Conheça o planejamento das maiores lojas online: Simples para aplicar em sua Loja Virtual

Conheça agora a Análise Swot:
O termo SWOT é um acrônimo das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats que significam respectivamente: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, por este motivo é conhecida no Brasil como FOFA ou FFOA.
Com a Matriz Swot, você fará uma análise de mercado completa, o que facilita a tomada de decisões práticas no seu negócio.
Devido a sua simplicidade, ela pode ser utilizada desde a criação de um blog à gestão e análise para tomada de decisão de uma multinacional.

Como fazer a análise SWOT em sua loja virtual?

Esta análise pode ser empregada em qualquer situação em que se deseja obter um panorama geral, interno, externo e estudar possíveis influências que possam ajudar ou atrapalhar o desempenho de sua loja virtual.

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Ambiente interno – Forças e fraquezas

Significa estudar o ambiente interno, o que você é capaz de controlar e definir. Esta análise deve ser minuciosa: Pergunte-se como é sua comunicação com o cliente, a comunicação visual de sua loja, como é o tempo de entrega de seus produtos. Seja honesto!

  • Força: o que sua empresa faz de melhor – Ex.: rapidez na entrega dos produtos, exclusividade, excelente material prima, preço referente à concorrência, marca valorizada, etc.
  • Fraqueza: o que esta impedindo sua empresa de crescer. Ex.: dificuldade de engajamento do público nas redes sociais da empresa, tempo de entrega do fornecedor, etc.

Na força você consegue verificar quais são os seus pontos forte e o diferencial de sua loja, transpareça isso ao cliente.
Nas fraquezas os pontos que precisam ser melhorados. Procure sempre alternativas para melhorar as fraquezas de sua loja.

Ambiente Externo – Oportunidades e Ameaças

São os elementos que não podem ser controlados pelo empreendedor diretamente, mas se bem compreendidos, podem facilitar o planejamento e a tomada de decisões em momentos críticos.

  • Oportunidades: fatores alheios ao seu controle que podem beneficiar a sua loja virtual e oportunidades que não estão sendo exploradas (ainda). Ex.: segmento com potencial que não foi explorado, nova mudança de lei que vai favorecer o seu negócio, etc.
  • Ameaças: atributos que podem prejudicar o seu desenvolvimento, tais como surgimento de um novo concorrente forte, aumento dos preços de matéria prima, mudança na legislação que atrapalhe a sua produção, aumento de fretes, entre outros.

Terminada a matriz, é hora de analisar possíveis movimentos estratégicos:

  • Forças + Oportunidades: Quais pontos fortes da empresa podem ser usados para maximizar as oportunidades identificadas?
  • Forças + Ameaças: Quais pontos fortes da empresa podem ajudar a minimizar o impacto das ameaças?
  • Fraquezas + Oportunidades: Que ações você pode fazer para minimizar as fraquezas através das oportunidades levantadas?
    Fraquezas + Ameaças: Que ações você pode fazer para diminuir ou eliminar as fraquezas e minimizar o efeito das ameaças?

Busque os dados e monte sua matriz. A análise SWOT será sua grande aliada para futuros planejamentos e análise de mercado.


Caso tenha dúvidas, mande uma mensagem aqui no blog que nós vamos te responder (Na verdade falar com você é o que mais gostamos de fazer 😉
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