Como divulgar minha loja virtual com pouco dinheiro?

Para conseguir sucesso ao criar uma loja virtual é preciso que você faça mais do que simplesmente colocar seus produtos a venda. Criar um bom relacionamento, investir em comunicação e principalmente em marketing também é necessário, mas você deve estar se perguntando: como divulgar minha loja virtual com pouco dinheiro?

 

Uma empresa que não é vista não é lembrada, parece clichê, mas é a mais pura verdade. É de extrema importância que você, ao criar sua loja virtual, dedique-se a ter um bom setor de marketing.

 

É normal que você se pergunte como fazer, ainda mais quando se é iniciante no mercado de e-commerce e seus recursos não são tão grandes, foi pensando exatamente em empreendedores como você que separamos algumas estratégias de marketing com o custo baixo.

 

  • Marketing Magazine Luiza

 

Durante muito tempo a Magazine Luiza foi considerada a recordista em investimento de marketing em compra de mídia não só nos principais canais de televisão como também nos horários de maior pico.

 

Entretanto, após estudos realizados, a empresa descobriu que muitas lojas realizavam campanhas caseiras, produzindo vídeos divertidos com os celulares dos próprios clientes, e isso gerava um grande retorno, chegando a conclusão que a população se identificava com propagandas mais próximas a elas, realizadas por funcionários que elas encontrariam disponíveis para atenda-las caso fossem até a loja.

 

Por isso, invista em conteúdo. Grave vídeos curtos, de ate um minuto, e de ao seu cliente uma visualização real do seu e-commerce, isso dará a ele a sensação de proximidade e confiança.

 

  • Utilize o Facebook ao seu favor

 

Divulgar sua loja virtual no Facebook é possível, mas requer atenção e dedicação. 90% das pessoas que utilizam internet no mundo estão no Facebook, uma parte delas com certeza faz parte do seu público alvo, entretanto você vai esbarrar numa parcela que nunca imaginou que pudesse atingir, e é aí que você precisa estar atento para aproveitar a oportunidade.

 

As pessoas não utilizam o Facebook para fazer compras, a sua grande maioria está online para se relacionar, e por isso é importante saber se posicionar diante deles. Sua página precisa focar em apresentar não só o seu produto, mas também todo o universo no qual ele faz parte, ofereça ao seu cliente (e ao seu futuro cliente) conteúdos que agreguem valor, que tenham relevância dentro do nicho com o qual você está trabalhando, realizar compras no dentro de uma rede social é consequência do relacionamento estabelecido.

 

Para te ajudar o Facebook possui ferramentas gratuitas de análise de público, a ferramenta EdgeRank funciona de acordo com a sua interação com o público (e vice-versa) analisando sempre a relevância. Ele te oferece também diversos outros relatórios gratuitos, onde você pode avaliar o horário de pico da sua audiência e saber qual o melhorar horário para disponibilizar conteúdos e anúncios.

 

É interessante também que você se atente ao formato das suas postagens, imagens e vídeos geram uma maior interação e um retorno significativo, instigue a curiosidade dos seus clientes, e consiga que eles queiram sempre saber mais a respeito da sua loja e/ou produto.

 

  • Fidelizar também é uma estratégia de marketing

 

Fazer com que uma pessoa e acesse sua loja virtual é importante, mas você já deve ter ouvido por aí que é mais difícil (e mais caro) conquistar um novo cliente do que manter “seu” um cliente atual, e é nesse momento que entra o que chamamos de fidelização.

 

Trabalhar a fidelização é necessário, um público fiel a sua loja não vai apenas comprar mais de você, ele vai comprar sempre e ainda te indicará para os amigos, o que chamamos de marketing boca-a-boca, o que pode parecer antigo, mas ainda é uma das formas de publicidade mais eficaz e o melhor de tudo, gratuita.

 

Quando um cliente te indica a outras pessoas, ele não está indicando apenas o seu produto, ele está indicando o bom atendimento que recebeu, a rapidez na solução de problemas, o compromisso com a entrega na data certa, ou seja, a ótima experiência que ele obteve na sua loja, e o alcance que isso gera, principalmente na era das redes sociais a qual estamos reféns, é imensurável.

 

Existem algumas técnicas para fidelização bem eficazes, como:

 

  1. Oferecer benefícios: Utilize os canais de comunicação com o cliente que seu e-commerce possui para oferecer benefícios ao seu cliente. Dê a ele a sensação de exclusividade, ofereça vantagens que o faça te escolher mais uma vez. E ainda mais, mostre a ele os benefícios que o seu produto o dará, como por exemplo, se sua loja for de roupas femininas, foque no bem-estar, no conforto que o produto oferecerá a ele, pense sempre sem ofertar soluções, para um problema ou até mesmo um desejo.

 

  1. Cupons de desconto: utilize as datas especiais para fisgar seu cliente, envie felicitações no dia do seu aniversário, ou o da loja, ofereça cupons de desconto, isso pode ser realizado por e-mail marketing, por exemplo.

 

  • Conheça seu público: realizar analises de público é de extrema importância, observe seu comportamento na loja, seu histórico de consumo, e até mesmo a frequência com que ele interage nas redes sociais, dessa forma você consegue visualizar quais clientes tem mais chances de ser fidelizados, e a eles você dedicará uma maior atenção.

 

  1. Dê prêmios aos seus clientes: ofereça não apenas descontos e/ou condições especiais, envie uma vez ou outra, presentes e mimos ao seu cliente, e divulgue, discretamente esses benefícios, para que os demais clientes saibam as vantagens que obterão ao tornarem-se fieis a você.

 

 

  1. Seja atencioso: uma maneira delicada de mostrar ao seu cliente o quanto você se preocupa com o seu bem-estar é enviar um bilhetinho escrito a mão junto com o seu pedido. Isso fará com que ele veja que você se preocupou pessoalmente com sua encomenda.

 

  • E-mail marketing funciona mesmo?

 

Acredite, funciona! O e-mail marketing possibilita que você se aproxime do seu cliente, que conheça seus gostos e hábitos, e é também a melhor maneira de oferecer campanhas exclusivas e benefícios diferenciados.

 

  • SEO

 

SEO é uma técnica de marketing que te oferecerá retornos a longo prazo. Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Busca, é o mecanismo utilizado para alavancar o posicionamento de um site (no caso sua loja), de forma orgânica, nas paginas de resultados nos sites de buscas.

 

O primeiro passo para otimizar as suas vendas com a ferramenta SEO é a escolha das palavras chaves na sua página. Como comentamos mais acima, produzir conteúdos nas suas redes sociais, num blog da sua loja, ou até mesmo em blogs parceiros geram muito resultado, e é aí que as palavras chaves entram, pois, sites de pesquisas, como o google, se baseiam nos termos que você usa para estipular sua posição nas pesquisas. Descubra quais termos estão em alta, e abuse deles. Uma boa forma de se manter atualizado é ficar ligado no Google Trends, e nos trends topics do Twitter.

 

  • Marketing Adesivo

 

Uma técnica simples que gera um resultado grandioso para sua loja virtual é o envio de adesivos. Utilizada por grandes marcas como o Nubank, a estratégia visa em tornar sua loja e ou marca visível também fora da internet, enviando ao cliente junto com o seu pedido adesivos que remetem ao produto e/oi serviço prestado, entregar em feiras e eventos também é valido.

 

Desenvolva uma hastag ou utilize seu logo, o público, mais jovem principalmente, gosta muito de exibir suas escolhas e aquisições, em notebooks, para-brisa do carro, janela do quarto, isso instiga a curiosidade alheia, e faz com que novamente o marketing boca a boca entre em ação. Outro detalhe importante: essa técnica é extremamente econômica

 

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário