Não consegue vender online ou fatura pouco? Conheça os 7 erros mais comuns

Muitos donos de loja virtual e MPE`s nos reportam as dificuldades de vender online ou estão vendendo muito pouco. Isso acontece por causa de diversos fatores: inexperiência, falta de um planejamento, entre outros. Percebo que a maioria dos erros podem ser corrigidas rapidamente, se percebidas a tempo.
Neste Post listamos os sete erros mais comuns:

1 – Não tem um nicho específico de atuação

não tente vender de tudo na sua Loja Virtual

Algo muito comum para quem está iniciando uma Loja Virtual é querer vender tudo pra todo mundo. Se você está começando, o ideal é que tenha um nicho de mercado pequeno , para que você consiga atender as expectativas, prestar um atendimento com excelência e ter um diferencial competitivo (resolver o problema e realmente fazer a diferença) para um nicho específico do mercado.

O que é nicho de mercado?
É um mercado menor dentro de outro maior.
Ex.: uma loja que vende apenas roupas brancas ou roupas plus size, é um nicho no mercado de roupas.

Não sabe o que vender? Confira em nosso artigo: Qual o melhor produto para vender online

2 – Faltam Informações de Contato


Deixe seus contatos bem a mostra na sua Loja Virtual

Problema simples de ser resolvido, mas comum para muitos empreendedores online: deixam apenas um e-mail para contato. Isso é terrível e com certeza te faz perder vendas! Se o cliente quer fazer uma compra e precisa tirar uma dúvida, ele tem que enviar um e-mail e aguardar ser respondido. Advinha o que acontece? O cliente esfria ou vai buscar uma alternativa de resposta mais rápida e nunca mais volta para comprar com você.
O ideal é que você tenha um chat de atendimento online, para que o cliente possa tirar todas as dúvidas online e na hora.
Existem várias ferramentas excelentes e gratuitas disponíveis no mercado.
E não é necessário ficar o dia todo na frente do computador, muita delas já vem com aplicativo para celular.

 

3 – A estratégia de atendimento não é alinhada

Cuide muito bem do atendimento com seus clientes

E não preza em dar um atendimento diferenciado para o cliente. Muitas vezes o lojista acaba pecando por coisas pequenas, que faz com que o cliente não sinta confiança nesse primeiro contato e acabe deixando de comprar. O pós-venda também é importante! Lembre-se: vender para o mesmo cliente é mais barato do que conquistar um novo.

 

4- Não utiliza vídeos em sua loja virtual

Utilize vídeos dos seus produtos

Vídeo é um ferramenta extremamente poderosa para gerar engajamento, conversão e ajudar a convencer o cliente que existe uma pessoa por trás da loja virtual, alguém responsável para ajudar se necessário e até mesmo mostrar o produto de todos os ângulo.
Além de diminuir as trocas, pois o cliente irá vender o produto em funcionamento e saber exatamente o que vai receber.
Veja neste artigo dicas de como fazer vídeos para loja virtual.

5 – Descrições de produtos extremamente genéricas e incompletas

A descrição do produto é sua arma mais poderosa na Loja Virtual
É muito comum para o cliente entrar em várias lojas que tenham a mesma foto, o mesmo produto e a única diferença é o preço. E como você pode se diferenciar? Na hora da descrição do produto! Aí é a hora de mostrar para o cliente que você realmente entende do produto e que não é apenas mais um. Sua loja virtual entende e está muito mais preparado para ajudá-lo do que o teu concorrente.

Leia mais: Como descrever os produtos da loja virtual com excelência

6 – Não Divulga o Negócio

A propaganda é a alma do negócio Se as pessoas não sabem que você vende produtos online, jamais comprarão…Aliás, eles nem sabem que seu e-commerce existe! Uma loja virtual precisa de divulgação!

Não adianta cadastrar meia dúzia de produtos, criar uma descrição com 3 palavras (já vimos que isso é erradíssimo!) e querer que a loja virtual esteja na primeira página do Google do dia para a noite , isso não acontece. Busque parcerias para divulgar o seu e-commerce, anuncie em outros sites e nas redes sociais, separe um capital para investir em Google Adwords para gerar visitas em sua Loja Virtual.

Guia de Sucesso: Tudo o que você precisa saber para fazer vendas online

7 – O cliente não sabe (e nem tem como saber) de quem está comprando

Credibilidade é importante na hora da compra

 

Seu cliente depois que decidiu pelo produto, vai querer saber de quem ele está comprando e essas informações serão encontrada no rodapé da sua loja virtual, nas páginas institucionais e de suporte. Por isso, as páginas institucionais são de extrema importância para uma boa avaliação de um e-commerce.

Conteúdos como “Página Empresa”, “Quem Somos”, “Política de Troca e Devolução”, “Frete e Entrega”, “Termos de Uso” com o máximo de detalhes e um bom conteúdo descritivo torna sua loja virtual mais confiável.

Eaí, vamos mudar o rumo do seu negócio? Corrigir as falhas e aumentar as vendas!?

Precisa de ajuda? Um consultor Storebits pode te ajudar!

 

 

 

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