Como utilizar o WhatsApp Business na sua loja virtual

Criar uma loja virtual pode ser simples de verdade, mas torna-la uma campeã de vendas exige tempo e dedicação.

Existem inúmeras estratégias capazes de ajudar nesse processo, elas envolvem planejamento adequado, pesquisa de mercado, de público-alvo, e muito mais, e é importante que você conheça todas as ferramentas que tem a disposição para te ajudar durante todo este processo.

A mais nova ferramenta presente no mercado e disponível no Brasil desde o início do ano é o Whatsapp Business.

Grande parte dos pequenos e médios empreendedores acreditam que o whatsapp ajuda na expansão dos negócios e permite que você desenvolva um melhor relacionamento com seu cliente.

E foi exatamente pensando nisso, que o whatsapp desenvolveu sua versão business, podendo assim te ajudar a melhorar sua experiência e dar a sua empresa um perfil oficial dentro do aplicativo.

As lojas virtuais vêm sendo fortemente beneficiada pelo aplicativo, mas muitas ainda são as dúvidas a cerca do seu funcionamento e de como deve ser utilizado e, por isso, separamos para você, dicas de como utiliza-lo e alavancar as vendas da sua loja virtual.

 

FUNCIONAMENTO

O whatsapp business funciona de forma prática.

Ao criar sua loja virtual, você usará os mesmos dados para gerenciar sua conta no whatsapp, informando o nome da empresa, o telefone e fazendo uma breve descrição da sua marca/negócio/loja. Nele você informa também o seu site, horário de atendimento em tempo real, anexa sua foto e está pronto pra usar.

É preciso ficar atento a não deixar nenhum desses campos em branco, e ter um número de telefone exclusivo disponível, esses são os primeiros passos para dar ao seu cliente um bom atendimento.

 

COMO FAZER

O segundo passo mais importante é pedir a autorização do seu cliente.

Comece pelos que já realizaram compras na sua loja virtual, utilize o numero do telefone celular utilizado para realizar o cadastro, envie uma primeira mensagem se identificando e pedindo sua autorização para enviar conteúdos exclusivos e promoções.

Desta maneira você não corre o risco de ser inconveniente e afastar o seu cliente ao invés de estreitar seu relacionamento com ele.

 

CRIE ESTRATÉGIAS

  • Segmente suas ações

A nova versão do aplicativo veio para ser ainda mais sua parceira permitindo que você categorize seus clientes, separando-os por estágio de compra, interesses, clientes novos e antigos, podendo assim segmentar seu atendimento.

Direcione mensagens especificas para cada grupo, como por exemplo um cupom de desconto para clientes novos, ou frete grátis para clientes antigos. A melhor parte é que só você poderá visualizar esses grupos, tendo segurança para trabalhar diversificadamente.

  • Crie listas de transmissão

As listas de transmissão podem te ajudar agilizando o envio das mensagens de forma privada. Você atingir um maior número de pessoas sem a necessidade de abrir um a um, as listas podem ser criadas de acordo com as categorias que você estipular.

Mas é importante personalizar a mensagem de maneira que não fique impessoal, o relacionamento é o ponto alto dessa ferramenta e deve ser sua prioridade.

  • Produza conteúdos

Utilize seu whatsapp business para enviar aos seus clientes conteúdos relacionados a sua loja virtual, informações a respeito dos produtos que comercializa e principalmente sobre produtos que estão diretamente ligados ao que ele busca com você.

Os conteúdos precisam ser significativos, mas comedidos. Não cometa exageros para não incomodar nem afastar seu cliente, entenda seu perfil e se adeque a ele.

  • Habilite e configure respostas e mensagens rápidas

Um novo recurso disponível permite que você configure respostas rápidas e padronizadas que pode ser para sanar as duvidas mais frequentes como valor do frete, formas de pagamento e etc.

Nesse recurso você pode também salvar respostas automatizadas de saudação para o primeiro contato, de ausência caso o tempo de espera seja considerável e mensagens para quando o contato for realizado fora do horário de expediente.

  • Esteja disponível

É de EXTREMA IMPORTÂNCIA que você se dedique a este setor, se possível direcione alguém especifico para cuidar dele e ofereça ao seu cliente um ótimo atendimento. Esteja atento a sanar suas duvidas e entender suas reclamações.

O cliente precisa sentir que você se importa e que você irá fazer de tudo para ajuda-lo. Trate-o sempre pelo nome, permita que ele saiba o seu, e assim ele saberá que está falando com “alguém” e não apenas com uma “empresa”.

  • Atualize seu Status de forma eficiente

Como na versão tradicional do whatsapp a atualização de status também está disponível para o business.

Faça um trabalho de comunicação pontual, prepare surpresas para seus clientes, como por exemplo oferecendo benefícios para quem responder aquele post.

 

DIVULGUE SUA FERRAMENTA

Disponibilize o numero de telefone do seu whatsapp business nas suas redes sociais, na sua loja virtual e nos e-mails marketing que dispara para os seus clientes.

Leve até o seu cliente uma nova oportunidade não apenas de contato, mas como forma de compra, mais próxima e mais ágil. Trabalhe na imagem que deseja que os seus clientes tenham, e torne-a vista.

O marketing ainda é o principal canal capaz de te ajudar a potencializar suas vendas, seja por Facebook, instagram, anúncios no google e com o whastapp business não seria diferente. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao seu número comercial melhor. Desta maneira você poderá atingir um numero ainda maior do seu publico alvo e de pessoas que sintam atraídas pela sua dinâmica de trabalho.

A sua loja virtual poderá crescer de maneira significativa, de modo que ainda que o cliente seja alcançado pelo whatsapp, ele precisará ir até a loja para realizar a etapa final de compra.

Aconselhamos que você comece a enxergar essa ferramenta como uma parceira e invista seu tempo nela. Tenha cautela, mas arrisque-se a otimizar seus negócios.

 

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