Criar uma loja virtual de Produtos Naturais?

criar uma loja virtual pode ser simples de verdade, e é importante que você saiba que existem diversos meios capazes de realizar o seu desejo de colocar um e-commerce pra funcionar.

Antes de tudo você precisa saber com qual mercado quer trabalhar, e se era no de produtos naturais que você estava pensando, está no lugar certo. Mas antes mesmo de saber como criar uma loja virtual de produtos naturais é necessário entender como este mercado funciona, as legislações que o abrange e tudo mais que existe por trás dessa nova tendência alimentar.

Para te ajudar nisso, separamos algumas informações que você não pode deixar de saber para criar uma loja virtual de sucesso.

 

Planejamento

Para criar uma loja virtual o passo a passo é simples de verdade, e é igual para qualquer ramo.

O primeiro passo é construir um plano de negócios, descrever em detalhes toda as etapas que você precisará cumprir para desenvolver sua loja com excelência.

No plano é possível detalhar o valor total do seu investimento, quanto e como precisará destinar seus recursos, qual publico alvo deseja atingir o que deseja oferecer a ele e como. Aproveite para visualizar qual imagem gostaria que sua loja tivesse.

Descreva seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos, analise os benefícios que eles oferecem aos seus clientes e se atente aonde eles podem estar pecando, isso te dará uma visão de como fazer melhor e também do que não fazer.

Nele você também poderá elaborar sua estratégia e tática de marketing, organizando todo o cronograma de ações.

 

Plataforma

A escolha da sua plataforma virtual é um dos fatores principais que farão com que seu e-commerce seja um sucesso ou não e fazer isso é um grande desafio.

Existem diversas empresas no mercado, capazes de te oferecer este serviço, pesquise e escolha a que mais combine com o seu segmento.

Sugerimos que ela seja dinâmica, simples e eficaz, não se esqueça da versão mobile, grande parte das pessoas realizam suas compras por diversos tipos de dispositivos, tenha um layout legível e atrativo, isso fará toda diferença na hora do seu cliente realizar uma compra.

 

O Mercado

Estudar o mercado é imprescindível. É importante que você saiba “onde está se metendo” para assim saber o que quer oferecer a sua persona. Os alimentos saudáveis viraram a moda da atualidade e com isso é possível você “nichificar” bastante.

Recomendamos para quem está no inicio que não queira atender todo mundo, escolha um nicho especifico como os de dietas veganas, intolerantes a lactose ou mesmo os vegetarianos, isso te permitirá trabalhar com maior dedicação ao seu publico. Com o mercado em crescimento, com o tempo você poderá diversificar seus produtos e começar a atender uma fatia maior de consumidores.

 

A legislação

A legislação a qual você precisará se adequar e cumprir é absolutamente igual a aplicada as outras lojas de produtos alimentícios.

No site da ANVISA é possível visualizar todas as normas que você precisará cumprir, como regras de armazenamento e etc. Esteja atento as mudanças.

 

Produtos

É comum você se perguntar o quais produtos colocar a venda ao criar sua loja virtual de produtos naturais. Isso está diretamente ligado ao público alvo que você deseja alcançar e a imagem do seu e-commerce.

O ideal é você começar com produtos fáceis de armazenar, como os secos, grãos, farelos e suplementos, pois estes dependem de um investimento não muito grande no quesito equipamentos necessários para armazenamento e estocagem.

Alguns exemplos são:

  • Grãos variados
  • Farinhas integrais
  • Temperos sem aditivos químicos
  • Cereais
  • Doces zero açúcar
  • Produtos com zero teor de gordura trans
  • Sucos naturais
  • Orgânicos

 

Fornecedores

Para você encontrar bons fornecedores para a sua loja virtual é necessário realizar muita pesquisa. No mercado de produtos naturais o melhor preço é importante, mas a qualidade da sua mercadoria é ainda mais.

Sugerimos que você pesquise e escolha uma marca conhecida pelos consumidores, isso te dará no inicio uma maior credibilidade e passará confiança aos seus futuros clientes.

Tente conhece-los pessoalmente e estreite um relacionamento, isso fará com que eles estejam sempre acessíveis quando você precisar.

 

Atendimento ao Cliente

Ao criar uma loja virtual é importante que você tenha um bom relacionamento com o cliente, ele é quem te dará os melhores caminhos para seguir em direção a um e-commerce campeão de vendas.

Seja pessoal, chame o cliente pelo nome, permita que ele saiba o seu, e entenda que por trás daquele site existe uma pessoa que está realmente preocupada em atender e suprir suas necessidades.

 

Separamos algumas dicas para você ter um atendimento de cliente eficaz:

 

  • Suporte: ofereça ao seu cliente um suporte que abranja o antes, durante e depois da compra. Esteja disponível para sanar suas dúvidas e ajuda-lo quando necessário.

 

  • Telefone: Ter um uma linha telefônica disponível passará segurança ao seu consumidor.

 

  • Chat: Ative o chat da sua loja virtual, dar ao seu cliente a opção de entrar em contato com você em tempo real aumentará a credibilidade da sua loja.

 

  • E-mail: Busque responder todos os e-mails, mesmo que seja para dizer ao seu cliente que não tem como ajuda-lo, mostre a ele que qualquer dúvida é importante e que você faz questão de entrar em contato com ele.

 

Marketing

Você deve tratar o marketing como seu melhor amigo, pois acredite, ele é quem traçará a sua rota de existência no mercado competitivo de produtos naturais.

Existem diversas estratégias de marketing capazes de te ajudar a colocar no mercado um produto com preços competitivos e condições atrações atrativas para o seu público-alvo.

As redes sociais são atualmente o melhor ambiente de marketing para se trabalhar, permitindo que você mantenha não apenas a divulgação de conteúdos e realize promoções a respeito dos seus produtos, mas também que você mantenha um bom relacionamento com seus clientes, tendo a chance de alcançar consumidores além do seu público-alvo. O Facebook e o Instagram se tornaram grandes parceiros das lojas online, por isso, busque manter suas redes sempre atualizadas.

Outra estratégia bastante eficaz é o Facebook ADS, o sistema de anuncio da rede social mais utilizada no mundo, ele te permite segmentar o público que irá receber seu anuncio, permitindo que você o direcione ao seu público especifico.

Você pode utilizar também o google Adwords, ele funciona mostrando anúncios da sua empresa para pessoas que estão pesquisando com palavras diretamente relacionadas com os seus produtos. Nessa ferramenta, você precisa trabalhar utilizando as palavras mais diretas possíveis, e com os seus melhores produtos, pois ela é cobrada por clique e não costuma ser barato.

Por fim, uma estratégia que pode te trazer um bom retorno são os e-mails marketing. Dispare e-mails para os clientes mantendo-os informados das novidades, benefícios e promoções existentes na sua loja.

Criar uma loja virtual de sucesso pode ser simples de verdade, basta que você se dedique e trabalhe bastante, organize seu tempo e se achar necessário peça ajuda, nós estamos sempre aqui para te ajudar.

 

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