4 estratégias para divulgar a loja virtual do seu pet shop

Criar e gerenciar um e-commerce de pet shop é um grande desafio. E isso não é por acaso, o constante crescimento e o aumento da concorrência tornaram esse setor ainda mais desafiador. Com isso, os lojistas sentem dificuldades em aumentar sua vendas, conversões e tráfego do site.

Para solucionar esses obstáculos é preciso investir na divulgação da sua loja virtual. Por isso, apresentamos neste post 4 estratégias sobre como divulgar a loja virtual e se destacar perante a concorrência. Não deixe de conferir!

1. Investir em Google Adwords

O Google Adwords é uma das maiores — ou a maior — plataformas de publicidade online do mundo. O ponto de destaque é o grande alcance dos anúncios do Adwords — nos últimos anos, tornou-se sinônimo de busca paga. Mas, é importante lembrar que o Bing também tem esse tipo de recurso.

De maneira geral, a ferramenta funciona como um sistema de leilão de anúncios. O que determina a posição do anúncio é o valor investido e a qualidade desse anúncio. Eles são exibidos, principalmente, nos resultados de pesquisas relacionadas às palavras-chave que os usuários utilizam nessas buscas.

Portanto, o Google Adwords é o mais indicado para os e-commerces que precisam de resultados imediatos. Isso porque com o seu grande alcance, as possibilidades de se realizar uma venda são maiores. Com o Google Adwords é possível criar anúncios com textos que podem ser direcionados para a sua loja virtual, um hotsite ou para suas páginas nas mídias sociais.

Como funciona o Adwords?

Basicamente, você cria um anúncio e dá um lance nas palavras-chave correspondentes ao anúncio. Com isso, quando alguém realiza uma busca com as palavras-chave que você escolheu, um anúncio é exibido junto aos resultados orgânicos — falaremos logo mais. Geralmente os links patrocinados são exibidos nas três primeiras posições.

Com essa ferramenta, você paga somente pelos cliques efetivos (CPC – Custo por Clique). Além do CPC, também é possível escolher o CPM (Custo por Mil) — a cada mil exibições, o pagamento é realizado.

O que são as Redes de Pesquisas e Redes de Display?

O valor do lance é um dos fatores para determinar o rankeamento, mas a qualidade e relevância do seu conteúdo têm um peso maior na exibição do anúncio. Uma das maneiras de exibir os anúncios é junto com os resultados das pesquisas — esse modelo é chamado de Rede de Pesquisas.

Por outro lado, os anúncios também podem ser exibidos em sites, portais e no YouTube, por exemplo. Esse modelo de anúncio é conhecido como Rede de Display. Além do formato de texto, os anúncios de Rede de Display podem ser mais visuais, ou seja, ter imagens gráficas ou ser exibidos em formato de vídeo.

2. Otimizar o SEO

Você se lembra que citamos que os anúncios do Adwords são exibidos junto com os resultados orgânicos no buscador? Então, explicaremos agora como essa estratégia também ajuda a divulgar sua loja virtual.

O SEO é a sigla do termo em inglês Search Engine Optimization — ou em português, otimização para mecanismos de busca. Inicialmente, a otimização do SEO era essencialmente pensada nos robôs do Google. Isso porque eles são responsáveis por procurar e escolher o melhor conteúdo exibido para a palavra-chave pesquisada.

Com a evolução desse mecanismo, os robôs começaram a escolher os melhores resultados com base em fatores de rankeamento. Ou seja, não é tão simples rankear bem nas primeiras páginas dos buscadores — no Google principalmente.

A atualização constante dos algoritmos fez com que os resultados exibidos buscassem atender às expectativas dos usuários, além de oferecer a melhor experiência para eles. Com isso, conteúdos ruins ou que tentam enganar os usuários são devidamente penalizados, não tendo relevância nos resultados.

E hoje em dia se tornou palavra de ordem quando o assunto é otimização do SEO: focar seu conteúdo no usuário e não somente nos robôs. Por isso, criar conteúdos de qualidade, aliados a um layout agradável e uma navegação eficiente, são alguns tópicos que precisam de uma atenção maior.

3. Produzir conteúdo de qualidade

Você provavelmente deve ter notado que falamos muito sobre a qualidade que o conteúdo oferecido para os usuários deve ter, correto? Isso não é à toa! Hoje em dia, o conteúdo se tornou rei e, com isso, ele deve ser produzido com atenção. É perceptível que as propagandas exibidas na televisão, por exemplo, não têm sido tão eficientes com eram antes da popularização da internet no mundo.

Isso acontece porque atualmente os usuários não querem apenas receber a mensagem, mas também fazer parte da mensagem e, de um certo ponto, contribuir com ela. Um dos motivos da popularização das redes sociais é que os consumidores querem ter a sensação de que estão contribuindo de alguma forma. Por isso, a produção de conteúdo tem sido tão amplamente utilizada pelas lojas virtuais.

No tópico anterior, falamos sobre o SEO e como ele pode ajudar na divulgar o seu e-commerce. Ao contrário do Google Adwords, tanto a produção de conteúdo quanto a otimização do SEO — que estão diretamente ligadas — são estratégias de longo prazo. Portanto, ter sucesso nos resultados com essas estratégias requer paciência e muito trabalho.

Isso porque, com base em suas pesquisas de palavras-chave, é possível identificar as dúvidas mais comuns dos seus usuários e, com o conteúdo de qualidade, oferecer soluções ou indicar caminhos para que o consumidor consiga saná-las.

4. Utilizar as redes sociais

E as redes sociais, onde se encaixam na estratégia de como divulgar minha loja virtual? De uma maneira simples: por meio da combinação dos fatores de interação e da criação de conteúdo de qualidade. O conteúdo é rei hoje em dia, correto? Com ele, seu e-commerce consegue alcançar quem de fato quer ouvir e também conversar com essa audiência.

Como dito, antigamente a mensagem era uma via única, onde os anunciantes transmitiam suas mensagens, e só. Atualmente, a mensagem é uma via de mão dupla e, além de ser transmitida, ela também é discutida e tem influência direta do consumidor. E como isso é possível? As redes sociais têm tido papel fundamental nessa estratégia, pois as pessoas estão utilizando-as para expor suas opiniões, desejos e necessidades.

Esperamos que este guia tenha ajudado na busca pela resposta sobre como divulgar a loja virtual e ter resultados reais. É importante ressaltar que o conteúdo de qualidade deve ser direcionado para o consumidor, e não apenas aos mecanismos de busca, como vemos por aí!

Se você gostou do nosso artigo e quer aprimorar o seu conhecimento, confira mais um de nossos posts e saiba como abrir um pet shop virtual de sucesso!

 

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