Por que minha Loja Virtual não vende?

Muitos donos de Lojas Virtuais que começaram agora a sua jornada online (ou estão há algum tempo) reclamam que não conseguem vender na internet ou vendem bem pouco.

Você pode estar cometendo erros que estão minando o faturamento de sua Loja Virtual sem perceber. Fizemos um vídeo apresentando as questões e como resolvê-las, para que sua Loja Virtual volte para o caminho certo.

Vamos listar agora os erros mais comuns:

Foto e Descrição dos Produtos

A diferença do comércio eletrônico  para o físico é poder tocar no produto e ver todos os detalhes nas mãos.

No comércio eletrônico isso não é possível e para substituir esta etapa, você deve ter fotos bem tiradas e uma descrição detalhada dos produtos. Esqueça a descrição com apenas três palavras (isso não é descrição!). Insira o máximo de detalhes e informações do produto, para que o seu cliente não fique com dúvidas. Mesmo que fique longa, se estiver organizada, o cliente vai bater o olho e localizar a resposta que procura.

 

Não Ter Dados de Contato

Lojista, é necessário ter um telefone/whatsApp ,um e-mail e as redes sociais da sua empresa. Você compraria  de uma empresa que não tem meios de contato e nem redes sociais?
Existem muitas opções no mercado, você não quer perde um cliente por que ele não conseguiu para tirar uma dúvida, não é mesmo?

 

Não responder aos e-mails e não interagir nas redes sociais

Muitas empresas pecam por tratar o e-mail como algo que não precisa, necessariamente, de uma resposta.

Se o cliente teve o trabalho de redigir um e-mail o mínimo que você (como empresa) deve fazer é responde-lo, indiferente se é uma dúvida, sugestão ou reclamação.

Uma pesquisa divulgada pela Accenture revela que no país 94% dos consumidores utilizam pelo menos um canal online para se informar sobre produtos e serviços.

Na mesma linha, 75% dos brasileiros já usaram as redes sociais para falar sobre produtos e 82% deles já interagiram diretamente com alguma companhia através das redes sócias.
Podemos concluir que estar presente e saber interagir com o público deixou de ser um diferencial. Nos dias de Hoje,  isso se tornou essencial.

 

Não ter um chat online

O chat é a forma mais rápida e dinâmica para o cliente tirar as dúvidas.

A Storebits já vem integrada com diversas ferramentas de chat gratuitas.Basta escolher a que melhor lhe atende e ativar em sua Loja Virtual.

Porém, de nada adianta ter um chat online se ele vive OFFLINE. Ele deve estar ativo pelo menos em horário comercial.

Você pode baixar o aplicativo do atendimento online em seu celular e atender de onde estiver.

 

Não tem boas páginas institucionais

As páginas institucionais são de extrema importância para uma boa avaliação de um e-commerce.

Criar conteúdos como “Página Empresa”, “Quem Somos”, “Política de Troca e Devolução”, “Frete e Entrega”, “Termos de Uso” com o máximo de detalhes e um bom conteúdo descritivo torna sua loja virtual mais confiável.

Seu cliente depois que decidiu pelo produto, vai querer saber de quem ele está comprando e essas informações são encontrada no rodapé da sua loja virtual, nas páginas institucionais e de suporte.

 

Não sabe quem é o público alvo

De nada adianta falar português para quem só entende grego ou tentar vender carnes para alguém que é vegetariano.

Entender quem é o público para quem você vai vender vai lhe fazer economizar dinheiro com campanhas de marketing, ter uma comunicação mais direta e efetiva.

Saber quem é o  seu público alvo é essencial para o sucesso do seu negócio.

Este e-book  vai lhe ajudar neste importante passo.

 

Não gera visitas na loja

Montar a loja virtual e esperar que os clientes caiam do céu não é uma boa alternativa (Até porque cliente não caem do céu…)

Não adianta cadastrar meia dúzia de produtos, a descrição com 3 palavras e querer que a loja esteja na página inicial do Google do dia para a noite, isso não acontece e o Google demora um tempo para identificar que a sua loja virtual existe. Enquanto isso,  busque parcerias para divulgar o seu e-commerce, anuncie em outros sites e nas redes sociais, invista em Google Adwords e gere visitas em sua Loja Virtual.