Como vender roupas pela internet

Para você que quer saber como vender roupas pela internet, temos boas notícias para lhe dar: esta é uma ótima forma de investimento – e sim, é possível ter sucesso.

Afinal, como já sabemos, a internet é um “lugar” onde as pessoas encontraram formas diferentes de ganhar dinheiro. Mas a mais popular delas, com certeza é através de lojas virtuais.

Os e-commerces, com o passar dos anos ganharam popularidade e estão entre as formas de investimento mais procuradas pelos brasileiros. E, por falar nisso, por que não vender roupas?

Por isso, se você quer saber mais sobre como vender roupas pela internet, continue a ler este artigo. Nele vamos dar algumas dicas de como você pode fazer isso, além de mostrar algumas vantagens e benefícios. Vamos nessa?

 

 

Foque em um nicho de mercado

Apesar de ser um mercado de grande procura e aceitação por parte do público, é preciso focar em um tipo específico de produto.

Não dá para vender roupas querendo atingir todos os públicos – o resultado disso é só conseguir vender para poucas pessoas ou, pior ainda, para ninguém.

Isso porque, não dá para focar em estratégias de vendas tão abrangentes. Por foque em um nicho de mercado específico. Imagine, por exemplo, especializar-se em venda de produtos para mulheres grávidas ou para bebês recém-nascidos. A concorrência é bem menor e você pode elaborar campanhas de marketing mais específicas e que atinjam as pessoas certas.

Não adianta querer começar como as grande magazines online, que vendem de tudo, você precisa se diferenciar para que o público veja vantagem em comprar com você, e a alternativa mais eficaz é chamar a atenção de uma parcela do público, focando em um nicho.

 

Fotos, Medidas e opções de cor

Fotos de qualidade tiradas em modelos são essenciais neste mercado, primeiro que o cliente não pode experimentar e em uma modelo ele terá uma ideia do caimento da roupa. Segundo, porque em uma modelo, por ser algo mais real, suscita a vontade de comprar.

Tirar fotos dos detalhes  da roupa é sempre uma boa estratégia para destacar diferenciais, como bordados ou mesmo as estampas. É uma maneira também de não surpreender o seu cliente – de um jeito ruim.

Se você optar pela compra de roupas importadas (o que é muito comum) é preciso ter atenção às medidas para evitar arrependimentos – e prejuízos.

Assim como é preciso atentar-se também na hora de descrever o seu produto. Detalhes como cor, técnicas de pintura ou de costura se forem diferenciais devem estar descritos.

Outro detalhe importante é ter uma tabela de medidas, assim o cliente não terá dúvidas se a roupa cabe nele ou não, evitando assim trocas.

Como Vender Roupas Na Internet: Passo a Passo

1 – Faça um Planejamento

O primeiro passo para montar qualquer negócio que seja duradouro e lucrativo é planejar.
a) Quem será o seu público alvo;
b) Quem são os concorrentes mais fortes, quais os pontos fortes e os pontos fracos;
Temos um artigo que fala sobre como analisar os concorrentes: Conheça a Análise SWOT
c) Qual o valor que você vai investir;
d) Quem serão os fornecedores;
e) Como as mercadorias serão enviadas;
f) Quantas horas você vai se dedicar;
g) Qual será a estratégia para divulgar a sua empresa.

Coloque no papel todos os detalhes que você acredita ser importante na hora de montar o seu negócio online.

 

2 -Escolha uma plataforma de loja virtual

O primeiro passo para vender roupas pela internet é escolher uma plataforma de loja virtual, que vai funcionar tanto para expor as suas roupas  como para você receber pagamentos, ter um histórico de compra do cliente, ter os dados do cliente para entrar em contato em caso de necessidade e para envio de promoções.

Tem um post bem legal, que fala os pontos importantes na hora de escolher uma plataforma de loja virtual:Tudo para Saber Escolher Uma Plataforma de Lojas Virtual

3- Defina as Formas de Pagamento

A maneira mais rápida e segura para começar a vender roupas pela internet é ter um  intermediador de pagamento. Como por exemplo, o PagSeguro ou o PayPal.

A grande vantagem deste tipo de serviço é já tem diversas formas de pagamento disponíveis como cartão de crédito, débito ou boleto. Além de abarcar uma grande quantidade de bandeiras e bancos.

É importante que o seu cliente se sinta abrangido por essas formas de pagamento e que o acesso até a inclusão de seus dados seja feita de forma segura.

Além disso, é importante destacar que algumas dessas intermediadoras também assumem algumas complicações provindas de insatisfação dos seus clientes.

O que facilitará e muito a sua vida.

 

4 – Tenha fotos de qualidade

 

Costumo dizer que em uma loja virtual nós vendemos uma foto e entregamos um produto.

Já falamos um pouco acima a importância das fotos…Mas nunca é demais reforçar!

Tire foto de todos os detalhes da roupa, de preferência em uma modelo para que o cliente veja o caimento. Já vi lojas reclamando que não vendiam nada, e quando fomos analisar, as fotos das roupas eram péssimas, algumas inclusive, de roupas esticadas no chão. Não faça isso! Além do cliente não conseguir ver os detalhes, ele não consegue analisar o caimento e nunca mais volta em sua loja virtual.

 

5 – Faça um Descrição Detalhada dos Produtos

Além de fotos de qualidade, é necessário descrever a peça.. Se é de algodão ou poliéster, além da descrição técnica, mostrando todos os atributos da peça.
Mexa com a imaginação do cliente: Lindo para festa! Ideal para os dias mais quentes… Com cuidado, para não prometer o que a roupa não oferece, ok?

A descrição ideal é feita da seguinte forma:

1- Uma motivação de “vendedora” : As pessoas compram os produtos por motivos emocionais (mas gostam de racionalizar), por isso ponha primeiro a mensagem mais emocional. Mencione os Benefícios e as vantagens: qual o diferencial da peça? Quais são os benefícios?
2- A descrição física do produto: Por exemplo, Blusa Branca, maga cumprida, decote em V.
3 – A informação Técnica: 100% algodão

Como fazer uma excelente descrição para os produtos

 

5 – Divulgue a sua loja virtual

Sem divulgação, sua loja virtual não vai vender… Pois sem divulgação, a sua loja virtual não receberá visitantes, e sem visitantes não há vendas.

Existem várias maneiras de divulgar o seu produto. Pode se utilizar marketplaces  como o Olx ou mesmo o Mercado Livre, que são ótimos para a venda de roupas.

E as redes sociais , que tem um grande potencial. Elas são o grande destaque na hora de angariar novos clientes, assim como são essenciais para a divulgação das suas peças e para criar relacionamento com o consumidor. Crie uma fanpage no Facebook e um Instagram para sua loja virtual. Aliás, o Instagram tem um grande potencial para venda de roupas. Você sabia que quase 80% dos consumidores  que compram online já fizeram uma compra baseada no que viram no Instagram? Pois é!  Capriche nas fotos, interaja com os seus seguidores e não esqueça de colocar o link da sua loja virtual na bio.

Como vender produtos no Mercado Livre
Como Vender pelo Instagram
Como Anunciar no Facebook

Divulgação é a essencial para sua loja virtual dar certo.

 

Último ponto importante: Tenha Atenção à qualidade da roupa

De nada adianta ter preços maravilhosos, se a qualidade da roupa for péssima! Além do cliente não comprar nunca mais em sua loja virtual, é possível que faça um marketing negativo, e nós não queremos isso! O desafio nesta etapa é conseguir bons fornecedores com bom preço.

E, agora, que você já sabe como vender roupas pela internet, que tal começar hoje mesmo? Crie a sua loja virtual com a Storebits! Você terá a disposição uma ferramenta completa, já integrada com o Correios, Pagseguro, Paypal e muito mais…Em 5 passos você cria uma loja virtual e já pode iniciar as vendas!

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário