possa agregar no estágio do funil de vendas de cada um deles.

Monitore constantemente o ticket médio

Como pudemos ver no início do artigo, o ticket médio é um dos mais importantes indicadores para que lojas virtuais possam aumentar o seu faturamento. Por isso, é de extrema importância monitorar esse indicador constantemente, podendo assim avaliar se houve aumento no índice ou a sua diminuição.

Dessa forma, caso o indicador esteja aumentando quer dizer que seu negócio está no caminho certo. E, ao contrário, se houver uma retração do ticket médio, é possível tomar providências para descobrir os motivos e o que pode ser feito pelos setores de marketing e vendas para reverter a situação.

Criar ações para aumentar o ticket médio deve ser uma prática constante em sua empresa, pois, como dissemos, elas ajudam de forma significativa no aumento das vendas e, consequentemente, na lucratividade do negócio.

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