COMO MELHORAR O TRÁFEGO ORGÂNICO DA SUA LOJA VIRTUAL

Criar uma loja virtual é apenas o primeiro passo para o empreendedor que deseja investir no mercado de e-commerce.

Um ponto absolutamente importante para que o seu negócio obtenha sucesso é: ele precisa ser visto, lembrado e principalmente – ACESSADO.

O tráfego dentro da sua loja virtual atua diretamente relacionado a lucratividade da sua loja virtual, e é preciso saber monitorar todas essas visitas para que você não invista seus recursos no lugar errado.

Existem diversos tipos de tráfego: pago; social; de referencia, direto, e também o tráfego orgânico, e este ultimo é que iremos abordar as melhores formas de trabalha-lo para potenciar os acessos e as vendas da sua loja virtual.

 

O QUE É TRÁFEGO?

 

Tráfego é o nome que damos ao acesso utilizado pelo usuário para encontrar sua loja virtual.

Como citamos lá em cima, existem alguns tipos de tráfego:

  • Pago – onde os consumidores acessam sua loja virtual por meio de anúncios patrocinados.
  • Social – onde os consumidores acessam sua loja virtual por meio de links compartilhados em redes sociais
  • De referencia – onde seus consumidores localizam sua loja virtual por indicação de outro site
  • Direto – neste tráfego o consumidor digita o endereço da sua loja virtual diretamente na barra de endereço.

O tráfego orgânico, por sua vez, é o acesso à sua loja virtual mediante pesquisas em sites de busca, como o Bing, Google e Yahoo. É gratuito, e por isso você deve considerar trabalhar as estratégias necessárias para um ótimo funcionamento do mesmo.

 

TRABALHO A LONGO PRAZO

Atrair clientes para uma loja uma virtual é um desafio a ser enfrentado diariamente, e os resultados podem ser avistados a longo prazo, por isso é importante que seus lucros não dependam absolutamente dele.

As estratégias de SEO são as responsáveis pela geração de tráfego orgânico na sua e-commerce, e por isso existem algumas técnicas que precisam ser aplicadas:

 

  1. Crie conteúdos relevantes

Disponibilizar conteúdos de qualidade é o melhor caminho para aumentar o trafego orgânico na sua plataforma.

Crie um blog e trabalhe as palavras chaves que mais combinarem com o seu negócio.

Atue em conjunto com suas redes sociais, escreva sobre o universo ao qual sua e-commerce encontra-se inserida, crie vídeos, dicas, passo a passo, quanto maior for o fluxo de informações (coerentes) que você oferecer, maior será a interação com as pessoas.

Induza seus consumidores, sutilmente, convidando-os a participar das suas publicações, aumentando as chances de comentarem e compartilharem seus links.

Essas atitudes mostram ao Google que o que você produz tem relevância no mercado, e que seria muito bom que mais pessoas tivessem acesso a ele.

 

 

  1. Otimize sua plataforma

Otimizar sua plataforma e suas páginas é de extrema importância.

Uma boa otimização de onpage inclui utilizar títulos eficientes, trabalhar a meta descrição das suas publicações (aquelas que aparecem nos sites de busca), procure utilizar as palavras que escolher dentro deles.

Utilize os links externos com cuidado, e faça com que as URLs das suas publicações sejam limpas.

Mantenha a sua plataforma sempre atualizada, verifique o desempenho de navegação com frequência e se os links não estão quebrados.

Remova todos os obstáculos que possam inferir no acesso do consumidor as informações que necessite ou aos produtos que procura. Preocupe-se em manter uma ordem logica e sucinta de organização dos produtos e de solicitação de informações cadastro. Não peça informações desnecessárias!

Essas pequenas estratégias ajudam no momento em que os motores de buscas realizam o rankeamento da sua pagina nos sites de busca.

 

  1. Gere links externos

Associar seu conteúdo a links bem relacionados nos sites de busca é uma ótima estratégia para aumentar a reputação da sua loja virtual.

Esta tática te ajuda também a aumentar o que chamamos lá no inicio do texto de “tráfego de referência”. Estude os melhores sites que falem sobre assuntos que interessam diretamente ao seu público, e busque oferecer conteúdo: artigos, pesquisas, posts… isso é o que chamamos de backlinks, onde você cria o artigo e insere nele links diretos para a suas paginas e plataformas.

Quanto melhor reconhecido for o site parceiro, maior a credibilidade que ele agregará a sua loja virtual.

 

  1. Tenha um e-commerce responsivo

 

O termo e-commerce responsivo parece muito complicado na teoria, mas é bem simples na prática.

Ter uma loja virtual responsiva é ter uma plataforma preparada para receber acessos e oferecer todas as funcionalidades necessárias quando as visitas forem realizadas também por smartphones e tablets.

Se você não sabe se sua loja virtual é compatível com os dispositivos o Google oferece um teste para te ajudar a descobrir, acesso: Teste de Compatibilidade Google.

 

Agora que você já sabe como melhorar o tráfego orgânico da sua loja virtual, continue sua visita no nosso blog e veja muitas outras estratégias para transformar seu e-commerce num negócio de sucesso!

 

 

Comentários do Facebook

1 comentário

  1. Pingback: Como criar um Marketing de Conteúdo eficaz? - Passo a Passo Simples

Deixe seu comentário