Confira como ganhar dinheiro com artesanato com essas 5 ideias

Que os produtos artesanais fazem o maior sucesso entre os consumidores, quanto a isso, não há dúvidas. Mas como ganhar dinheiro com artesanato? Essa pergunta é feita por muitos artesãos que costumam receber uma ou outra encomenda sem conseguirem manter um ritmo regular de vendas.

Neste artigo, vamos mostrar para você um passo a passo para incrementar ainda mais suas vendas. E as novidades não param por aqui! Apresentaremos também 5 ideias de artesanato que você pode começar a produzir para aumentar os lucros. Não perca!

Ofereça um produto diferenciado

Uma das razões que fazem os clientes escolherem o artesanato é o fato de poder encontrar produtos diferenciados das versões industrializadas. Então, a primeira dica é pensar em um produto exclusivo.

Imagine que você queira produzir almofadas e exista outros artesãos oferecendo o mesmo tipo de produto. Em vez de desistir da ideia, pesquise referências e invista em aplicações ou tecidos diferentes daqueles utilizados pela concorrência. Quanto mais você se destacar no mercado, maiores as chances de atrair mais clientes.

Posicione-se no mercado do artesanato

Definir seu público-alvo é outro ponto importante para incrementar as vendas. Pense no produto que você tem a oferecer e qual seria o consumidor interessado em comprá-lo.

Você produz cadernos artesanais? Então, provavelmente, seu público-alvo pode ser de estudantes de artes ou das ciências humanas. Lembrancinhas para a maternidade? Foque as futuras mamães. Ao dedicar seus esforços no atendimento ao cliente por segmento e não em todo o mercado, suas chances de ganhar dinheiro com artesanato aumentam.

Crie uma marca para seus produtos

Você já tem uma marca? Se a resposta for negativa, é hora de criá-la agora mesmo. Mais do que um nome, sua marca define a maneira como seu negócio será conhecido no mercado.

Escolha um nome e uma imagem que reflitam a identidade do seu negócio e sejam facilmente reconhecidas pelo consumidor. De nada adianta caprichar em um nome de difícil pronúncia ou entendimento, não é mesmo? Com a identidade definida, é hora tornar sua marca conhecida. Lembre-se de que ela precisa estar em todos os produtos, pontos de venda e redes sociais.

Construa parcerias

Uma das maneiras de aumentar as vendas dos seus produtos é realizar parcerias com lojas que comercializam artesanato. Fique atento, pois, nesse caso, o seu ganho será na quantidade de produto vendida para que a loja consiga mantê-lo a um preço atrativo para o consumidor. Ou seja, sua margem de lucro será maior no volume de vendas e não por peça vendida.

Desse modo, você precisa pensar também em reduzir os custos de fabricação do seu artesanato. Aproveite para renegociar com os fornecedores e diminuir o tempo de produção.

Participe de feiras e exposições de artesanato

Esses locais são uma excelente oportunidade para você divulgar sua marca e produtos, além de permitirem um contato mais direto com o consumidor, o que pode gerar bons negócios e criar uma oportunidade de fidelização do produto.

Apesar das vantagens, é preciso considerar que sua participação nesses eventos tem alguns custos, como inscrição, locação de espaço e decoração. Antes de se inscrever, participe de uma feira de artesanato como visitante, converse com os expositores e, então, avalie se vale a pena expor seus produtos nesse tipo de local.

Crie uma loja virtual

A internet é sem dúvida o melhor ponto de venda para o seu artesanato. Ela torna seu ponto de venda aberto para todo o mundo, todos os dias do ano, durante 24 horas. Não é incrível?

Em poucos passos, crie sua loja virtual e abra-se para o mundo! É importante manter sua página sempre atualizada e com fotos que permitam que o consumidor consiga ver bem o artesanato que você oferece. Informações como materiais utilizados e as dimensões do produto também não podem faltar. O mesmo vale para as formas e condições de pagamento.

Vale lembrar que o artesanato produzido aqui no Brasil tem uma excelente aceitação no exterior. Adicionar informações em outras línguas, como inglês ou espanhol pode até mesmo abrir as portas para negócios em maior escala e a exportação de seus trabalhos. Pense nisso!

Divulgue seu trabalho nas redes sociais

Depois de escolhido o seu ponto de venda ideal, divulgue o seu artesanato nas redes sociais e incremente ainda mais a venda de seus produtos. Crie uma página de sua marca nas principais redes e visite páginas voltadas para o artesanato. Lá, você vai encontrar muitas pessoas interessadas nesse tipo de trabalho. Convide-as para conhecerem a sua marca e seguirem suas páginas.

Dois pontos são importantes ao se usar as redes sociais para divulgar sua marca: manter a página sempre atualizada e interagir com o cliente sempre que possível.

Veja essas 5 ideias de como ganhar dinheiro com artesanato

Agora que você aprendeu algumas dicas para incrementar ainda mais as vendas, que tal conhecer algumas ideias que fazem sucesso entre os produtos artesanais e que você pode fazer.

1. Guirlandas

Elas já não fazem sucesso apenas no Natal e podem ser uma nova alternativa para ganhar dinheiro com artesanato. Você pode produzir guirlandas de feltro para decorar o quarto de crianças ou para as mães levarem para a maternidade, por exemplo. E o melhor é que você pode utilizar o feltro restante para confeccionar outras peças, como lembrancinhas e detalhes de almofadas.

2. Produtos em crochê

Outro artesanato atemporal e que pode fazer você ganhar dinheiro o ano todo são os produtos confeccionados em crochê. Brinquedos, almofadas, colchas e até peças de vestuário, enfim, sempre há um público interessado.

3. Luminárias

Elas trazem um charme a mais a decoração e o melhor: podem ser produzidas com materiais baratos, garantindo a você uma maior rentabilidade. Crie luminárias verticais a partir de tubos de pvc. Quer destacar a peça? É só perfurar as laterais formando um desenho. Com sisal ou barbante e o auxílio de um balão, você pode produzir uma luminária cheia de estilo.

4. Bijuterias

Mais uma dica de produto artesanal que você pode vender o ano inteiro, as bijuterias são uma ótima fonte para diversificar sua oferta de produtos. Fique por dentro das principais tendências de moda para criar peças que estejam entre as mais procuradas pelas clientes. Outra dica é oferecer a possibilidade de customização das peças. As consumidoras adoram!

5. Peças para casamentos

O artesanato voltado para casamentos veio para ficar. De convites, forminhas para doces até as lembrancinhas, as noivas têm procurado produtos personalizados e com aquele toque de estilo que só os produtos artesanais oferecem, então, mãos à obra!

Gostou das nossas dicas de como ganhar dinheiro com artesanato? Que tal aprender um pouco mais sobre como vender artesanato pela internet e garantir mais sucesso com as vendas? Até a próxima!

 

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário