Do Puxadinho ao Sucesso: Conheça a história da Netshoes

NetShoes Loja Virtual – Tudo começou em um puxadinho!

A Loja Netshoes  nasceu em 2.000 e era  improvisada dentro de um estacionamento vizinho à faculdade na cidade de São Paulo, que vendia tênis e sapatos femininos à preços convidativos.

Hoje é o maior e-commerce de esporte do Brasil, com 30 a 40 mil pedidos por dia. Mas nem sempre foi assim: “A loja ficou no ar e não vendia nada. Isso podia dar uma desanimada, mas no terceiro mês conseguimos vender o primeiro par. No quarto mês vendemos dois. Crescemos 100% de um mês para outro (risos). E aí começamos a animar”, conta Marcio Kumruian, fundador da Netshoes .

No início, os produtos eram levados para os Correios aos poucos, com uma moto. “De repente estávamos levando os calçados em um Fiorino (veículo utilitário da Fiat). Percebemos que ali tinha um caminho. Enquanto a loja física crescia por volta de 7% a 10% ao ano, o online crescia 100%, 200%, principalmente no começo”, lembra Marcio Kumruian.

Em 2007 decidiram fechar todas as sete lojas físicas, um decisão polêmica na época: “Imagina chegar em casa no almoço de domingo e contar para a família que você vai fechar as lojas. E explicar para o pessoal mais velho que você vai vender online. Em 2007 eu era o cara quebrado para eles. Mas eles não sabiam que a gente estava construindo um outro modelo de negócio com foco onde achava que podia crescer. Desde que fechei as lojas, meu padrinho, que tem 86 anos, pergunta o que eu faço”, declarou Kumruian em 2013 ao site Glamurama, em rara entrevista concedida a um veículo de imprensa.

Qual o diferencial da Netshoes?

 

 

Segundo Kumruian, neste momento de crise, olhando pela visão do consumidor, vemos que houve redução no poder de compra: “O cliente precisa gastar e investir melhor o tempo e o dinheiro. Com isso, entendo que a internet como ferramenta de pesquisa é o melhor aliado”.  O online leva vantagem sobre o off-line. Por exemplo, fazer uma pesquisa em 30 ou 40 lojas andando, indo de shopping em shopping, de rua em rua, toma muito mais tempo do que acessar um computador ou celular e encontrar o que está procurando, além de evitar gastos de gasolina e estacionamento, por exemplo”.

 

 

Conhecer bem o público alvo, planejamento, ter uma boa estratégia para a logística, resolver rapidamente os problemas com clientes, entender do seu negócio e ter uma versão mobile  são essenciais para o sucesso de um e-commerce.

 

 

Sete lições da história da Netshoes

 

 

1- Planejamento é o ponto chave

Os sócios Marcio Kumruian e Hagop Chabab passassem horas do dia planejando e discutindo as melhores estratégias para encontrar a melhor equação que fizesse girar o estoque.

 

2- Se cair, levante (Acredite na sua Ideia!)

O tombo de maior impacto ocorreu quando a marca decidiu inaugurar a sua segunda loja física num grande shopping center de São Paulo, em decisão mais emocional do que racional, num impulso despertado pela oportunidade apresentada. A loja fechou depois de seis meses, mas serviu como aprendizado para a compreensão de que o ímpeto visionário, muitas vezes, precisa ser equilibrado por uma visão mais holística dos processos na hora de tomar decisões.

 

3- Muita atenção às tendências

No Brasil do início do século 21, competir com grandes redes calçadistas de lojas físicas, com grade de produtos muito mais ampla, era um desafio difícil de mensurar. Nesse cenário, a internet era a que melhor se apresentava como alternativa para começar a competir com os grandes do setor. A Netshoes pagou para ver e se deu muito bem.

 

4- Variar não é tão ruim

No início a Netshoes focava apenas em venda de calçados, o que não deu certo. Só depois, com a implementação de diversos outros artigos esportivos, é que a Netshoes começou a ganhar a cara da empresa que conhecemos hoje. Não estamos, com isso, dizendo que você deve passar a vender “tudo para todos”. Porém, se as vendas andam mal, vale a pena investigar se o problema não está na variedade de produtos.

 

5- Resolva rápido os problemas do seu cliente

Além de responder a todas as dúvidas de maneira ágil e eficiente, a Netshoes tenta sempre resolver o problema do cliente logo no primeiro contato. Se você faz o consumidor ligar para outro número ou aguardar um retorno por e-mail, pode ser que a situação se arraste por longos dias, minando sua energia de forma totalmente desnecessária. Apareceu um problema? Faça de tudo para resolvê-lo e encerre a questão o mais rápido possível.

 

6 – Conheça a fundo seu cliente

A última das grandes lições da Netshoes tem relação com o conhecimento total da sua persona. Sendo uma das pioneiras dos sistemas de personalização de dados no ecommerce, a Netshoes sempre buscou entender a fundo quem são os seus clientes e o que eles estão querendo comprar.

Em 2016, a Netshoes reportou R$ 1,74 bilhão em vendas – um crescimento de 15,5%, em relação a 2015, emprega mais de 2 mil colaboradores e é considerada o maior e-commerce do mundo no segmento esportivo.

Com tantas lições interessantes, espero que você tenha se inspirado para iniciar a sua historia rumo ao sucesso!
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