Como potencializar as conversões da sua Loja Virtual neste fim de ano

O fim do ano chegou, esta é considerada a melhor época pelos lojistas e no setor de e-commerce não é diferente.

Conversamos em outro artigo sobre como preparar sua loja virtual para essas datas sazonais tão importantes. Mas, se mesmo colocando todas as dicas em prática você não está conseguindo visualizar a potencialização das conversões dentro da sua loja virtual não desanime infelizmente isso é normal.

Nesta época do ano as vendas aumentam, mas os concorrentes aumentam na mesma proporção, isso acarreta em menos visitas na sua loja virtual. As visitas caem por inúmeros motivos, mas falando especificamente de concorrência, é fácil entende-los: os consumidores estão cada vez mais críticos, em todos os sentidos, buscam não apenas pelo melhor preço, mas também por credibilidade, segurança, condições de pagamento, qualidade do produto e etc.

Por isso é importante focar além do quesito preço e trabalhar para ter um negócio completo, que agregue valor a sua marca.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre como atrair mais clientes para sua loja virtual num passo a passo que é SIMPLES DE VERDADE.

 

IMAGENS – VIDEOS – DESCRIÇÕES

O visual faz toda diferença na hora de atrair clientes potenciais para a sua loja virtual.

  • Imagens: Para aguçar o desejo do consumidor é necessário que ele visualize o potencial do produto e sinta que o mesmo será útil no seu dia a dia. Por isso é tão importante trabalhar a qualidade das suas fotos, quanto mais imagens puder disponibilizar a respeito dos detalhes da sua mercadoria melhor para suas vendas.
  • Vídeos: Produza vídeos curtos que mostrem ao consumidor como o produto pode ser aplicado no seu dia a dia. Por exemplo, se você possuir um e-commerce de roupas, produza looks para diversas ocasiões com a mesma peça. Isso agregará valor ao seu produto e mostrará ao consumidor que você se preocupa com ele.
  • Descrições: A maior parte dos lojistas acreditam que as descrições são basicamente as informações sobre o produto: peso, altura, cumprimento, tamanho, material e etc., eles não estão errados, mas é importante que você busque fornecer mais do que apenas as informações do fabricante, pense como um consumidor e busque responder todas as dúvidas que teria se realmente fosse um.
  • Blogs: Os blogs são o principal meio de reforço de marca. Nele é possível que você fala sobre todos os tipos de assuntos possíveis que envolvam o universo (ou nicho) ao qual seu negócio está inserido.

Umas das vantagens de produzir artigos para um blog é oportunidade de uma interação ainda maior com seus clientes, que se tornam leitores intensificando ainda mais o seu relacionamento. O engajamento nas redes sociais também é maior com a disponibilização deste tipo de conteúdo, outro fator que melhora consideravelmente seu relacionamento com o cliente.

Neste artigo você encontra maneiras de como criar um marketing de conteúdo eficaz.

 

OTIMIZAÇÃO DO SITE

Investir em navegação é indispensável. Uma das principais causas de abandono de carrinho atualmente é a navegabilidade ruim.

É altamente importante que sua plataforma seja bem planejada. Cuide para disponibilizar facilmente todas as informações necessárias para que o seu consumidor navegue na sua loja virtual e encontre tudo o que precisa.

Formate com cuidado a localização dos seus botões, a organização dos menus e a localização dos banners. Esses detalhes também agregam credibilidade a sua marca, pois se você deseja ser um empresário de sucesso sua plataforma também precisa ser.

Outra dica importante é: trabalhe para que seu site seja responsivo. Atualmente mais da metade dos consumidores virtuais realizam suas compras por smartphones e tablets, por isso se você realmente quiser potencializar suas vendas se faça presente onde os consumidores estão.

 

  • Designer

Além de uma navegabilidade excelente é necessário que seu designer esteja de acordo com a mensagem que você deseja passar.

Como dissemos lá em cima a qualidade das suas imagens são o principal fator de conquista do cliente, invista em banners bem produzidos, que ocupem espaços estratégicos, dentro da sua loja virtual esse é o principal meio que você possui para se comunicar com seu consumidor.

Crie lembretes sobre promoções e um rodapé com o máximo de informação que puder. Usar as cores certas também pode te ajudar. No marketing existem estudos que indicam quais cores usar para conquistar um cliente, chamar sua atenção.

  • Credibilidade e Segurança

Já batemos muito na tecla do quesito credibilidade. E sim, vamos continuar a bater. Criar uma reputação é essencial para o seu sucesso, sem credibilidade sua loja virtual não se consolida no mercado.

Não adiantará nenhum investimento em qualquer outra área se a sua loja virtual não for bem vista no quesito segurança. Se o consumidor não enxergar em você um ambiente seguro para realizar suas compras além de não comprar ele não volta mais nem sequer a visitar sua plataforma.

Uma dica importante é a disponibilização de um certificado de segurança que propicie ao seu cliente compras seguras.

Deixe visível as formas de atendimento ao cliente que sua loja virtual possui, chat online, telefones, e-mail, e se possível o numero do seu CNPJ.

A otimização do seu site, como dissemos lá em cima, também é um fator agregador de credibilidade, então não esqueça de trabalha-lo.

CARRINHOS ABANDONADOS

Os carrinhos abandonados correspondem a uma alta parcela de culpa na queda da sua conversão, busque analisar os motivos pelo qual isso acontece.

Crie estratégias para identificar os principais problemas, como o enviar um e-mail com um simples questionário perguntando o porque dele desistir da compra ou entrar contato pelo WhatsApp, caso o comprador já tenha efetuado o cadastro.

Desta forma você poderá direcionar a eles a atenção que merecem que aumentar consideravelmente a taxa de conversão da sua loja virtual.

 

Se você deseja realmente potencializar as conversões da sua e-commerce aposte nessas estratégias básicas e comece hoje a transformar seu negócio num sucesso.

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