Como montar uma Loja Virtual de Roupas

O mercado de roupas é uma grande oportunidade para quem deseja investir online, principalmente em nichos específicos, sendo um dos segmentos que mais cresce no Brasil.

 

Para criar uma loja virtual de roupas você deve se perguntar: Qual a necessidade que eu quero suprir nos meus clientes? (Usar roupas diferentes? Se sentir ainda mais bonito, estar bem vestido ou na moda ….?), assim você começa a identificar qual nicho de mercado deseja atender e é ideal para quem esta começando, pois além de facilitar a negociação com fornecedores criará uma identidade mais clara de sua marca.

Faça um planejamento detalhado de sua loja online. Concordo que pode ser uma parte cansativa, mas é essencial para o sucesso do seu e-commerce.

Listamos as principais atividades de uma loja virtual, para que você faça um planejamento e consiga abrir uma loja virtual de roupas de sucesso.

 

A Loja Virtual

  1. Fotos: a imagem é a primeira impressão de sua loja virtual! Se ela não comunica a qualidade do produto, é escura e mal tirada a venda morre no instante da visualização… Preocupe-se com as fotos, seu cliente precisa ver os detalhes das roupas e não ter dúvidas! Abuse do número de fotos e ângulos. Faça com que as imagens trabalhem como vendedoras virtuais.
  2. Cadastro de produtos: Insira todos os detalhes do produto… Tenho certeza que você não quer que o seu cliente tenha dúvidas e vá tirá-las em outra loja virtual, não é mesmo?
  3. Gestão das vendas: Tenha em mente estas perguntas: Quais são os produtos mais vendidos? Quais os que estão encalhados? Como está meu estoque? Como está o valor do frete? O que as pessoas buscam e não encontram em minha loja virtual?
  4. Layout : extremamente importante e merece toda atenção! Deve dar destaque as roupas, ser profissional e passar segurança para que o cliente conclua a compra. Vale investir na personalização do layout (cores, logotipo e banners) e contratar um profissional com certeza o retorno virá em pouco tempo.
    Leia mais: Qual a melhor foram de apresentar os produtos em minha loja virtual?
  5. Análise dos resultados (Google Analytics e Google Adwords): análise de campanhas, análise das palavras chaves, se o anúncio esta sendo efetivo ou não, quais anúncios devem ser melhorados, quais  estão dando maior resultado, etc.
  6. Criar e gerir promoções : coloque seus produtos que estão encalhados em promoção para fazer seu estoque girar.

O Marketing Digital

  1. Blog: criação de conteúdo que interessam para seu público alvo.
  2. Redes Sociais: gestão do conteúdo que serão postados, respostas aos comentários e mensagens dos clientes
  3. Criação de E-mail marketing: ótima forma de manter relacionamento com clientes que já compraram ou apenas fizeram um cadastro em sua loja virtual, se puder, programe para enviá-los também em aniversários e datas comemorativas.
  4. Gestão de link patrocinados: pesquisa das melhores palavras chaves para o seu negócio, criar e gerir os grupos de anúncio.
    Leia mais: Como atrair clientes para minha loja virtual
    4 fatores que te impedem de aparecer no Google
  5. Análise de vendas e sazonalidade : produtos que costumam vender mais em determinada época do ano
  6. Negociação com fornecedores : uma área que merece muita atenção na hora do planejamento de sua loja virtual de roupas, afinal uma negociação bem feita é essencial para que seu e-commerce seja competitivo.

A Logística

  1. Entregas
  2. Armazenamento das mercadorias
  3. Picking: que é preparação ou separação dos produtos
  4. Packing : embrulho, organização e proteção dos produtos para envio
  5. Estabeleça uma política clara de trocas e devoluções

Leia mais: Dúvidas entre correios e transportado?

O Financeiro

  1. Contas a pagar e a receber
  2. Faturamento
  3. Análise de indicadores: verificar o lucro líquido (receita-custo) e ticket médio de sua loja (total de vendas/pelo número de pedidos recebidos)

 

As vantagens de se abrir uma loja virtual para vender roupas são inúmeras tanto para o cliente – que pode comprar de qualquer lugar e a qualquer hora do dia – como para o lojista que não terá gastos com locação, limpeza, decoração, entre outros. Por isso é um mercado que está em crescimento acelerado no Brasil.

Recomendo que você leia também o artigo – Como criar uma loja virtual de sucesso do absoluto ZERO – que trás dicas importantes.

A StoreBits é uma plataforma completa e intuitiva para Criação de sua Loja Virtual, e o melhor de tudo…é grátis!  Assim você pode iniciar a sua Loja Virtual de Roupas sem grandes investimentos, mas com uma plataforma completa e com atendimento via chat para tirar todas as duas dúvidas.

 

Leia também >> Como criar e configurar uma Loja Virtual Grátis – Passo a Passo Simples

 

Desejo à você muito sucesso e lembre-se: estamos à disposição no chat online para te ajudar passo a passo em sua loja virtual 😉