Conheça os 5 benefícios do marketing digital para as empresas

Você precisa atrair mais clientes? Esse é apenas um dos vários benefícios do marketing digital para o seu negócio. 

De acordo com o Social Trends 2017, as maiores vantagens para as instituições são:

Cada um desses pontos mostram como as estratégias on-line são importantes para que sua empresa consiga bons resultados e atraia mais clientes. E você sabe quais são os maiores benefícios para seu negócio? Ressaltamos 5 pontos que ajudarão a sua organização a mudar de patamar. 

Pronto? Boa leitura!

1. Mensuração de resultados

Um dos grandes trunfos do marketing digital está na possibilidade de mensuração de resultados. Enquanto na maioria das estratégias tradicionais você precisa esperar o fim da veiculação para saber qual foi o retorno obtido (ROI), com os canais digitais, isso é diferente.

Com o marketing digital, você pode acompanhar, em tempo real, o desempenho de todas as suas campanhas, entendendo quais são os pontos positivos e negativos, além de verificar qual é ROI.

Com isso, é possível modificar o investimento efetuado, aumentando os recursos para os canais que geraram maior lucro e diminuindo aqueles em que o resultado não agrada a instituição. Ainda de acordo com o Social Trends 2017, quase 25% das empresas não mensuram seus resultados. Tal fato prejudica a campanha, já que essas instituições terão poucas informações para otimizá-la, o que as levarão a fazer as modificações que acreditam ser acertadas, mas sem embasamento técnico.

O grande problema disso é perder a possibilidade de realmente entender o que seu cliente deseja. Embora os empresários realmente saibam do seu público, diversas vezes as opiniões não são mais do que mero achismo. Dessa forma, além de não obter os melhores resultados, sua empresa perde em conhecimento do cliente e terá dificuldades em segmentar seu público.

2. Segmentação do público

Nem sempre é fácil segmentar quem verá suas ações de publicidade em rádio, jornais e revistas. Ainda que você tente escolher as seções que mais agradam seus usuários, é difícil determinar com precisão qual será o público atingido.

Com o marketing digital, porém, a situação muda. Você pode determinar o perfil das pessoas que terão acesso aos seus anúncios e publicações. Algumas das segmentações possíveis são:

  • localização;
  • sexo e idade;
  • interesses;
  • renda familiar;
  • dispositivo utilizado;
  • cargo ou função.

Todos os pontos acima são úteis para que você determine o perfil desejado e atinja apenas quem deseja. Ao investir em links patrocinados, como Google AdWords e Facebook Ads, você poderá otimizar seus resultados, uma vez que atingirá mais facilmente o seu público-alvo. Além disso, é possível personalizar seus anúncios para atingir cada pessoa que pode adquirir seus serviços.

Por exemplo: se seu cliente ideal utiliza tanto o iOS quanto o Android, você consegue criar dois anúncios diferentes para convidá-los a comprar itens que são utilizados em seus respectivos produtos. Sendo assim, as pessoas estarão mais propícias a comprar em sua loja. Para aumentar, porém, substancialmente suas vendas, é necessário otimizar sua presença on-line.

3. Otimização da presença on-line

O Brasil é um dos países mais conectados do mundo. Isso significa que milhões de pessoas podem ver suas postagens e anúncios. Além disso, caso você não melhore ou crie sua imagem na internet, outra empresa ocupará o espaço deixado por você. 

É por isso que, a cada dia, é mais difícil conquistar o mercado on-line, pois, quanto mais tempo uma marca demora para se conectar à internet, mais inchados estarão os meios digitais. Sendo assim, quanto antes você agir, mais fácil será trabalhar sua imagem e garantir resultados de marketing. 

Para que isso aconteça, você deve descobrir em quais ambientes seu cliente mais gosta de estar e interagir na internet, além de entender qual é a linguagem mais apropriada. Dessa forma, você terá todos os dados necessários para criar um bom relacionamento entre o seu negócio e o cliente.

4. Criação de bom relacionamento entre empresa e cliente

Seus clientes desejam atendimento rápido, simples e eficaz. Esperam, ainda, que isso tudo aconteça sem que eles tenham que ligar para a empresa. Como estão sempre conectados às redes sociais, desejam fazer todos seus contatos diretamente por elas. Sendo assim, não agir nos canais on-line dificulta seu relacionamento com seus consumidores.

E isso não é tudo. A internet é uma boa forma de descobrir quais são os problemas e as qualidades dos seus serviços e produtos. A partir do feedback dos internautas, você poderá aprimorar a qualidade do que é oferecido.

Além disso, ter contato direto com os consumidores é importante para a fidelização dos clientes. Quando algum internauta ressaltar problemas de qualidade em algo oferecido pela sua marca, você terá a grande chance de convencê-lo a continuar consumindo seus produtos e ter uma nova visão.

Veja, agora, outras formas para fidelizar clientes com o marketing digital.

5. Fidelização crescente de clientes

A melhor forma de convencer os consumidores a continuar comprando no seu negócio é criar um relacionamento com o consumidor que seja de duas vias. Em vez de o seu cliente procurá-lo sempre que necessita de algo (relação tradicional entre empresa e consumidor), sua marca pode procurá-lo para ajudá-lo naquilo que ele mais precisa.

Quando sua clientela percebe que não foi esquecida e que recebe benefícios por manter essa relação, ela estará ainda mais satisfeita e propensa a fazer mais compras. Instituições que não se importam em fidelizar seu consumidor não valorizam o investimento realizado para atraí-lo no início da jornada do consumidor.

Por fim, continuar investindo nos consumidores, além de fidelizá-los, aumenta a chance de que eles se tornem propagadores da marca, recomendando sua empresa aos seus amigos e familiares.

Após ver tantos benefícios, o que você está esperando para criar seu planejamento estratégico de marketing? Para isso, compreenda quais são as necessidades do seu público-alvo, bem como seus principais medos e dúvidas. 

A partir da sua estratégia, você entenderá quanto deve investir, em quais mídias e qual a expectativa de retorno ao investimento efetuado (ROI) e saberá exatamente o que fazer em cada etapa.

Você quer saber como colocar os benefícios do marketing digital em prática? Então curta agora mesmo nossa página no Facebook e receba, em primeira mão, materiais e dicas para ajudá-lo a atrair mais clientes.

 

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