COMO VENCER A CONCORRÊNCIA EM 03 PASSOS

O mercado de e-commerce cresce a cada dia no mundo, pois criar uma loja virtual é Simples de Verdade, mas mantê-la no mercado com a alta concorrência que existe é um pouco mais difícil do que muito empreendedor imagina.

Os nichos de mercado são dos mais variados possíveis, e a única coisa que podemos afirmar pra você é que: em todos eles existem MUITOS concorrentes para serem enfrentados e superados.

Você se prepara, planeja sua loja virtual, analisa seus recursos, escolhe seus produtos com cuidado, gerencia seu marketing e ainda assim esbarra em um concorrente que consegue te superar nas vendas, “roubando” seus consumidores e te forçando a criar estratégias de ultima hora para não ficar pra trás no mercado. Não se desespere, isso é normal!

É importante que você esteja preparado para esses momentos, vencer a concorrência sem causar prejuízos para o seu negócio não é uma tarefa simples, mas para te ajudar separamos para o artigo de hoje 4 passos para disparar na frente dos concorrentes na corrida em direção ao sucesso.

 

01 – ESTUDE O SEU NEGÓCIO, O SEU CONCORRENTE, O PRODUTO E PRINCIPALMENTE O COMPORTAMENTO DO SEU PÚBLICO ALVO.

O mercado virtual é gigantesco e se você não dominar o assunto a respeito do nicho que escolher vai acabar ficando para trás, por isso é extremamente necessário que você saiba onde “está se metendo” para então definir quais estratégias usar para se destacar.

 

 

  • Conheça seus Concorrentes

Conhecer seus concorrentes é essencial se você deseja supera-los.

Procure conhecer os pontos fracos dos seus concorrentes, analise onde estão pecando e no que estão “deixando a desejar”, mas principalmente conheça seus pontos fortes, o que eles estão oferecendo e o que faz com o que o consumidor o escolha ao invés de você.

 

  • Se conheça

Mais importante que conhecer a concorrência é se conhecer.

Analise quais seus pontos positivos e negativos, o que você tem de melhor para oferecer e como está oferecendo.

Liste onde acredita que pode melhorar, quais pontos o seu consumidor poderá apontar como fraco e se prepare para responder quaisquer duvidas a respeito.

 

  • Entenda tudo sobre o produto

Se o consumidor entrar na sua plataforma e enxergar nela que você possui domínio sobre o assunto, com certeza você já estará um passo a frente da concorrência.

Mas para conseguir supera-la com louvor se preocupe em conhecer o que eles estão ofertando, entenda o produto que eles comercializam e como ele funciona. Utilize essas informações aliadas aos pontos positivos e negativos da sua e-commerce e formule uma estratégia de negociação com o consumidor.

 

  • Dedique-se a entender o comportamento do seu público alvo

Qualquer estratégia para superar seus concorrentes só terá sucesso se você conhecer seu consumidor e suas necessidades.

Trace um perfil para a sua persona. Determine idade, classe social, estado civil. Conheça seus hábitos e suas prioridades. Entenda com o que ele está disposto a gastar seu dinheiro e quais estratégias de marketing o atingem de forma positiva.

Busque conquistar seu cliente com o que você tem de melhor para oferecer, trabalhe seu layout, sua vitrine virtual, destaque suas qualidades e os benefícios que seu produto te para oferecer, exponha de acordo com as necessidades dos seus consumidores.

Para vencer a concorrência é preciso focar no cliente, entender o que é prioridade para ele e trabalhar para suprir seus desejos. Lembre-se clientes não compram características, compram solução para seus problemas, compra realização de desejos e benefícios.

 

02 – ESCOLHA SEMPRE A QUALIDADE

Se oferecer o menor preço para o seu consumidor significar oferecer um produto de baixa qualidade repense sua estratégia.

Avalie se realmente vale diminuir a qualidade do seu produto.

Lembre-se que embora na concorrência exista produtos similares ao seu com qualidade e preço inferiores, ainda existe no mercado consumidores que avaliam o material, a beleza, a eficiência e não apenas o preço dos produtos.

Venda algo que você acredita. Um dos meios eficientes de conquistar os consumidores é agir pensando como um, ao escolher o produto que vai comercializar pense: você o compraria? Você teria prazer em utiliza-lo? Demonstre confiança, prazer e orgulho pelo que está ofertando.

Mostre o valor da sua marca, o quanto ela se importa em proporcionar ao seu cliente a melhor experiência que existe no mercado.

 

03 – TENHA PACIÊNCIA

Seu concorrente baixou o preço e agora? Você não precisa correr desesperado para baixar o seu também.

Estude com cuidado, o mercado virtual é gigantesco e a todo momento um concorrente diferente está criando uma maneira de diminuir o valor de seu produto, e você não conseguir acompanhar todos ao mesmo tempo.

Avalia o momento e crie estratégias e promoções em momentos que realmente valham a pena, e que tenham sentido para o consumidor.

Acompanhar o comportamento do seu público alvo é o que vai te dar base para saber em qual momento agir. Analisando isso, você consegue visualizar se eles estão realmente comprando e o porque de estarem, com isso suas tomadas de decisões se tornam mais certeiras e evitam erros que podem acarretar em prejuízo para o seu negócio.

 

Saiba para quem está vendendo, como está vendendo e com quem está concorrendo. Sabendo isso, você conseguirá se preparar antecipadamente e arrasar na corrida em direção ao sucesso.

Não deixe para amanhã, comece hoje e boas vendas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que teremos o maior prazer em responder.

 

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