Como vender nos primeiros dias de loja virtual

A preparação para uma inauguração de uma loja virtual nos traz alguns sentimentos. Além do sentimento de dever cumprido pela primeira etapa se concretizar. Aliado a isso vem a ansiedade da primeira venda, os feedbacks dos primeiros clientes e se todo o esforço e tempo colocado na sua récem loja virtual irá dar o retorno que você espera. E em meio a todos esses sentimentos a primeira pergunta que surge em nossas mentes é “ E agora, o que eu faço? “. Porém, não precisa ficar inseguro. Trago uma boa notícia, nesse texto iremos te dar as melhores dicas para você vencer a ansiedade e insegurança. E demonstrar para o mundo que sua loja tem qualidade e capacidade de suprir o que seu público precisa.

 

CONVOQUE OS AMIGOS
Peça ajuda, conte para todos. Convoque sua família e amigos para ajudarem na divulgação em redes sociais com compartilhamentos e curtidas. Reforce o boca a boca e pergunte a eles quais foram as primeiras impressões deles em relação a sua loja virtual. Talvez esse momento, seja o momento dos últimos ajustes ou de novas ideias. Mas não fique sozinho, estamos em uma rede enorme, chamada internet! Como dizia um professor meu, não tenha medo de espalhar sua ideia por ai, porque se ninguém sabe, nunca deixa de ser apenas uma ideia.

 

FAÇA BARULHO

O item acima, automaticamente nos leva a    divulgação da sua loja. Explore as possibilidades de que tipo de propaganda e ferramentas que você possa usar para propagar sua loja por toda a internet, para que sua loja virtual possa se tornar conhecida antes do seu lançamento.

Divulgue a marca nas redes sociais, reforce as novidades por meio do email de marketing, implante seu inbound marketing e com isso faça com que o cliente venha até você.

 

OFEREÇA DESCONTOS

Você é novidade. Ou seja, o público ainda não sabe da qualidade do seu negócio. Então atraia seu público alvo pelo bolso. Com isso ele sairá duplamente satisfeito no primeiro contato, com a qualidade e os descontos. A chance dele voltar para sua loja aumenta em grande escala. Bônus, brindes, fretes grátis, programa de indique um amigo e ganhe desconto, podem se tornar um ótimo chamariz para novos clientes e ganhar a confiança dos atuais.

 

 


NÃO ESQUEÇA DO SEO

Como você depende de uma boa colocação nos mecanismos de busca para aparecer e consequentemente ter maior visibilidade e sucesso nas vendas, não pode esquecer das estratégias para aumentar o alcance orgânico da sua loja e ficar mais suscetíveis aos mecanismos de busca.
Vale lembrar, também, que sua loja deve ter versão mobile. Sabendo que hoje, as pessoas vivem tão cheias de tarefas que querem tudo definitivamente na mão e os smartphones oferecem isso, e quase tudo é feito por eles. Então não cometa o erro de ignora-los para não acabar sendo ignorado.

 

ELABORE PARCERIAS

Procure fornecedores que tenham capacidade de proporcionar entregas com qualidade e no prazo estipulado. Até porque é o nome da sua empresa que está em jogo. Ter parceiros que possam ajudar na divulgação do seu negócio também é interessante, Banners em sites, parcerias com blogs que falam sobre o tipo de produto que está disponível para compra em sua loja, anúncios em canais de influenciadores digitais e youtubers também estão em alta e se demonstram promissores.

 

 

VÁ A EVENTOS

Não quer dizer, que só por você ter uma loja online que é apenas por lá que se deve ficar. Busque eventos que falem sobre a sua área de atuação e aproveite para propagar sua marca, fazendo promoções, propaganda e demonstrações dos seus produtos.

 Busque o nicho do mercado. Faça seu próprio evento, principalmente se na sua região não exista eventos que falem sobre esse tipo de empreitada. Com isso, você estará criando seu networking na região e chamando atenção para sua loja virtual.

 

MARKETING DE CONTEÚDO E SUA IMPORTÂNCIA

Criar uma estratégia de marketing digital se tornou de suma importância quando falamos sobre loja virtual. Hoje, antes do consumidor adquirir um novo produto, ele pesquisa inúmeras vezes antes de efetuar a compra.

Essas pesquisas vão de reviews, resenhas, comentários de outros usuários, descrições sobre o produto e etc. Por isso, aproveite a curiosidade do consumidor e forneça seu próprio conteúdo, com dicas interessantes e relevantes no seu blog. E não esqueça das redes sociais, elas são suas aliadas. Então não tenha medo de compartilhar e estimule seus leitores a fazerem o mesmo!

 

INICIE UM CANAL NO YOUTUBE

Como eu disse agora pouco, as redes sociais são suas aliadas. Então quanto mais influente você estiver nelas melhor. Com o Youtube você consegue passar mais detalhes e credibilidade do seu produto, além de criar mais familiaridade entre empresa, marca e consumidor.

Um exemplo que ilustra bem isso é: Você já viu alguém aprender a amarrar o sapato lendo em um blog? Não, né. Aposto que você também não faria isso. É bem mais didático ver um tutorial no Youtube.

 

 

ESBANJE CRIATIVIDADE

 Faça algo inesperado para mostrar seu produto. Não é tarefa fácil, inclusive na teoria até parece banal. Porém, muitos ficaram famosos simplesmente por esse fator do inesperado

Um exemplo de campanha inesperada que deu certo, foi a do Ice Bucket Challenge, em 2014. Diversas pessoas aderiram, incluindo celebridades. A campanha multiplicou em dez vezes a arrecadação para as pesquisas sobre esclerose lateral amiotrófica, o que fez com que a instituição tivesse uma importante descoberta no ano de 2016. Ou seja, viralize!

 

 

SAIBA MEDIR O SEU PÚBLICO

Outra ferramenta interessante para se aprender a utilizar é o Google Analytics. Nele você consegue conhecer o comportamento dos visitantes da sua página e qual o rumo que eles tomam após sair dela. Sabendo lidar com esse conhecimento, você aprendera o melhor caminho a se seguir quando criar campanhas para sua loja e medir o que dá certo e o que não está indo tão bem em suas estratégias.

 

NÃO ESQUEÇA SEU FOCO

Qual é seu foco? O consumidor, claro. Sair vendendo a ˜deus-darᘠé sonho de todo empreendedor de ecommerce. Mas, cuidado para não assustar seus clientes, não seja aquele cara chato que vende para sistema de pirâmide, tenha paciência e saiba lidar com cada cliente, porque eles são únicos. Preze pela experiência com o cliente, grandes empresas prezam pelo tratamento com o cliente, a experiência que se pode proporcionar e com isso oferecer a solução completa à ele, a venda do produto acaba se tornando consequência. Não desista, sua jornada de sucesso está apenas começando!

 

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