Por que e como divulgar a sua empresa? Entenda!

De acordo com o IBGE, já são mais de 100 milhões de brasileiros conectados à internet, e os smartphones são nosso principal meio de acesso ao ambiente online. Vivemos a era da informação, em que os consumidores podem procurar produtos/serviços com rapidez e facilidade, na palma da mão.

Se você é um empreendedor, sabe da importância de estar onde o seu público-alvo está, e divulgar a empresa na internet tornou-se uma necessidade para conquistar bons resultados. Neste artigo, vamos falar mais sobre a importância dessa estratégia e dar algumas dicas para alavancar o seu negócio. Acompanhe!

Motivos para divulgar sua empresa

Toda empresa precisa de uma boa divulgação, seja online ou off-line. É por meio desse trabalho que as pessoas podem ter o primeiro contato com seu produto/serviço e se sentirem estimuladas a conhecer mais. Para aumentar a suas chances de converter uma venda, é importante divulgar sua marca para o maior número de pessoas possível, e é aí que começamos a refletir sobre a importância da internet nesse processo.

Ao entrar no ambiente online, além de divulgar o negócio, a empresa precisa estar disposta a interagir com as pessoas. Antigamente, quando o consumidor precisava tirar uma dúvida, tinha que ir até o estabelecimento ou entrar em contato pelo telefone. Hoje, as pessoas contam com a praticidade da internet, e se a sua empresa não estiver online e disponível para dar informações, pode ficar para trás.

O marketing tradicional ainda possui suas vantagens e pode ser utilizado em alguns momentos, afinal, é importante que os frequentadores da sua região saibam da existência do seu negócio. Porém, de dedicar ao marketing digital é fundamental para aumentar o alcance da sua marca.

Essa estratégia pode ajudar na segmentação do seu público-alvo, tornando os esforços com o marketing mais direcionados e com maiores chances de sucesso. Outra vantagem de divulgar sua empresa no ambiente online é que praticamente todas as ações realizadas permitem a mensuração dos resultados.

Quantas vezes você investiu em marketing sem saber exatamente qual foi o retorno? Ao investir em canais digitais, você pode contar com as ferramentas de análise disponíveis na internet. Elas oferecem uma visão geral das ações realizadas, e essas informações podem ajudar a identificar quais são os erros e acertos, permitindo os ajustes necessários.

O custo-benefício também é uma vantagem da divulgação na internet. O valor do investimento no marketing tradicional, seja fazendo anúncios em jornais/revistas/outdoors ou criando folders pode ser maior do que o custo da publicidade online. Além disso, o alcance das propagandas na internet é muito maior, o que tornar o investimento mais vantajoso.

Dicas para divulgar sua empresa

Agora que você conferiu os principais motivos para divulgar a empresa, veja algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

Elabore uma estratégia de marketing digital

O marketing digital consiste na divulgação do seu negócio em canais online, seja por meio de um site, blog, redes sociais, e-mail marketing, entre outros. Existem muitas opções disponíveis, e o primeiro passo para fazer uma boa divulgação é analisar os objetivos da sua empresa e qual é o capital disponível para esse projeto. Se planejar é uma forma de evitar imprevistos e organizar o processo.

Crie um site

Um site é a principal ferramenta de marketing digital. É por meio dele que o consumidor vai ter o primeiro contato com seus produtos/serviços na internet. Além disso, essa mídia social permite investir no Google Adwords, que é o programa de publicidade do Google.

Ao criar anúncios no buscador, você vai aumentar o alcance de divulgação da sua empresa. Essa ferramenta permite diversas análises, por exemplo, vai ser possível verificar quantas pessoas clicaram no anúncio e qual foi o custo de cada clique para a empresa.

Produza bom conteúdo

Com o maior acesso à informação, o consumidor passou a ser mais exigente. Para atrair a atenção das pessoas, é necessário oferecer um conteúdo que vá ao encontro das suas necessidades. Por isso, o primeiro passo para criar um bom conteúdo é conhecer muito bem seu público-alvo, quais são seus objetivos e maiores problemas no dia a dia.

Uma opção que costuma ser bastante utilizada em estratégias online é a criação de um blog dentro do site. Por meio desse canal, sua empresa consegue passar autoridade ao consumidor, fortalecendo a marca na internet. Independentemente do tipo de conteúdo, fique atento à qualidade do texto, erros de ortografia ou informações confusas podem passar uma imagem amadora do seu negócio.

Invista nas redes sociais

De acordo com uma pesquisa da comScore, o Brasil é o país que mais utiliza as redes sociais. Os brasileiros ficam conectados cerca de 650 horas por mês, e o Facebook é onde passamos mais tempo. Essas informações mostram a importância de estar presente nesses canais.

Criar uma fanpage é uma maneira simples de compartilhar conteúdo e interagir com o seu público-alvo. Notícias sobre o seu segmento, fotos do local, vídeos, transmissões ao vivo e enquetes são alguns exemplos de conteúdo.

Divulgar seu produto/serviço nas redes sociais também é muito importante, mas tome cuidado para não falar apenas da empresa. Conteúdo “egocêntrico” acaba afastando o consumidor. Lembre-se, as redes sociais foram criadas para o relacionamento e entretenimento, ofereça isso ao seu público-alvo.

Pense em estratégias de marketing fora do convencional

Existem muitas empresas, inclusive a sua concorrência, que já realizam um trabalho consistente de divulgação. Diante disso, é difícil produzir algo realmente inovador, mas essa não é uma missão impossível. Faça pesquisas, seja curioso e não tenha medo de testar ideias novas.

Uma estratégia que vem começando a ganhar força é a interação em grupos. Seja no Facebook ou no Linkedin, é interessante estar presente participando de discussões relacionadas ao seu negócio e mostrando autoridade no assunto. Se você oferece algum tipo de serviço, outra opção é realizar cursos gratuitos, seja online ou presencial. Dessa forma, você conquista a confiança do seu público-alvo e consegue montar uma base de contatos.

Não basta apenas fazer a divulgação do seu negócio, é necessário estar onde os consumidores estão e criar um bom relacionamento. Neste artigo, mostramos os motivos para divulgar a empresa e algumas dicas para investir nessa estratégia. Gostou do conteúdo? Assine nossa Newsletter e receba todas as novidades do blog!

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