Ainda não faz vendas com a sua loja virtual ou fatura pouco (ou nada)? Saiba que não esta sozinho! Muitos lojistas que estão iniciando enfrentam essa dificuldade.
E isso acontece por diversos motivos: inexperiência, falta de conhecimento sobre a operação de vendas, falta de marketing adequado, etc.
Mas isso não é motivo para desanimar ou desistir! Com alguns ajustes é possível reverter essa situação e começar a colher bons resultados.
Apresentamos neste pots soluções para o problema de poucas vendas ou cenário ruim. Confira:
1 – Quem é o público ideal para o seu negócio?
De nada adianta falar português para quem entende grego ou tentar vender carnes para alguém que é vegetariano, não é mesmo? Pois é, parece brincadeira mas muitas empresas nunca sequer pararam para pensar qual é o público ideal,o público que ele quer atingir.
Ter um público alvo bem definido te ajudará:
a) Ter uma comunicação mais efetiva: tanto no envio de e-mails marketing, nas redes sociais da empresa, pois você saberá exatamente de qual maneira deve falar (mais formal/informal, por exemplo)
b) Criar um design direcionado: o que é atraente pra uma mulher pode não ser atraente para um homem. O que é funcional para um adulto pode ser inútil para um adolescente, as pessoas têm prioridades e desejos distintos. Por isso para projetar o design do seu site, as cores que serão utilizadas, as imagens, as fontes, é necessário conhecer quem irá navegar por ele.
Neste artigos falamos um pouco mais sobre a importância do layout em uma loja virtual.
c)Criar Campanhas de Marketing mais eficientes: seu público gosta mais de redes sociais ou ler notícias em sites de economia? É um público mais novo ou mais velho? Definir um público alvo, é essencial na hora de campanhas de marketing que geram resultados, pois será muito mais fácil estabelecer a linguagem e as fotos que serão utilizadas.
E-book gratuito: Como definir a persona da sua empresa com script de entrevista e modelo pronto.
2 – Planejamento
“A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO PLANEJA FRACASSAR, FRACASSA POR NÃO PLANEJAR.” (JOHN L. BECKLEY)
Planejar é a primeira e mais importante etapa na criação de qualquer negócio. É muito comum que as empresas, principalmente as que estão iniciando, não deem tanta importância para o planejamento estratégico. Planejar significa traçar uma estratégia de como levar a sua loja virtual ao sucesso.
Vamos as etapas do planejamento
a) Pesquisa de mercado : Identifique os seus três maiores concorrentes
b)Faça uma análise:
- Seus preços praticados
- Os prazos de entrega
- As marcas que trabalham
- As formas de pagamentos disponíveis
- As formas de contato disponíveis
- Possui loja virtual?
- Possui chat online?
- O atendimento é eficaz?
- A aparência da loja é convidativa a venda?
- Quanto tempo atuam no mercado?
- Quais as redes sociais que a loja utiliza? Quantos seguidores? Há interação com os seguidores?
c) Analise os pontos fracos e fortes da sua empresa: Como está o seu negócio?
- Qual o diferencial da sua empresa? Por que o cliente deve comprar de você e não do seu concorrente? Anote os seus diferenciais, eles serão utilizados para chamar a atenção do seu público alvo em suas campanhas de marketing.
- Seus concorrentes estão muito a frente ou estão equiparados, o que falta é um ajuste na forma de expor os seus produtos na loja?
- O que você pode melhorar?
O modelo de análise SWOT é muito eficaz nesta etapa, ele te ajudará a identificar as oportunidades e prever possíveis dificuldades.
Veja mais sobre a análise SWOT: O planejamento das Grandes Lojas Online para Aplicar em Sua Loja Virtual
3- Falta Divulgação
Sem divulgação qualquer empresa desaparece. O Sebrae aponta que a falta divulgação fecha quase metade das empresas abertas no país em até três anos. A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja através de um smartphone, notebook ou tablete. Mesmo a mídia “comum” está perdendo força diante da internet, as pessoas estão segmentando até as propagandas.
Veja este exemplo, um telão no aeroporto com diversas propagandas e a maioria das pessoas estão focadas no celular.
Sua empresa já está na internet?
Aonde você pesquisa antes de comprar um produto? Muito provavelmente na internet! Pois é, o comportamento do consumidor mudou. Segundo a Connected Life, nove em cada dez consumidores com acesso a internet pesquisam na internet antes de efetuar uma compra.
Se o seu negócio não estiver na internet, advinha quem vai fornecer o produto que o seu público está buscando? O concorrente que aparecer primeiro.
Criar uma loja virtual é a alternativa ideal para que o seu negócio alcance mais pessoas e gere mais negócios. E o melhor: a publicidade na internet é bem segmentada, ou seja, você vai aparecer para a pessoa que está buscando o seu produto, no exato momento em que ela digitar o nome do seu produto no Google.
Veja mais motivos para montar uma loja virtual:
- Uma loja virtual bem estruturada, melhora o posicionamento da sua empresa nos motores de busca
- Você terá um alcance maior de clientes aos mesmo tempo
- Acompanhamento através de relatórios detalhados;
- Ser visto e reconhecido nas redes sociais
- Uma maior interação com seus clientes
- Sua publicidade irá alcançar diretamente o seu público alvo
- Não há despesas com locação de espaços, limpeza, café, água e encargos de funcionários
- A loja virtual nunca fecha, é uma vitrine 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Agora é hora de tomar uma atitudo e mudar o rumo do seu negócio.
Tem interesse em vender seus produtos online, mas não sabe como começar? Nós podemos te ajudar! Converse com um consultor.
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Até o próximo artigo!
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