Saiba mais sobre a logística no e-commerce

Bom preço e um ótimo produto são fatores de sucesso para uma loja virtual, mas não os únicos. A logística no e-commerce é um agente bem decisivo para a conquista desse sucesso. Isso, porque a espera pela entrega do pedido é um momento de muita expectativa. Os clientes de uma loja virtual, naturalmente, aguardam os produtos comprados com ansiedade.

Mas se engana quem acha que a logística no e-commerce se relaciona apenas à fase de entrega da mercadoria adquirida. Diversos fatores devem ser observados para gerar a melhor experiência de compra possível para o e-consumidor.

Devido à importância desse tema, selecionamos algumas informações que você precisa saber sobre logística no e-commerce. Continue a leitura e confira!

Informações essenciais sobre logística no e-commerce

Entregar os pedidos no prazo correto pode surpreender o cliente e fidelizá-lo. Já o atraso pode gerar o efeito inverso, principalmente se não houver comunicação entre a empresa e o cliente. A insatisfação gerada pode prejudicar a imagem da sua empresa, uma vez que ele poderá utilizar suas redes sociais para reclamar sobre o descumprimento do prazo.

Fique atento a algumas informações importantes sobre o sistema de logística no e-commerce.

Os prazos de entrega estão diminuindo

Os prazos de entrega estão ficando cada vez menores. Muitas lojas virtuais, inclusive, já oferecem a entrega expressa, em que, em poucas horas, o pedido chega na casa do cliente por meio de um motoboy, por exemplo.

Outras lojas estão aderindo ao serviço de crowdsourcing de entrega. Nessa modalidade, pessoas fazem a entrega de pedidos em suas horas livres, utilizando seus próprios meios de locomoção. Entretanto, esse é um serviço externo e precisa ser administrado cuidadosamente com uma boa estratégia de logística no e-commerce.

Informe o código de Rastreamento de pedidos aos clientes

Diferentemente de quem realiza uma compra em loja física, o comprador de uma loja virtual não recebe seu pedido imediatamente. Isso gera uma expectativa sobre o status da compra realizada. Por isso é importante atualizar o cliente sobre onde está seu pedido, com informações como “produto em separação”, “enviado para os correios ou transportadora” etc.

Assim que os produtos forem enviados para os correios ou transportadora, você deve informar o código de rastreio do pedido para seu cliente. Com esse código, o consumidor poderá acompanhar toda a logística de entrega, sabendo quando seu produto chegar à cidade, por exemplo.

Integre os participantes da cadeia logística

O alinhamento entre os componentes da cadeia logística do seu e-commerce é fundamental. Para que erros sejam evitados, pense maneiras de integrar os setores do e-commerce (equipe financeira, vendas, gestão, atendimento etc) com os fornecedores e as transportadoras. A transparência nos processos evita a chance de desencontro de informações.

Utilizar diferentes softwares para registrar as informações da entrega pode dificultar que os profissionais envolvidos na logística do e-commerce encontrem os dados necessários, além de aumentar as chances de erros que podem afetar a experiência dos clientes da sua loja virtual.

Pense em um sistema que reúna todas essas informações, assim, caso seja necessário, os dados sobre um pedido ou entrega serão encontrados rapidamente.

Algumas mercadorias necessitam de atenção especial

Não podemos tratar todos os produtos da mesma forma. Algumas categorias, como bebidas e alimentos, necessitam de um cuidado especial. Se não forem armazenados na temperatura ideal ou transportados corretamente, não chegarão ao cliente da forma adequada.

Nesse caso, o transporte inadequado pode danificar os produtos ou dar perda total de mercadorias, causando prejuízos à empresa e decepção para o cliente, que aguardava por suas compras.

A embalagem também faz parte da experiência de compra

Certamente você já ouviu aquela frase: a primeira impressão é a que fica. Claro que ela não é totalmente verdadeira, mas causar uma boa impressão assim que o pedido chega é um bom otimizador da experiência de compra. Ao comprar um produto em uma loja virtual, a primeira interação que o consumidor tem com sua marca é a embalagem de entrega.

Tudo bem ser econômico com a embalagem do seu e-commerce, desde que isso não afete a impressão que o cliente pode ter. No Youtube, em resposta à busca pelo termo “Unboxing”, a gente encontra mais de 46 milhões de vídeos.

A tradução desse termo de pesquisa é literal: experiência de desempacotar. Então, uma boa embalagem abre precedentes para que um comprador faça um vídeo de unboxing da sua loja virtual. Isso pode gerar audiência e reconhecimento para seu e-commerce, além de atrair mais clientes. Percebeu outra vantagem? Isso tudo sem você gastar mais nada — além da embalagem e cuidado ao preparar o pedido.

Planeje a logística reversa do e-commerce

Tendo como objetivo melhorar o relacionamento com o consumidor, foi criado o processo de logística reversa. Com ele, a troca ou devolução do pedido é facilitado. Por isso, é preciso ter um processo que funcione bem, pois está ligado diretamente à experiência de compra do usuário, caso seja necessário utilizar o serviço.

Todo esse processo deve estar disponível para o cliente por meio da Política de Frete ou de Devoluções. Assim, o cliente saberá como proceder para solicitar a logística reversa. É importante salientar que o processo de devolução pode acontecer em até sete dias após o cliente receber o produto e deve ser feito sem ônus para ele, segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Crie estratégias de logística para se adaptar às demandas

Datas comerciais como Dia das mães, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal aumentam o número de vendas e o faturamento das lojas virtuais. Aproveite esse movimento e forme estratégias para se adaptar às vendas sazonais estimuladas por essas datas. Além de pensar nos produtos em termos de relevância e quantidade, é necessário considerar o tempo de entrega para que o cliente não fique frustrado.

Use a logística como vantagem competitiva

O tempo de entrega é um dos grandes influenciadores de compra no e-commerce. Muitos possíveis clientes desistem de realizar uma compra por não querer esperar tantos dias para receber e usar o produto e acabam pagando mais caro em uma loja física.

Portanto, usar a logística de forma eficiente, equilibrando custo, tempo de entrega e qualidade pode ser uma vantagem para seu negócio. Quanto mais equilibrado esses três fatores estiverem, maior será sua vantagem diante dos concorrentes.

Viu como a logística é um item importante para o sucesso de um e-commerce? Se você tem uma loja virtual e quer crescer, busque a otimização dos processos. Fazendo isso, você abrirá novas oportunidades para sua empresa e terá mais tempo para pensar suas estratégias de marketing.

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