Como vender pelo Instagram

O Instagram é uma rede social com crescimento exponencial, são mais de 100 milhões de pots por dia e mais de 250 milhões de usuários, 48,8 % das marcas utilizam o Instagram em suas estratégias de marketing .O Brasil está em segundo lugar em relação ao número de usuários desta rede social.

Então, por que não usar o Instagram para promover o seu negócio? É uma rede de fácil manipulação, acesso e com uma incrível capacidade de atrair e conquistar clientes.

Se você também deseja fazer parte desta comunidade para divulgar o seu negócio, mas tem dúvidas do que fazer e como fazer, nós vamos lhe ajudar. Saiba neste artigo a melhor maneira de anunciar no Instagram e o cuidado que você deve ter em relação às postagens do seu produto.

 

Por que divulgar o seu negócio no Instagram

O Instagram é uma rede social bastante popular e o número de usuários desta rede está crescendo cada vez mais, junto com o Facebook é uma das redes que mais promove interação entre empresa e cliente.

Este é apenas um dos motivos pelos quais você deve anunciar no Instagram para gerar tráfego e conquistar novos clientes. Você só precisa saber de que forma divulgar para garantir um retorno favorável.

O Instagram é uma escolha perfeita para quem trabalha com produtos visuais como roupas, calçados, jóias, etc. Mas, isso não impede outros negócios de alcançarem o sucesso e aumentar o número de vendas.

Como usar o Instagram para promover o seu negócio

Apesar de ser uma rede social mais focada para entretenimento, o Instagram pode ser uma alternativa para você aumentar as suas vendas e gerar tráfego para a sua loja virtual ou site.

Veja agora algumas dicas de como iniciar o perfil da sua empresa e divulgá-la no Instagram corretamente.

Criando um perfil profissional

 

 

O Instagram é uma rede social que fica atrás apenas do Facebook quando o assunto é anunciar na internet. Assim como acontece em todas as outras redes sociais é preciso se atentar a alguns fatores na hora de escolhê-lo para divulgar seu negócio.

Para começar, você precisa fazer o básico que é criar uma conta profissional. É interessante não vincular a sua conta pessoal à conta profissional. Até mesmo por questões de controle é mais fácil mantê-las separadas.

Depois disso configure todo o seu perfil com uma foto significativa que resuma a sua empresa. Se já tiver um logo, este deve ser utilizado na imagem. No espaço para descrição faça um resumo das suas atividades.

Esta é a parte do Instagram que aceita link clicável. É lá que você deve colocar a sua bio, ou seja, o link de direcionamento para o seu site. Para incrementar esta chamada, é interessante inserir um emoji apontando para a bio como uma sugestão ao seguidor.

Depois disso, capriche nas fotos e insira pouco texto, já que texto não é o foco desta rede social.

O que postar no Instagram

 

 

Criar uma conta no Instagram é fácil. O que você precisa ficar atento é com as postagens. Afinal, não basta sair postando qualquer coisa, sem um objetivo definido, sem pensar no público e sem a frequência correta. Confira as nossas dicas.

Fotos

 

As fotos são o foco do Instagram. Diferente da maioria das redes sociais, as imagens é que chamam a atenção e são destaque. Além de não haver espaço suficiente para um volume grande palavras, é altamente desconfortável ler muita coisa no Instagram.

Portanto, você deve ficar atento a isso e caprichar nas imagens de qualidade, que tenham a ver com o seu objetivo e com a sua empresa, claro. Vale a pena investir nos filtros e buscar sempre as melhores posições, principalmente em se tratando de fotos de pessoas.

Quanto à resolução, você deve procurar o meio termo. Imagens de pouca qualidade são logo rejeitadas. Já as que excedem o tamanho que o Instagram aceita são diminuídas automaticamente também. Por isso, escolha aquelas imagens boas, mas que não sejam pesadas demais.

Vídeos

 

 

Os vídeos são uma ótima pedida. Como ele tem uma duração muito curta, apenas 60 segundos, não exigem muito tempo do leitor e podem ser usados tranquilamente para uma divulgação mais ampla, sem beirar o excesso.

Uma dica é apostar no Boomerang que faz vídeos engraçados e prendem muito a atenção do leitor. Além de postar vídeos no seu feed, você pode usar o Stories também, com duração de 15 segundos, mas pode fazer vários deles. Vídeos rápidos para chamar a atenção para um promoção, mostrar o dia a dia da empresa, use a criatividade e seja rápido! Lembrando que estes vídeos ficam apenas 24 horas disponíveis.

 

Textos

São as conhecidas legendas e devem ser utilizadas para descrever um produto, promoções etc.

As hastags, são importantes e devem fazer parte do seu texto. Elas vão atrair muitas pessoas que fazem pesquisas específicas. É uma maneira de segmentar o seu público e trazê-los até você sem que você precise fazer muita coisa para isso.

As hastags são estratégias eficientes para gerar tráfego orgânico, aquele que vem naturalmente, sem posts pagos, dos quais falaremos mais um pouco adiante. Portanto, tenha uma lista de hastags prontas para serem usadas.

Conteúdo relevante

Tudo bem que o seu perfil é profissional, porém ele não deve se resumir a isso. O tempo passou e as coisas mudaram inclusive a forma das pessoas lidarem com consumo. Elas não querem saber apenas de produtos para vender.

Portanto, não publique apenas postagens relacionadas ao que você vende. Invista em dicas e conteúdo de qualidade. Assim, a sua página não será vista apenas como uma loja online. É uma maneira de criar afinidade com o seu cliente.

 

Como conseguir seguidores no Instagram

 

 

É certo que a quantidade de seguidores enche os olhos de qualquer profissional que mantenha uma conta ativa do seu negócio. No entanto, focar apenas em números não é o mais importante.

Muitos perfis adotam a estratégia do “segue que eu sigo de volta”. No início pode até parecer uma alternativa interessante, mas evite ao máximo isso. estes seguidos são justamente aqueles que não se engajam, estão ali apenas para dar volume, sem contar que muitos deixam de seguir logo depois.

Procure por qualidade e não quantidade. O ideal é que pelo menos uma parte do seu total de seguidores interaja com as suas postagens através de curtidas, reposts, comentários etc. Isso vale para perfis profissionais e pessoais também.

Uma dica valiosa é seguir potenciais clientes, mesmo que eles não lhe sigam de volta. É uma maneira de estar próximo deles e descobrir suas necessidades, e no futuro, quem sabe, conquistá-lo também.

Para ganhar seguidores de uma maneira saudável, nós temos algumas dicas para você.

  • As hastags são uma maneira fácil das pessoas lhe encontrarem no Instagram. O bom disso é que você realmente receberá no seu perfil aquelas pessoas que têm afinidade com o seu trabalho.
  • Interaja com as pessoas, sendo elas seus seguidores ou não. Além de atrair mais clientes em potencial, você tem a chance de estreitar a relação com aqueles que já fazem parte do seu grupo de acompanhantes.
  • Oferte promoções. Já está mais do que provado que as promoções realmente atraem muitos seguidores, que podem permanecer ou não na sua página, é verdade, mas que até lá você poderá, de fato, conquistá-los.
  • Produza conteúdo relevante. Conteúdo relevante é todo aquele que atrai e envolve o seu público. Não foque apenas em postagens de vendas. Use também dicas, tutoriais, vídeos engraçados etc. Só tenha o cuidado de não fugir do objetivo e nem do tema da página.
  • Esteja presente. Páginas profissionais recebem muitas perguntas sobre valores, variação de produtos como tamanhos, cores, disponibilidade e outros. A dica é: responda sempre que possível. Dependendo do tamanho da sua empresa, o volume será tão grande quanto. Mesmo assim, faça o que tiver ao seu alcance.
  • Envolva os seus seguidores. Quanto mais engajados são os seus seguidores, mas chance você terá de conseguir novos admiradores das suas postagens. Através das marcações dos amigos, outras pessoas poderão visitar o seu perfil e permanecerem, se gostarem das outras postagens, claro.

 

Com que frequência postar no Instagram

 

 

Não existe uma regra quanto à frequência de postagens no Instagram. A única dica quanto a isso é não esquecer de fazer as postagens, ou seja, não abandone o seu perfil, mesmo que por um tempo curto.

A chance das pessoas deixarem de seguir ou não dar a devida atenção ao seu retorno é muito grande. Uma maneira de controlar isso é fazendo um planejamento básico das postagens para um período aproximado, mesmo que curto. Algumas dicas práticas são:

  • Não exagerar nas postagens para não cansar o leitor.
  • Postar sempre que perceber que os seus seguidores pedem por assunto. Eles fazem muito isso diretamente e indiretamente também. Basta verificar os posts mais curtidos.

A ideia das postagens do Instagram é manter um equilíbrio. Não postar de mais e nem de menos. Além disso, adequar as postagens aos horários de maior pico de audiência.

 

Como anunciar no Instagram Ads

 

 

Até este momento, nós falamos sobre formas de conseguir tráfego orgânico, ou seja, atração livre de pessoas, de forma gratuita. Agora vamos falar um pouco sobre os anúncios pagos, os conteúdos patrocinados.

O Instagram Ads é a estratégia desta rede social para fazer publicidade. Para utilizá-la é preciso ter metas claras a fim de fazer os melhores investimentos e ter os melhores retornos.

O Instagram Ads oferece três formas de divulgação do seu conteúdo: fotos, vídeos curtos e carrossel de imagens. E o objetivo também podem ser vários: aumentar vendas, visualizações de vídeos, gerar cliques etc.

Uma vantagem de usar os anúncios pagos é a chance de oferecer um link clicável. Fora isso, apenas na bio é que é possível fazer isso. oferecer esta oportunidade gera mais tráfego para a página.

Além disso, anunciar no Instagram também garante um poder enorme de segmentação de público. Você pode captar dados como idade, gênero, localização geográfica, hábitos de consumo, estado civil etc.

Criar anúncios no Instagram Ads requer alguns cuidados. Confira alguns que você deve levar em consideração.

  • Não é recomendado texto na imagem, mas se for preciso deve se restringir a a 20% da área da imagem. Mais do que isso, compromete o alcance da página.
  • Já em relação ao texto da descrição, este não deve ultrapassar 300 caracteres. Portanto, saiba aproveitar bem o espaço.
  • As fotos são o foco principal do Instagram. Elas devem ser de qualidade, porém não devem ultrapassar o tamanho de 10 MB.
  • Já os vídeos devem ter o tamanho de 5 a 60 segundos. O formato deve ser MP4 e nem ter mais do que 30 MB de tamanho total.
  • Já no formato carrossel, o limite é de 4 imagens. Estas devem ser quadradas.Aumentar as vendas da sua empresa ou do seu negócio online através do Instagram é perfeitamente possível, como acabamos de ver. Para criar um perfil eficiente, siga e ponha em prática as nossas dicas. Além disso, siga perfis que você admira e observe o que eles fazem de interessante que também pode fazer parte da sua estratégia de promoção.A internet é um campo fértil para ampliar o mercado consumidor, alcançando novos seguidores e aumentando a carta de clientes. Aprenda a maneira correta de fazer isso e faça parte do grande número de pessoas e negócios que se destacaram fazendo anúncios no Instagram.Se você já vende pelo Instagram e gostaria de automatizar as vendas, ter um controle de estoque e cálculo automático de frete, crie agora a sua loja virtual. É simples, rápido e você pode testar gratuitamente!Dúvidas? Deixe um comentário ou fale com um consultor!