Guia de Sucesso: Tudo o que você precisa saber para fazer vendas online

As estimativas para o comércio eletrônico no Brasil são extremamente positivas, pois passam por um momento de crescimento progressivo mesmo com a crise financeira do país.

As vantagens de ter um negócio online são inúmeras, você vende dia e noite sem parar. Não existe a fase de fechar o comércio, pois no site seus produtos estão disponíveis a qualquer hora, para quem quiser comprar, em qualquer lugar, basta ter acesso à internet. É uma vitrine extremamente segura, pois a chance de roubo é quase nula, comprar é a única maneira de levar o seu produto para casa.

Você não precisa limitar por local, ou seja, não existe limite geográfico. Mesmo você não tenha como entregar para outros lugares, pode atingir a cidade toda onde mora e não se limitar apenas a vizinhança. Além de toda a comodidade  de quem recebe o produto em casa.

As promoções que são criadas dentro da Loja Virtual abrem um leque de possibilidades, por ser uma divulgação instantânea, onde não é necessário investir em material impresso para que as pessoas possam tomar conhecimento.

Vale lembrar que o consumidor é super conectado e vai até a internet para muitas coisas do seu dia a dia, alias muitas coisas hoje podem ser resolvidas em poucos cliques, pelo celular de qualquer lugar e comprar produtos não poderia ser diferente. Se seu negócio não está online, consequentemente está perdendo grande fatia do mercado. Sua Loja Virtual precisa funcionar perfeitamente em todos os dispositivos que tenham acesso a internet: computadores, tablets e celulares.

    A atenção das pessoas está saindo cada vez das mídias tradicionais e indo para o digital.

O investimento é menor do que um negócio físico, pois não existe a demanda de infraestrutura como locação de um espaço, reformas, investimento em móveis, entre outros que seriam necessários para montar uma loja física. O estoque pode ficar onde você achar mais conveniente, um pequeno empreendedor pode estocar seus produtos em casa, e investir em um lugar para estocar conforme a sua loja virtual for crescendo.

Além disso, a venda pela internet pode ser monitorada e analisada de qualquer lugar, basta ter acesso à internet. O acompanhamento de retorno é sempre mais rápido e muito mais assertivo, pois você tem a capacidade de acompanhar em tempo real. Ver se as suas campanhas de marketing estão caminhando sozinhas ou se precisam de algum ajuste para que melhorem.

Você consegue analisar em tempo real as pessoas que estão na Loja Virtual e na maioria das vezes de onde elas vieram (origem do tráfego). Quanto melhor você conhecer a sua audiência, mais fácil consegue estabelecer uma estratégia assertiva para faturar cada vez mais com a sua loja virtual.

Porém para que tudo isso seja possível é importante que você tenha uma Loja Virtual que seja muito bem estruturada, com todas as opções de compras, transações monetária e principalmente que tenha um visual que atraia e transmita confiança ao público.

A Loja Virtual precisa ser de fácil navegação e o consumidor deve encontrar o que precisa com facilidade, de preferência em três cliques.

Para Criar uma Loja Virtual completa, com todos os pré requisitos e necessidades você precisa de uma  excelente plataforma para loja virtual . Essa plataforma precisa ser integrada com todas as ferramentas que você necessita para iniciar as vendas como: formas de pagamento, transações monetárias, blog, google maps, pagseguro, envio pelos correios, google analytics, entre outras. Além disso, é importante ter o máximo de cuidado para que o serviço de hospedagem da sua Loja Virtual seja estável e seguro.

Essas ferramentas serão suas armas para iniciar as vendas e fazer  o marketing digital da sua Loja Virtual seja excelente e faça com que seu e-commerce seja cada vez mais reconhecido na internet.

Por isso a escolha da plataforma é muito importante nesse processo, monte sua loja em uma plataforma que te dê total liberdade e também seja de fácil de manuseio, para que você não dependa 24h de um técnico.

Procure por plataformas que já são otimizadas para SEO (Otimização de Busca),pois toda a estrutura já vem preparada  para o reconhecimento da sua loja virtual pelo Google.

 

É importante divulgar a sua loja virtual. Na internet  é diferente de uma loja de rua, onde as pessoas passam em frente. Sem divulgação sua loja não terá visitas e sem visitas, não há vendas (mais a frente nós falamos sobre estratégias de divulgação em detalhes).

Qualquer empresa para obter sucesso ela deve oferecer produtos ou serviços de qualidade. Além de investir no pós-venda, para conquistar e fidelizar seus clientes tornando-os verdadeiros defensores da sua marca.

Antes de tudo… Sua loja virtual deve Transmita Confiança

Comece a estratégia de marketing pensando se a sua loja virtual transmite confiança aos seus clientes, será que ele vai se sentir seguro para inserir os dados do cartão de crédito? Será que ele se sente seguro em navegar nas páginas dos produtos?
De nada adianta uma ação de marketing bem estruturada se o consumidor não sentir segurança em finalizar a compra.

Como transmitir confiança ao cliente?

a) Suporte em tempo real: Tenha um atendimento online à disposição, para que ele possa tirar as dúvidas.
P.S: Isso não quer dizer que você tenha que ficar o dia toda na frente do computador, existem vários chats online com aplicativo de celular para que você possa atender de onde estiver;
b) Tenha um layout  profissional, afinal ninguém sente segurança em comprar de uma loja que não se preocupa nem com o visual;
O cliente pensa: Se não tem preocupação com que eu estou vendo (layout), imagina com a segurança de dados! E sai da loja virtual sem finalizar a compra;
c) 
Tenha uma política de privacidade e de trocas e devoluções objetiva, clara e completa;
d) As Redes Sociais são essenciais- falaremos um pouco mais abaixo sobre redes sociais.

Marketing de Conteúdo

 

Uma das estratégias de marketing para Loja Virtual que estão em alta atualmente é o marketing de conteúdo, onde você produz conteúdo relevante para o seu público alvo.

O objetivo desse conteúdo nem sempre é vender os produtos, mas sim ajudar o potencial cliente a poder resolver algum problema, fazendo com que crie um laço de confiança com a sua empresa.

Assim quando ele precisar do produto lembrará da sua marca, e advinha com quem ele vai finalizar a compra? Com a sua Loja Virtual!

É importante que o consumidor entenda  o que ele está comprando, pode parecer brincadeira, mas já vi muitos casos ele não sabe exatamente para que o produto ou serviço serve e acaba ficando na dúvida ou insatisfeito com o produto. Se as dúvidas forem esclarecidas antes da compra, a compra é efetivada com sucesso e você ainda fideliza um cliente.

Veja aqui: Como criar conteúdo valioso para o seu público?

Se o seu conteúdo for diário e levar ao cliente informações úteis, ele ainda poderá indicar a sua Loja Virtual para conhecidos que também são potenciais clientes.

O conteúdo também te ajuda a disputar as primeiras posições do Google, uma vez que uma das métricas de avaliação é a quantidade e qualidade do conteúdo fornecido pelo site.

Em resumo:  você passa informações relevantes para o seu consumidor , ele te vê como um especialista (a pessoa que mais entende do assunto) e por consequência ele se sente mais seguro em comprar com você, ou seja, sua empresa será sua primeira opção na hora da compra.

Veja como exemplo o blog da Magazine Luiza:

Redes Sociais

Toda loja precisa ter um atendimento excelente e também toda a proximidade possível no relacionamento com o cliente, pois são itens fundamentais de engajamento com o cliente.
Na internet uma das melhores maneiras e que se mostra cada vez mais eficaz de fazer esse relacionamento é por meio das mídias digitais, onde você consegue expor todo o seu produto, ouvir seu público alvo e conversar de forma informal com ele.

Você pode até anunciar os seus produtos ou serviços , mas é importante lembrar que as pessoas acessam as redes sociais para se relacionar, são poucas as vezes que acabam de fato comprando os produto – O Foco das Redes Sociais é Relacionamento!

Procure ter uma interação mais informal, como se seu público alvo estivesse mesmo dentro da loja e seu vendedor fosse uma pessoa muito simpática e carismática.

Fidelização dos Clientes

É importante sempre ter em mente que um cliente satisfeito, é um cliente fiel. Por isso mesmo depois do cliente efetuar a compra você precisa conquistar ele, investindo para que consiga mantê-lo e também trabalhar com benefícios exclusivos para que ele se torne fiel.

A divulgação não deve parar logo após o ato da compra, é importante que você mantenha seus clientes perto para que eles saibam todas as promoções, ofertas, eventos e informações da Loja Virtual, por isso é importante a criação de e-mails marketing para continuar a se relacionar com o cliente mesmo depois da compra.

Com tudo isso, o consumidor naturalmente começa a indicar sua Loja Virtual para os amigos, falando positivamente sobre a sua marca e indicando para todas as pessoas mesmo que no momento elas não estejam interessadas em efetuar a compra.

Por mais que a sua loja seja virtual, o marketing boca a boca ainda é uma ação altamente eficiente, ainda mais nos dias atuais onde convivemos com blogueiras e influencer digitais, que indicam produtos para que as pessoas comprem.

Em Resumo: Investir no pós-venda é essencial para uma loja virtual que deseja ganhar destaque no mercado.

Otimização do Site

Com o acesso à internet móvel em qualquer lugar as pessoas podem acessar o e-mail, redes sociais, transferência de bancos, pedir comida e comprar produtos do celular.
É importante que a sua Loja Virtual abra em qualquer dispositivo móvel, pois a otimização do e-commerce  é levada em conta na hora de ranquear o seu e-commerce Ainda segundo o Google, até 2020 70% da população mundial estará conectada por meio de dispositivos móveis. Entendeu porque a sua loja precisa ser mobile?

Então preste atenção na plataforma que for contratar para  sua Loja Virtual, pois a velocidade do site, a leveza de todos os arquivos que estão disponíveis e também ser um site responsivo contam na hora do Google pontuar o seu e-commerce. Sua loja virtual deve ser toda otimizada para garantir a melhor experiência possível para o usuário.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é um recurso da Loja Virtual que por muito tempo caiu no esquecimento por empresários e até mesmo por profissionais do próprio marketing, especialmente por que algumas empresas utilizavam o e-mail marketing da maneira errada. Porém de uns tempos para cá conseguiram ver que quando bem trabalhado, ele traz resultados excelentes para que as Lojas Virtuais e constroe relacionamento com os consumidores.

Mas é importante ter muito cuidado para manter uma periodicidade razoável para que não lote a caixa de entrada de seus consumidores ou futuros consumidores, para que sua estratégia não se torne inconveniente. Porém ao mesmo tempo é importante segmentar sua lista de acordo com todas as características e hábitos dos usuários para que as mensagens sejam cada vez mais assertivas.
Por exemplo: Se o seu cliente comprou um tênis, por que não enviar uma promoção de meias esportivas?

Dicas para criar um e-mail marketing de sucesso para sua Loja Virtual

1) Seja o mais pessoal possível: assine com o seu nome, em vez de com o nome da empresa. As pessoas gostam de se relacionar com pessoas. Se possível, personalize o e-mail com o nome da pessoa que vai abrir.

2) Escreva um título que desperte curiosidade

3) Não envie e-mails com muita frequência, só envie quando tiver algo realmente valioso a oferecer

4) Evite e-mails longos, procure ir direto ao ponto

5) Deixe sua call to action visível chamada para ação) é o seu link, o seu botão que irá direcionar o leitor para a página que você deseja. Não a deixe apenas no final do e-mail, repita sua call to action ao longo da mensagem.

Campanhas de Mídia Paga

As campanhas de mídias pagas também são muito importantes para a estratégia de divulgação da sua Loja Virtual. É de suma importância que você reserve um capital para divulgar a sua Loja Virtual em  mídias pagas, como no Google Adwords e Facebook Ads.

Direcione sempre o usuário para a página da produto promovido dentro da sua Loja Virtual e nunca para a página inicial. Assim, o consumidor não precisará ficar “caçando o produto” da promoção.

O Google Adwords é  a Principal fonte de receitas do Google e geralmente a primeira opção a se considerar para investimentos em mídia paga em uma estratégia de Marketing Digital, o Google AdWords destaca-se por ser uma plataforma de anúncios self-service com a possibilidade de empresas de qualquer tamanho anunciarem e extraírem resultados.

Basicamente funciona da seguinte forma: você insere as palavras chaves relacionadas ao produto e faz o anúncio. Este vídeo vai te fazer entender um pouco mais sobre o Google Adwords.

O Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. É extremamente eficaz graças às diversas opções de segmentação disponíveis para os anunciantes, o que gera maior número de conversões.

Seo para Loja Virtual

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, mas também é conhecido aqui no Brasil como Otimização de Sites para Buscadores. Como o nome diz, sua função é otimizar uma página para aparecer ou ganhar melhores posição nos sites de busca.

As práticas de SEO influenciam diretamente na busca orgânica, ou seja, aquela onde você não paga pelas palavras-chaves.

Dicas de Seo:

1) Tenha um título bem estrutura dos produtos para sua Loja Virtual: nada de títulos curtos, quanto mais rico for o seu título mais facilmente o cliente te encontrará e mais fácil será a indexação* do Google.

***A indexação no dicionário é a ação de descrever e identificar um documento de acordo com o seu assunto. A indexação seria a forma como o Google “faz a leitura” da sua Loja Virtual.

2) Tenha uma descrição detalhada que tire todas as dúvidas do seu cliente. Uma descrição excelente é escrita desta maneira:

  • Uma motivação de venda
  • A descrição física do produto
  • Informações Técnicas do produto

3) Jamais copie a descrição de outra Loja Virtual

4) Vídeos nos produtos aumentam o tempo de permanência do usuário em sua Loja Virtual, e o tempo de permanência é um dos critérios de ranking do Google

5) Tenha um blog para sua Loja Virtual, além de aumentar  a sua relevância no Google, você pode atrair tráfego qualificado, desde que os artigos sejam interessantes para o seu público alvo.

Plataforma de Loja Virtual

Procure uma plataforma com atendimento personalizado para que você consiga sanar todas as suas dúvidas sem ter de esperar muito tempo a resposta de um ticket aberto.

Uma Loja Virtual fora do ar é sinônimo de perder vendas e dinheiro. Então procure uma plataforma de e-commerce estável, que consiga te atender mesmo quando sua Loja Virtual crescer e tiver um grande número visitas simultâneas.

Os visitantes devem conseguir navegar na sua Loja Virtual sem que ela tenha qualquer tipo de problema: lentidão, não abrir imagens, não receber e-mails, não conseguir efetuar cadastro, pagamento fora do ar, entre outros.

Além de todas as estratégias de marketing que serão usadas para divulgar a Loja Virtual, é importante que quando o usuário entre nela, ele consiga navegar de forma fácil e achar rapidamente o que procura. É a mesma coisa que você entrar em uma loja física e a mesma está bagunçada sem que você consiga encontrar o que deseja, a primeira reação é sair da onde está. Afastando seus clientes e correndo o risco de que eles vão embora e ainda falem mal da sua loja , por esse motivo mesmo que seja uma Loja Virtual é importante que ela esteja em ordem sempre.

Com o auxílio dos profissionais que a plataforma escolhida oferece, é possível que a loja esteja impecável e que nenhum usuário tenha problemas para navegação e principalmente para a compra.

Divulgar uma Loja Virtual exige trabalho duro e dedicação, mas o resultado é com certeza recompensador. Seja diferente, faça diferente e nunca se esqueça que divulgação é a alma do negócio virtual, porque nesse caso é preciso ser visto para ser lembrado.

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