Dia dos Pais, seu e-commerce está preparado?

Ao criar uma loja virtual é importante estar atento as datas comemorativas, e ter sua loja virtual sempre pronta para tais ocasiões. Estamos em agosto, mês do Dia dos Pais, e essa data é considerada uma das datas que mais movimentam a economia dos e-commerces no ano.

Em 2017 foram movimentados mais de 1,93 bilhões de reais no período das comemorações, e os itens mais vendidos foram os smartphones, TVs, sapatos, relógios e vinhos.

Um crescimento de 10% em relação a 2016 e para 2018 as expectativas são ainda maiores.

Pensamos nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a aproveitar o aumento dessa proporção, que ganha um destaque maior nos primeiros dias do mês.

 

 

  1. Turbine suas redes sociais

 

Criar uma loja virtual dentro das suas redes sociais é uma das maiores tendências do momento. Ainda que o Facebook e o Instagram não tenham ferramentas que permitam finalizar uma compra diretamente pelas plataformas, nelas você pode gerenciar todo do processo de compra do seu consumidor, estreitar o relacionamento, e direciona-lo para a sua loja ao fim, para realizar o pagamento.

Com isso, é muito importante que você turbine sua rede social com conteúdos atrativos e interativos. Banners animados, gifs, carrossel de fotos, todo conteúdo visual é valido, planeje de o dia dos pais de acordo com a sua persona. E lembre-se: não foque nos pais, o foco devem ser as pessoas que tem o intuito de presenteá-lo, como esposas, filhos, netos, e etc.

As estratégias pagas também são validas. O Facebook ADS e o Instagram ADS são fortemente eficientes devido a segmentação por gênero, idade, região e etc que se é permitido realizar, estude seus objetivos e invista seus recursos de forma inteligente, de acordo com as necessidades da sua loja e obterá retornos consideráveis.

 

  1. Aposte na divulgação

Nessa fase, a divulgação é crucial. As redes sociais como já falamos acima é responsável por boa parcela da propaganda da sua loja, mas existem duas técnicas que bastante eficientes que também são capazes de te ajudar:

 

  • E-mail-Marketing

O e-mail marketing é indispensável na divulgação de conteúdo personalizado.

Prepare promoções segmentadas para o seu público, crie cupons de desconto, e não se esqueça, como já alertamos, o dia é dos pais o foco das suas promoções não devem ser eles, e sim os filhos, netos e esposas que querem presenteá-los.

Utilize títulos que cativem o consumidor, que desperte nele a necessidade de retribuir o carinho que recebem, e que priorize o amor não apenas o presente em si neste dia dos pais.

Escolha produtos que serão o seu “carro-chefe”, e trabalhe em cima deles, muitos produtos deixarão seu consumidor confuso e isso o impedirá de completar a jornada de compra.

 

  • Remarketing

Sabemos que mais fácil, e barato, do que conquistar novos clientes é manter os que você já tem. Então, que tal trabalhar para trazer de volta aqueles clientes que já demonstraram algum interesse nos seus produtos/marca/loja/serviços?

O conceito de remarketing é basicamente esse, uma estratégia que trabalha para que os seus clientes potenciais continuem lembrando de você. Os produtos que ele visualizou durante a jornada de compra que ele efetuou dentro do seu site e não completou, continua aparecendo para ele em outros sites, redes sociais e afins.

Ele funciona de maneira simples, todo e-commerce que exerce a estratégia de remarketing, ao ser acessado marca o usuário/cliente com um cookie (que registra as paginas visitas, logins e senhas IP`s e etc), que identifica o que eles visualizaram dentro da sua loja virtual, com isso você consegue direcionar a ele uma campanha especifica que supra os motivos que o fizeram não realizar a compra durante a visita.

O objetivo dessa estratégia é ampliar o numero de conversões da sua loja virtual, e quanto mais o usuário visualiza sua loja, maiores vantagens você adquiri como: ter a chance de trabalhar o convencimento para com o seu usuário, aumentar o reconhecimento e a credibilidade da sua marca (quanto mais você é visto, mais você é reconhecido), segmentar a estratégia de marketing para os clientes potenciais, e etc.

Existem algumas ferramentas disponíveis no mercado para que você aplique a estratégia na sua loja virtual:

 

Google Adwords:

Ele disponibiliza duas maneiras de execução, a rede display e a rede de pesquisas.

Optando pela display seus anúncios serão exibidos em todos os sites parceiros que o seu usuário acessar após a visita.

Escolhendo a de pesquisas, seus anúncios serão exibidos apenas quando seu usuário pesquisar algo parecido com o seu produto/serviço no Google.

Separamos esse artigo para te ajudar no passo a passo: Google Adwords

 

Facebook Ads – (AdRoll e Perfect Audience)

Você pode criar uma estratégia de remarketing diretamente no Facebook pelo Facebook Ads, que é a ferramentas de anúncios pagos do Facebook.

Você consegue ainda utilizar o AdRoll que é um parceiro do Facebook e te permite uma maior segmentação na hora de anunciar ou o Perfect audience, que é o te indicamos caso você tenha poucos recursos para investir, ele é perfeito para pequenos negócios e para quem está iniciando no mercado.

 

Chango

O chango possui um custo alto, entretanto é especializado em remarketing de pesquisa, onde você consegue criar anúncios em todos os sites de pesquisas: Bing, Yahoo e Google, e o mais legal é que não precisa que os usuários necessariamente acessem o seu site.

 

Re Targeter

Se você o comprar com as outras ferramentas verá que ele necessita de um pouco mais de recursos do que os outros, mas em troca ele te oferece o auxilio do account manager, que independe do valor que você investir.

 

  1. Logística

Um planejamento logístico ruim pode destruir a reputação da sua loja virtual, principalmente em datas comemorativas, como o Dia dos Pais. É necessário que você se atente a demanda de pedidos recebidos para que os despache o mais rápido possível.

Este artigo pode te ajudar a organizar a logística da sua loja virtual: Logística no E-commerce

 

  1. Atente-se também a:

  • Velocidade do site
  • Servidor
  • Infraestrutura

A sua plataforma precisa estar pronta para aguentar a demanda de acessos que aumentam no período. Os primeiros 3 segundos dentro da sua plataforma serão cruciais para o seu sucesso. Páginas lentas, sem versão mobile, confusas e etc perdem espaço e posição na corrida em direção ao sucesso não apenas para a “temporada” do dia dos pais, mas em todas as datas sazonais.

 

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário