Como montar uma loja virtual de acessórios para celular

Ao montar uma loja virtual, muitos novos empreendedores se perguntam qual o primeiro passo a se dar, como fazer, em qual segmento investir, por isso aconselhamos que você, antes de iniciar, busque conhecer suas necessidades e ambições. A maioria das pessoas até sabem onde quer chegar, mas será que elas conhecem o caminho?

 

Existem muitas vertentes a se seguir dentro do e-commerce, os cenários são os mais variáveis possíveis, por isso, hoje, vamos focar em um, te ajudaremos a montar uma loja virtual para o mercado de acessórios para celular.

 

O planejamento das primeiras etapas é basicamente igual em todos os segmentos. É de extrema importância que você descreva absolutamente cada passo necessário para colocar sua empresa no ar, mas acredite o trabalho começa muito antes disso!

 

Separamos para você, que deseja se aventurar nesse meio, os principais passos a se dar em direção a um e-commerce de sucesso.

 

Para montar uma loja virtual de sucesso é necessário: Passo 01 – planejar

O planejamento é a parte mais importante e a que você precisará concentrar mais dedicação e energia para montar uma loja virtual, será necessário que você tenha foco, e muito.

 

Não há como você começar um negocio sem ter a menor ideia do que você quer oferecer, quem você quer atingir, e como.

Toda loja precisa de um capital inicial e no e-commerce não é diferente, por isso, sugerimos que você monte um plano de negócios, ele te dará uma estimativa de forma pratica, de todos os recursos que você tem ou não disponíveis para iniciar, te mostra onde você deve concentrar uma maior atenção, e te ajuda a criar estratégias eficazes para reduzir ao máximo os riscos de erros.

 

 – A criação do plano é simples, basta que você responda algumas perguntas:

 

  • Qual o seu projeto?

 

É importante que você descreva, em detalhes, como será o seu negócio, o que você deseja vender, como deseja vender e porque escolheu determinados produtos. Liste características da sua loja que farão com que o seu cliente te escolha, e não um concorrente.

 

  • Qual o valor do seu investimento?

 

Aqui, é necessário que você descrimine qual valor você tem disponível para investir na sua loja. Separe por segmentos: produtos, investimento em plataforma, marketing digital, logística, e até mesmo funcionários. (Caso você possua um escritório, de onde ira comandar a sua loja virtual, descrimine também seus gastos com aluguel, agua, luz, internet e telefone).

 

  • Quem é o seu cliente?

 

É essencial você conhecer o seu publico alvo, saber sua idade, se são homens, mulheres, crianças ou jovens em geral, saber do que ele gosta, o que ele faz, suas prioridades. Tudo isso reflete diretamente na sua maneira de trabalhar, na hora de você escolher sua plataforma e como você personalizará sua loja. Todos esses detalhes fazem com o que o cliente se identifique com o que você tem para oferecer.

 

Uma sugestão é que você não se desespere em querer atender todo mundo, isso fará com que você precise ter centenas de produtos diferentes, e isso não te permitirá estreitar relacionamento com nenhum público. Escolha um carro chefe, dedique-se ao publico que você descobriu que necessita dele, isso tornará sua loja uma campeã de vendas.

 

  • Quem são os seus concorrentes?

 

Conheça o seu mercado, analise quem já está inserido nele. Observe suas principais características, suas principais falhas, suas plataformas, a maneira que operam e os benefícios que oferecem. Preocupe-se em detalhar bem essas características, nesta etapa é importante que você saiba bem onde “esta se metendo”.

 

Uma sugestão é que você escolha nichos de mercado, que são mercados “menores” onde sempre existe uma parcela de clientes que não estão sendo atendidos ou não estão satisfeitos, nesse ambiente a concorrência é menor, e você evita de esbarrar em grandes empresas, como a americanas.com e submarino, onde as estratégias de marketing são intensas e é extremamente difícil de competir.

 

 

Passo 02: A escolha da plataforma

 

Para montar uma loja virtual de sucesso é preciso que você escolha bem a plataforma a se utilizar e isso é um grande desafio. Ela é o sistema central do seu projeto, é importante que você escolha o que mais combina com o seu negocio e o que melhor atende suas necessidades.

 

Atualmente, existem três tipos principais de plataformas: Open Source, SaaS e as plataformas exclusivas.

 

Open Source: são sistemas de e-commerce criados por programadores que deixam códigos disponíveis para download gratuito.

 

SaaS: são lojas virtuais alugadas, onde empresas oferecem seus sistemas cobrando em troca uma mensalidade ou qualquer outro tipo de taxa.

 

Plataformas Exclusivas: é um sistema de alto custo, pois é desenvolvido exclusivamente para um determinado negócio, a fim de satisfazer necessidades especificas.

 

Existem inúmeros fornecedores de plataforma disponíveis no mercado, pesquise e estude qual melhor combina com o seu projeto.

Lembre-se, é de extrema importância que a plataforma de sua escolha tenha versão mobile, atualmente muitas pessoas acessam de diversos tipos de dispositivos, e no segmento que você escolheu atuar, de acessórios para celular, a maior parte do publico acessará por smartphones, tenha disponível um layout legível e atrativo.

 

Passo 03: Formas de Pagamento

 

Um fator importante ao qual você deve se atentar ao montar uma loja virtual são as formas de pagamento que irá oferecer. Existem três formas disponíveis:

 

  • Intermediadores de pagamento: é a melhor opção para quem esta iniciando no mercado de e-commerce, é um processo de pagamento terceirizado, oferecido por empresas com o PagSeguro, Paypal e Bcash, que disponibilizam também as analises antifraude.

 

  • Gateways de pagamento: que são sistemas que fazem a integração da sua loja diretamente com as administradoras.

 

  • Integração direta: que é o relacionamento direto com as operadoras, como Cielo e Rede.

 

Atente-se também a segurança e a usabilidade da sua conexão, escolha a melhor para o seu tipo de negócio, e tenha em mente que cada detalhe dessa etapa do processo requer muita atenção.

 

Passo 04: Segurança

 

Ao montar uma loja virtual, é necessário que a segurança do seu sistema e dos seus processos seja prioridade.

 

A integridade da sua loja online está diretamente ligada a segurança e a mesma proporcionalmente integrada aos sistemas de pagamento.

 

Se você optou por usar gatways ou lidar diretamente com as operadoras você precisará de um bom sistema antifraude, isso fará com que você se proteja e proteja seu cliente de problemas como clonagem de cartão de crédito, uso de cartão de créditos roubados e muitas outras formas de fraude que existem no mundo do e-commerce.

 

Manter sua linha telefônica sempre ativa, e alguém para prontamente, ou o mais breve possível, responder aos e-mails enviados também atingem diretamente na sensação de segurança do seu cliente, e ela é a responsável pela confiança que ele depositará em você.

 

Passo 05: Merchandising

 

O marketing é o melhor amigo de uma loja virtual, ele te dará condições mercadológicas de colocar um produto no mercado em condições não só competitivas, mas também atrativas para o seu cliente.

Existem ações de rápido retorno, e existem estratégias de retorno a médio e longo prazo.

 

O Facebook ADS é o sistema de anuncio da rede social mais utilizada no mundo, ela te permite segmentar quem irá ver seu anuncio, e destinar ao seu publico especifico, que a essa altura do campeonato você já sabe qual é, pois o descreveu lá em cima, no passo 01, quando montou seu plano de negócios. Se usar essa ferramenta da forma correta, seu retorno não só será rápido como também será grande.

 

Existe também a plataforma do google, que é a ferramenta mais utilizada para se fazer anúncios: o google Adwords. Ele funciona mostrando anúncios da sua empresa para pessoas que estão pesquisando com palavras diretamente relacionadas com os seus produtos. Nessa ferramenta, você precisa trabalhar utilizando as palavras mais diretas possíveis, e com os seus melhores produtos, pois ela é cobrada por clique e não costuma ser barato.

 

Procure deixar suas redes sociais sempre atualizadas, elas são a melhor forma de criar relacionamentos com o público, manter o chat sempre disponível e personalizá-la com a cara do seu publico alvo é uma ótima estratégia de marketing.

 

Outro detalhe importante são os e-mails. Sempre que possível, envie e-mails marketing para os seus clientes, os mantenha informados das novidades e dos benefícios existentes na sua loja.

 

Passo 06: Logística.

 

Ao montar uma loja virtual é importante que você escolha uma ótima estratégia de logística, procure não se prender somente aos correios, as transportadoras estão sempre dispostas a negociar e o preço é sempre competitivo com o mercado.

 

No segmento que você escolheu, de acessórios para celular, uma boa opção são os motoboys, principalmente para distancias menores. As mercadorias, em sua maioria, são cargas pequenas, e os custos com certeza valerão mais a pena.

 

Avalie a possibilidade de programar as entregas com o seu cliente, isso fará com que você envie mais produtos de uma vez, conseguindo oferecer um menor valor de frete, e caso seu cliente adquira um lote grande, de capinhas para celular por exemplo, você pode aplicar programas de frete grátis, dando ao consumidor mais motivos para permanecer fiel a sua loja.

 

Passo 07: Mercadorias

 

Conversamos lá em cima sobre como é importante você focar no público e não no produto, entretanto é necessário que você saiba o que vai oferecer. A qualidade das suas mercadorias reflete na reputação da sua loja virtual.

 

Quando for adquirir o seu primeiro estoque não foque apenas no essencial, no tradicional, como capinhas, carregadores, cartões de memória e afins. Procure disponibilizar ao seu cliente o que está em competitividade no mercado, as ultimas tendências, o que o público mais anda procurando.

 

Defina um carro chefe, escolha uma marca exclusiva de celular, ou de fornecedor, e foque no diferencial que sua e-commerce terá para oferecer.

 

Último passo: Atendimento ao cliente!

 

O relacionamento criado com o cliente é umas das coisas que definirá seu sucesso ao montar uma loja virtual.

 

Seja pessoal, os clientes gostam de saber que existem outras pessoas do outro lado da tela do computador, procure sempre o chamar pelo nome, e permita que ele saiba o seu, estreite o relacionamento perguntando suas preferencias, conhecendo suas necessidades.

 

Envie e-mails em seu nome, não no da sua loja, mostre a ele que você se importa e esta tratando do seu problema, dúvida ou pedido pessoalmente.

 

Existem outras maneiras de melhorar o seu atendimento:

 

  • Suporte

 

Você deve se preocupar em oferecer para o seu cliente o suporte em todas as esferas: antes, durante e depois da compra, esteja atento a tirar todas as dúvidas do seu consumidor.

 

  • Linha telefônica

 

Um detalhe importante para uma loja virtual é manter um telefone fixo. Existe uma empresa, chamada Atende Simples, que permite que pequenas empresas tenham números nacionais (os que iniciam com 3003) ou até mesmo um 0800, por um valor muito acessível, seu cliente se sentirá seguro ao saber que existe do outro lado da tela uma pessoa e um lugar.

 

  • Chat

 

O chat é uma ferramenta de grande necessidade, e é importante que você o tenha disponível na sua plataforma digital. Dar ao seu cliente a opção de tirar a duvida sobre o modelo do celular que possui, sobre o tamanho das peças em tempo real e de forma rápida e fácil aumenta a sua sensação de segurança.

 

  • E-mail

 

É importante que você responda todos os e-mails, mesmo que seja para dizer ao seu cliente que não possui determinado produto e que não tem como ajuda-lo no momento, isso fará com que ele se sinta importante, e volte na próxima oportunidade.  Seja pessoal, como dissemos mais pra cima, responda os e-mails como pessoa e não como empresa.

 

Como você pode perceber, o trabalho começa muito antes de colocar sua loja virtual de acessórios no ar, pense bastante, organize seu tempo, peça ajuda, escolha os melhores produtos para os melhores clientes, e desta forma obterá os melhores resultados.

 

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário