Você já deve saber a importância de ter seu negócio na internet, mas, talvez, ainda não saiba que o primeiro passo para que um site ou loja virtual seja publicado é registrar o domínio da sua empresa. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Neste post explicaremos o passo a passo de como registrar um domínio.
O domínio, também conhecido como URL ou endereço eletrônico, é o endereço de um site na internet, em que clientes e possíveis clientes podem acessar para obter mais informações sobre o seu negócio ou até mesmo realizar a compra de um produto ou serviço.
Dito isso, a escolha do domínio a ser registrado é muito importante! Essa etapa impactará diversas áreas da sua empresa, sobretudo o setor de marketing digital. Talvez, você ache que essa tarefa seja difícil por nunca ter tido um website, mas acredite: é mais simples do que parece.
Para saber tudo sobre como registrar um domínio, continue a leitura deste artigo! Vamos nessa?
Verifique a disponibilidade do endereço
O primeiro passo para saber como registrar um domínio para sua empresa é verificar a disponibilidade do endereço. Existem diversos serviços na web que permitem essa ação. No Brasil, o Registro.br é o responsável pela administração dos domínios com finalização “.com.br”.
Então, você deve acessar o Registro.br e verificar se o endereço eletrônico que você pretende utilizar ainda não foi registrado por outra pessoa ou empresa. Já na página inicial do Registro.br, você verá um campo em que é possível fazer essa verificação.
Caso o domínio já esteja registrado, o serviço de administração apresentará outras opções com o mesmo endereço, mas finais diferentes.
Para entender a diferença entre esses finais, o Registro.br apresenta uma página com o significado de cada terminação.
Cadastre-se no serviço
Depois de realizada a verificação de disponibilidade, é hora de se cadastrar no serviço que administrará seu domínio.
Se tudo ocorreu da maneira que você queria, o endereço virtual está disponível para ser utilizado pela sua empresa e você pode realizar o cadastro no serviço. Para isso, você deverá incluir dados como:
- e-mail;
- nome completo;
- endereço;
- telefone;
- criar uma senha.
Feito isso, você poderá realizar seu cadastro para registrar o domínio escolhido.
Registre o domínio
Após o cadastro, você estará apto para registrar o domínio da sua empresa. O processo é bem semelhante ao do cadastro, com o acréscimo de alguns dados adicionais que deverão ser informados: CPF ou CNPJ que administrará o endereço web.
Nessa etapa, você também informará ao Registro.br o sistema de nomes de domínio (DNS) do servidor em que seu site ou loja virtual será hospedado. Caso você ainda não tenha escolhido a hospedagem, o próprio serviço disponibiliza uma ferramenta de DNS que pode ser selecionada durante essa fase.
No momento do registro, você deve seguir algumas regras para que a solicitação aconteça corretamente:
- o endereço eletrônico deve ter no mínimo dois e no máximo 26 caracteres — sem incluir a categoria (.com; .org; entre outros);
- Somente as letras do alfabeto (A a Z), os números ordinais (0 a 9) e o hífen são considerados caracteres válidos;
- Um domínio não pode ser composto somente por números;
- O hífen pode ser utilizado como separador de palavras.
Quando for solicitar o domínio, não é necessário acrescentar o “www”. A maneira correta de registrar o nome da sua empresa na internet é: “meusite.com.br”.
Realize o pagamento
Quando a etapa anterior for concluída, você terá acesso ao contrato de serviço que deve ser lido e, em seguida, você verá a tela de pagamento da taxa de registro de domínio.O preço do serviço é de R$40,00 por ano.
Nesse momento, você também deve escolher contratar um redirecionador de e-mails e já ter disponível um e-mail com a URL da sua empresa, como por exemplo “seunome@suaempresa.com.br” ou “contato@suaempresa.com.br“.
O pagamento pode ser feito via cartão de crédito ou boleto bancário. A confirmação via boleto costuma acontecer em até dois dias úteis.
Após a comprovação do pagamento, o Registro.br redirecionará o endereço do seu site para o domínio escolhido e registrado.
Saiba a diferença entre o Registro.br e outras hospedagens
Talvez você se pergunte: por que utilizar uma empresa de hospedagem para registrar meu domínio se ela é apenas uma intermediadora desse processo?
A principal razão para isso é a comodidade que uma hospedagem pode oferecer, porque nesse caso, em vez de realizar dois cadastros em empresas diferentes, você precisa concluir o cadastro e pagamento em apenas um lugar.
Além dessa razão, serviços de hospedagens podem oferecer descontos ou até mesmo a gratuidade do domínio no primeiro ano, caso a hospedagem seja contratada na mesma hora.
Também vale lembrar que, não necessariamente, você precisar registrar seu domínio com a extensão “.com” ou “.com.br”. Elas são as mais conhecidas, mas existe uma infinidade de extensões disponíveis que podem fazer sentido para seu negócio. As principais delas são:
- .com;
- .com.br;
- .net;
- .org;
- .info;
- .edu;
- .tech;
- .online;
- .fit;
- .life;
- .coach;
- .design;
- .moda;
- .club;
- .shop;
- .store;
- .yoga;
- .love;
- .style;
- .blog;
- .marketing.
São muitas as opções, não é mesmo? Talvez, utilizar uma extensão alternativa possa fazer mais sentido para seu negócio do que o tradicional “.com.br”. Nossa dica é que você sempre busque as novidades do mundo digital e que registre todas as extensões que julgar necessário.
Dessa forma, além de garantir que seus clientes encontrem você das mais diversas maneiras, evita que concorrentes mal-intencionados se aproveitem.
No final das contas, a parte mais demorada é, realmente, escolher o domínio do seu site ou loja virtual, afinal você precisa pensar bem. Lembre-se que essa escolha pode interferir em toda sua estratégia de marketing digital.
Então, agora que você já sabe tudo sobre como registrar um domínio, é partir para a prática! Não perca tempo, o sucesso do seu negócio só depende de você!
E aí, gostou das nossas dicas? Elas foram úteis para você? Se tiver ficado alguma dúvida ou quiser falar alguma coisa a mais sobre o assunto, escreva para a gente nos comentário. Será um prazer ajudá-lo a ingressar nesse mundo de possibilidades que é o meio digital!
Comentários do Facebook