Oferecer Frete Grátis…Será que vale a pena?

Vamos falar em quais circunstâncias o frete grátis vale a pena.
É uma estratégia que deve ser pensada com muita cautela, pois existem prós e contras. Por exemplo: Segundo a ComScore, 55% dos compradores abandonam o carrinho durante a compra por acharem o frete muito caro. Porém, outros 70% colocam produtos a mais no carrinho só para ter direito ao frete grátis na Loja Virtual.

Mas todo mundo sabe que não existe almoço grátis e alguém terá que pagar pelo frete. Se não for o cliente, neste caso é você.

 

Por isso é importante analisar:

  1. Sua margem de lucro, pois para absorver o valor de custo do frete sem gerar prejuízo é necessário avaliar a margem de lucro de seus produtos;
    Em caso de dúvidas, veja este artigo: Como calcular o Preço de venda  dos Produtos
  2. O peso e as dimensões do produto, pois isso impacta diretamente no custo do frete;
  3. Em caso de troca ou devolução do produto (logística reversa), isso causará prejuízo para sua Loja Virtual?

 

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Quando oferecer o frete grátis

Fez a análise e descobriu que é possível oferecer frete grátis sem colocar as finanças de sua Loja Virtual em risco? Então vamos falar os melhores momentos para fazer a oferta:

  1. Conversão
    O frete grátis pode ser perfeito para convencer o seu cliente a realizar determinada ação. Por exemplo, “assine a newsletter”ou “ indique a loja para um amigo”
  2. Valores específicos
    Essa prática é bastante utilizada para aumentar o ticket médio da Loja Virtual, quando o cliente atinge um valor específico em compras ele ganha o frete.
  3. Locais específicos
    Neste caso, o frete é oferecido apenas para os locais aonde o valor do frete é mais barato, o que não interfere muito em sua margem de lucro.

  4. Datas Comemorativas
    Como o número de vendas costuma aumentar nestas datas, oferecer frete grátis é uma ótima opção. Essa estratégia já é utilizada por muitos lojistas para deixar a loja mais movimentada e competitiva.
  5. Produtos Específicos
    Geralmente é oferecido para os produtos que são mais baratos para transportar ou quando o lojista quer aumentar as vendas de um determinado produto ou categoria.
  6. Em caso de troca
    Oferecer frete grátis caso o cliente por algum motivo precise trocar o produto, pode ser vantajoso, pois gera segurança no cliente.
  7. Retirada no localCaso tenha uma loja ou escritório físico, pode ser interessante deixar que o cliente retire o produto sem nenhum custo. 

    Quer fazer um teste com o frete grátis em sua Loja Virtual Storebits? Então veja aqui como fazer.
    Já testou o frete grátis em sua Loja Virtual? Divida com a gente a sua experiência!