Entenda como escolher a melhor plataforma de lojas virtuais

No Brasil, o número de lojas virtuais vem crescendo anualmente. Tanto que o comércio eletrônico teve um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, segundo a E-commerce Radar 2017.

Isso nos mostra que, para saber qual a plataforma mais adequada para o seu negócio é importante acompanhar o crescimento do e-commerce no Brasil. Para quem está em busca de informações sobre esse mercado, saiba que existem diversas plataformas especializadas em ajudar o usuário a criar sua loja virtual.

Esse tipo de serviço tem a sua disposição diversos modelos de sites, e atendem todo tipo de e-commerce. Independente do segmento, desde produtos feitos à mão até industrializados, todos podem encontrar um modelo ideal de loja virtual.

Algumas dessas plataformas oferecem certos diferenciais, e vamos ver quais são e como descobrir qual a melhor para o seu tipo de negócio.
Pesquise a demanda do mercado
O primeiro passo a ser dado é saber dos produtos mais buscados antes de montar a sua loja virtual. É bom fazer uma pesquisa de mercado para entender bem como vender pela internet da maneira correta.

Por exemplo, imagine uma loja virtual na qual você venda brinquedos (carrinhos, bonecas e jogos de tabuleiro). O primeiro passo a ser dado é pensar em qual o servidor de loja virtual que mais se enquadra com o seu tipo de produto e então criar sua loja.

Deve atender às suas necessidades, em relação aos serviços oferecidos, facilidade de acesso ou até mesmo diferentes formas de pagamento. Inclusive, algumas plataformas disponibilizam formatos prontos para que o dono possa ter uma visão de como a sua loja ficará quando estiver pronta.

Depois disso, pense em otimizar o site por SEO. Já que o SEO é um conjunto de estratégias que tem como objetivo posicionar seu site nos buscadores, como por exemplo o Google, é algo importante para que sua loja seja encontrada.

No entanto, essa estratégia deve ser considerada da maneira correta, pois, por mais que quem pesquise por brinquedos sejam as crianças, quem responde ao perfil de comprador são os pais.

Por isso, o que deve ser considerado como persona (perfil de cliente ideal para a sua empresa), é um adulto que procure presentes para uma criança, e não uma criança querendo informações detalhadas sobre o tipo de brinquedo que deseja.
Escolha uma plataforma para o seu e-commerce

Entre as plataformas disponíveis para o e-commerce, cada uma possui suas características e serviços, e devem ser considerados para descobrir qual te atende melhor.

Escolher entre as mais populares ferramentas do e-commerce pode trazer diferenciais, como a disponibilização de modelos prontos. Com isso, a maior vantagem é permitir que o cliente tenha uma visão da sua loja mais rápido, agilizando o processo de finalização da loja.

Além disso, em algumas plataformas os modelos já são criados para serem responsivos. Por isso, os modelos disponíveis para o proprietário pré visualizar já são adaptados aos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Um diferencial a se considerar é a opção de pagamento por PayPal, cartões de crédito e boletos bancários sem a cobrança de taxas extras pelo serviço. Além de configurações específicas para quem pretende usar cupons de desconto, por exemplo.

Além de um bom serviço, antes de montar uma loja é importante buscar valores mais acessíveis, assim como a possibilidade de usar diversas extensões gratuitas para melhorar a experiência do usuário.
Saiba a plataforma que mais combina com o seu negócio

A pesquisa de tendências no mercado é a forma mais eficaz de se guiar para a criar a loja virtual. Para acertar, deve-se considerar a persona ideal para o seu tipo de produto e comparar com os recursos disponíveis em cada plataforma.

Existem diversas plataformas disponíveis e cada uma possui suas características e devem ser escolhidas de acordo com o que mais agradar.

Entender qual a melhor plataforma para a sua loja virtual é importante pois ela será a estrutura do seu site.

Assim como uma loja física depende de boas instalações para atrair clientes, a loja virtual também precisa ter um visual agradável e ser adequada para os diferentes usuários da internet, como os que navegam por meio de desktops (computadores de mesa), notebooks, tablets ou smartphones.

Por isso, escolher a plataforma correta pode trazer segurança para o seu negócio, e manter a administração da sua loja organizada e satisfatória, tanto para você quanto para os seus clientes.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

 

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário