Como criar uma Marca de Sucesso para sua Loja Virtual do Zero

Comprar online não é mais uma novidade dentro do estilo de consumo das pessoas. Pelo contrário, esta prática já é uma realidade. É difícil encontrar alguém que ainda não tenha realizado alguma compra online.

Os motivos para este novo comportamento são muitos. Dentre eles podemos destacar a agilidade, facilidade e praticidade destas transações. Em uma vida corrida que levamos nos dias de hoje, é totalmente compreensível este interesse.

Se você já percebeu que o mercado de compra e venda de produtos mudou, quer fazer parte dele ofertando os seus serviços através de uma loja virtual, mas não sabe como fazer para fazer o seu nome no mercado, nós vamos lhe ajuda neste artigo.

A seguir, você conhecerá técnicas e estratégias de marketing não só para atrair e fidelizar clientes, mas também para fugir da concorrência e construir uma identidade visual do seu mais novo negócio online.

 

Coloque-se em uma posição única frente ao seu público-alvo


Se você está pensando em criar uma loja virtual, mas não sabe ao certo como fazer para que tudo dê certo e você consiga alcançar o sucesso que deseja, saiba que a sua insegurança é normal.

Realmente não é uma das coisas mais fáceis se solidificar no mercado quando já existem tantas empresas iguais ou parecidas com a sua atuando. Mas, é possível desde que você faça a coisa certa e aprenda a se posicionar.

Mas como se posicionar? Descubra logo abaixo.

 

Conheça o seu público alvo

 

Saber para quem você vai vender é o primeiro passo para que a sua loja virtual dê certo. Afinal, você precisa conhecer as pessoas que estão comprando o seu produto e identificar a real necessidade delas.

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Só a partir daí é que você poderá desenvolver e estabelecer novas e acertadas estratégias e técnicas de marketing para atingir em cheio esse público em potencial. Não pense que agir sem direcionamento e de forma aleatória fará você alcançar novos clientes.

Isso até pode acontecer, mas em uma probabilidade muito pequena se comparado ao que você pode conquistar através de uma divulgação segmentada, personalizada e focada apenas em quem, de fato, está interessado em adquirir um produto seu.

Existem algumas maneiras de adquirir estas informações. Você pode fazer pesquisas de mercado, observar os consumidores de produtos semelhantes aos seus, sondar sobre o estilo de vida e de consumo destas pessoas etc.

A internet também ajuda bastante a captar tais dados. O Facebook possui uma ferramenta interessante, o Insights, que permite que você saiba qual o período que o seu público mais acessa às redes sociais, por exemplo.

Além disso, você tem informações sobre gênero, faixa etária, escolaridade, interesses e várias outras informações que são importantíssimas na hora de criar estratégias de direcionamento.

Se você já tem um público para o produto que você vende, faça pesquisas e sondagens. Assim, você saberá do que ele gosta e de que forma você pode conquistá-lo e ofertar aquilo que ele tanto almeja.

 

Encontre o seu diferencial e destaque-se da concorrência



Desenvolver uma loja virtual é algo totalmente possível, no entanto, é preciso muito esforço também. Principalmente porque, além de você, muitos outros profissionais estão se atentando para a nova realidade das vendas online que estão conquistando cada vez mais adeptos.

Portanto, para conseguir uma posição de destaque em meio a tantas opções que o consumidor possui, você precisa criar um diferencial. Aqui estão algumas estratégias eficazes para que você alcance este objetivo.

 

a) Analise o mercado e o público alvo
A razão é simples. Você precisa saber onde está pisando, quais são as características do lugar em que você está se instalando e quem são as pessoas para as quais você quer vender.

Com este conhecimento, é possível se planejar para encontrar uma maneira mais assertiva para se posicionar no mercado, ganhar público, confiança e se estabelecer como opção número um.

 

Conheça a Análise SWOT: Planejamento das maiores lojas online de forma simples, para que você possa aplicar em sua loja virtual

 

b) Não venda um produto, mas uma solução

Apesar de parecer óbvio, muitos donos de lojas virtuais ou de qualquer outro negócio seja ele online ou não, esquecem do foco principal do negócio: o cliente. Acabam adotando uma estratégia errada de tentar vender um produto sem pensar na influência daquele item na vida do cliente.

Você deve pensar diferente. Lembre que você pesquisou sobre o seu público para saber do que ele precisa, logo, você deve solucionar esta necessidade. Busque a satisfação dele, a felicidade, a confiança e, assim, a venda do produto será uma conseqüência fácil.

As pessoas, enquanto consumidores, estão muito preocupadas em perder algo, por isso as promoções relâmpago fazem tanto sucesso e levam tanta gente às lojas. Aprenda a tirar proveito disso.

c) Encante o seu público

Além de saber o que oferecer ao seu público, para se destacar da concorrência você precisa dar a ele um motivo para ele voltar na sua loja virtual. Por isso, foque no que você pode fazer para que ele se sinta totalmente compreendido, satisfeito e realmente encantado.

Para isso, ofereça qualidade, facilidade e rapidez na compra, pagamento e entrega, boas promoções, diversas formas de pagamento, informação suficiente e adequada dos produtos, feedback positivo, acompanhamento de pós venda e solução de conflitos e desencontro de informações.

 

Defina a visão que você quer passar aos seus clientes



A sua empresa deve ser aquela que se preocupa com a clientela, que está em busca de sempre atender às necessidades dela. Mas, não é só isso. Escolha a forma como as pessoas irão encarar o seu negócio e batalhe por isso.

Gerar esta definição envolve o cuidado com o bem estar dos clientes, a valorização da qualidade e do preço justo, a preocupação com a sustentabilidade, a prioridade e pontualidade das entregas, etc.

Os seus clientes com esta visão já saberão o que encontrar quando forem visitar a sua loja virtual. Eles se sentirão bem aceitos, reconhecidos, importantes e isso fará um bem enorme não só a eles, mas à sua loja também.

E, claro, que os lucros irão aumentar com certeza. Cliente satisfeito faz propaganda de graça e uma das melhores, aliás. As pessoas buscam indicações quando querem adquirir um produto. Faça os seus clientes trabalharem para você, neste quesito.

 

Um ingrediente essencial de todas as marcas de sucesso

Conhecer o seu público alvo, desenvolver conteúdo específico, definir a visão que o seu público terá com a sua marca são essenciais para se destacar da concorrência e se firmar no mercado online.

Mas, não é só isso. Coerência também é fundamental entre todas as estratégias de marketing e o que mais você se propuser a fazer para promover e divulgar a sua marca. É preciso criar uma identidade visual única e fiel à sua loja virtual.

Você pode usar o poder das cores e do design para criar, fortalecer e valorizar a sua marca, sempre de acordo com a visão que você resolveu passar para o seu público alvo. As cores dizem muito sobre o seu trabalho.

Certamente você já deve ter ouvido falar na psicologia das cores. Ela diz que as emoções humanas são diretamente afetadas e influenciadas pelas cores às quais o indivíduo tem acesso. O marketing digital também sabe disso e vem investindo bastante nesta definição para atrair e conquistar novos clientes.

Estas são as áreas nas quais você deve focar na hora de desenvolver um bom design, sistema de cores com coerência e combinação exata e harmônica de elementos:

  • Redes sociais
  • E-mails
  • Anúncios
  • Site e blog
  • Logo
  • Design da loja

Um bom designer pode fazer este trabalho para você. Obviamente que você terá que investir um pouco mais para encontrar um profissional realmente capacitado. No entanto, esteja certo de que valerá a pena.

A coerência entre todas as mídias e meios de divulgação e negociação da sua empresa faz com que a sua marca seja facilmente reconhecida não só pelos seus já clientes, mas também pelos que têm curiosidade em conhecer o seu trabalho.

Além de tudo isso, construir este entrosamento de informações é uma maneira de dar personalidade à sua marca, diferenciá-la dos demais e se posicionar dentre tantas opções disponíveis no mercado.

Para finalizar, além da preocupação com a identidade visual da sua empresa, comprometa-se também com a relação dos seus funcionários com a sua empresa e o relacionamento deles com o seu clientes.

A sua equipe de vendas deve estar totalmente compromissada e envolvida em seguir a visão e os valores que você definiu como importantes para o seu negócio. Trata-se de contratar pessoas que realmente vestem a camisa da empresa.

Por isso, é importante fazer uma seleção assertiva de pessoal, optando por aquelas pessoas que pensem como você e que têm interesse em traçar e trilhar um caminho de sucesso junto com você.

A sua equipe de vendas é, a princípio, o primeiro contato que as pessoas têm com a sua marca e com o que você oferece. Esta primeira impressão pode ser boa ou ruim, dependendo de como o seu vendedor está naquele dia e como ele resolve tratar o cliente.

 

Garanta uma experiência única para o seu cliente

 

Conquistar clientes, torná-los fieis e garantir que eles retornem à sua loja, além de fazer indicações da sua empresa para outras pessoas é realmente um grande objetivo de qualquer negócio. Uma dica para potencializar isso é através das embalagens.

  • Aposte em embalagens personalizadas

Exatamente por estar em um mercado saturado de empresas e produtos iguais aos seus é que você precisa encontrar uma maneira de se destacar, de oferecer algo a mais, de melhorar a experiência do seu cliente com o seu produto.

A embalagem diferenciada é uma excelente estratégia de marketing com forte poder de atração e retorno de clientes. Também é uma maneira inteligente de trabalhar. Por que não usar um espaço seu, isento de taxas, necessário à empresa para divulgar mais ainda o seu negócio? Claro que é possível.

Faça as contas, analise o custo benefício deste investimento, decida se vai optar ou não por mais esta estratégia valiosa de marketing e comece a elaborar um jeito de tirar este projeto do papel.

  • Apostando nos programas de desconto e fidelidade

Quem não gosta de promoção e desconto? Todo mundo gosta e isso é um chamariz totalmente eficaz quando se quer aumentar as vendas. Funciona tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais. Tire proveito disso.

Além de fidelizar o seu público, você certamente contará com a indicação que ele fará para vários amigos que estiverem em busca de dicas, avaliações, etc. Portanto, faça um planejamento em cima disso e comece a pensar na grande oferta que você fará.

O marketing boca a boca ainda é um dos mais eficientes e que nunca saem de moda, não importa o ramo de atuação de uma empresa. Ele pode derrubar um negócio, mas também pode alavancar qualquer um. Basta escolher de que lado você quer estar e batalhar por isso.

Pode ser uma homenagem às datas festivas típicas como as datas comemorativas que já conhecemos e que fazem o sucesso do comércio como dia dos pais, mães, namorados, crianças, mulheres e festas de fim de ano.

Pode ser também uma homenagem ao aniversário da sua empresa, uma alusão a uma época promocional que já existe no ecommerce como o Black Friday etc.

Mais uma vez, é importante frisar que é preciso conhecer bem o seu cliente e do que ele está precisando para fazer um direcionamento correto de descontos e fidelização. Descubra o que mais vale a pena para ele, o que ele está disposto a pagar pelo que você tem e, então, lance a sua campanha.

Dicas para começar no caminho certo – Redes Sociais

Até agora nós vimos grandes e eficazes estratégias de marketing para alavancar a sua loja virtual, fortalecer a sua marca e se posicionar no mercado se sobressaindo dos demais. Agora daremos algumas dicas igualmente eficazes para divulgar e impulsionar os seus rendimentos.

Afinal, de contas, aquela velha frase conhecida “Quem não é visto não é lembrado” ainda faz todo o sentido. E nos dias atuais ser visto quer dizer estar presente nas redes sociais que é o lugar onde, praticamente, todas as pessoas estão. O seu público alvo certamente está lá também.

 

Por que investir em redes sociais?

As redes sociais já são uma realidade na vida das pessoas. Pode apostar que na vida do seu público alvo também. Elas são usadas basicamente como entretenimento, mas também é um lugar de interação e amizade.

Estar nas redes sociais é estar mais perto do seu público, é dar a chance para ele lhe encontrar neste vasto mundo da internet. Além disso, é uma maneira de fortalecer os vínculos com estas pessoas.

Exatamente por isso é que você precisa saber bem como usar este importante meio de comunicação. Tudo é muito rápido. Da mesma forma que você está mais perto dos seus clientes, você também adquire uma responsabilidade muito grande de estar sempre presente, de tirar dúvidas, de atender aos clientes.

Confira as vantagens de anunciar nas redes sociais:

  • A sua loja vai alcançar mais visibilidade
  • Baixo investimento
  • Menor custo benefício em relação a outros meios de divulgação
  • Fortalecimento da marca junto ao seu público
  • Maior interação com os seus clientes, gerando confiança e afinidade
  • Diferentes redes sociais para anunciar
  • Segmentação de público impedindo que você faça anúncios aleatórios esperando acertar alguém interessado

O número de redes sociais é muito grande. Você, certamente, tem um perfil na maioria delas. Podemos citar o Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Pinterest entre várias outras. Cada uma tem a sua característica que a define.

Para decidir dentre tantas aquela que você usará como porta voz do seu negócio e preciso ter calma. A tendência natural é criar um perfil em cada uma delas para abranger um maior número possível de pessoas.

Porém, esta atitude não é a indicada. Primeiro porque você não terá tempo suficiente para gerir todas estas redes, a não ser que você já tenha uma equipe pronta para atender a toda esta demanda. Do contrário, será pura frustração e os seus clientes podem encarar como má vontade ou decadência da empresa.

A segunda questão é que você não precisa atirar para todos os lados. Com aquelas informações sobre o seu cliente que falamos no começo deste artigo, você saberá definir melhor o conteúdo para ele e, assim, saberá qual a melhor rede social.

Hoje, vamos falar, especificamente, de duas redes sociais. Estas são consideradas as mais populares e acessadas por usuários no mundo inteiro. Apesar de compartilharem algumas semelhanças, o Facebook e o Instagram possuem diferenças e você deve saber como anunciar corretamente em cada uma delas.

 

Anunciando no Facebook



O Facebook é a rede mais popular do mundo e possui uma quantidade imensa de usuários, empresas, novos negócios etc. Até a empresa mais fortalecida e reconhecida tem um perfil no Facebook, tamanha a força do lugar. Você também precisa encontrar o seu espaço.

  • Crie uma fanpage no Facebook e encontre estratégias que atraiam pessoas para se engajar, curtir, comentar, compartilhar as suas postagens.
  • Invista em posts atraentes para isso. É uma maneira de gerar tráfego orgânico, ou seja, sem custo algum.
  • Outra alternativa é sim investir em post pago, chamado Facebook Ads. Este tipo de anúncio é extremamente segmentado e muito bem direcionado que garante um impulso nas suas postagens, alcançando mais gente com afinidade com o que você vende.

Para engajar clientes, envolva-os na página realizando perguntas, enquetes, pesquisas. E não se esqueça de profissionalizar este espaço. Escolhas boas fotos de perfil, de capa, insira canais de contato, esteja no chat, tire dúvidas, enfim, esteja, de fato, presente.

 

Anunciando no Instagram

O Instagram não é tão popular quanto o Facebook, porém o uso desta rede social está aumentando cada dia mais. Ela tem como foco as imagens. O texto é importante, mas não é o que atrai de imediato.

Para ganhar destaque no Instagram você precisa se empenhar também. você pode optar tanto pelo tráfego pago, quanto pelo orgânico, cujas dicas estão a seguir:

  • Caprichar nas imagens e não exagerar nos textos.
  • Postar vídeos curtos que também são super atraentes.
  • Interaja com as pessoas.
  • Use hastags. Elas facilitam a sua localização e encontram seguidores mais afinados com o seu conteúdo.
  • Não publique apenas fotos de produtos. Imagens de pessoas são bem mais atraentes e chamativas
  • Valorize o seu produto falando das qualidades e não de dados técnicos.

Para gerar tráfego pago, temos o Instagram Ads, semelhante ao Facebook Ads. Para ganhar destaque, faça propagandas realmente boas, saia do senso comum, use imagens chamativas e tudo a ver com o seu negócio.

 

Como eu devo anunciar nas redes sociais

É imprescindível ter um planejamento de postagens. Nada de postar um dia sim e passar semanas sem entregar um conteúdo novo. Cuidado também com as postagens fora de contexto, ou seja, que não tenham nada a ver com a empresa. Atenha-se apenas ao que for profissional. Veja outras dicas:

  • Faça um planejamento com um prazo e ações definidos para este período.
  • Escolha a melhor hora para fazer os seus disparos de acordo com as informações que você carrega sobre os hábitos do seu público.
  • Faça chamadas atraentes, que despertem a curiosidade do seu leitor.
  • Interaja com o seu público sempre que possível, respondendo a comentários, dúvidas, perguntas etc.
  • Solucione possíveis conflitos que surgirem. Ninguém está livre disso, portanto, seja precavido.
  • Capriche no texto e também nas imagens, principalmente quando estiver anunciando no Instagram

 

Como você viu, criar uma marca de sucesso para a sua loja virtual depende de inúmeros fatores. Todos eles dependem basicamente do seu foco, compromisso e vontade de dar certo. E ainda, todos precisam de, pelo menos o primeiro passo para prosseguir. Portanto, por mais que você esteja começando a empreender online e esteja receoso, tenha certeza de que os riscos de não dar certo não diminuem as muitas possibilidades de você alcançar o sucesso.

Basta seguir o passo a passo explicado ao longo deste artigo, se aprofundar cada vez mais, afinal conhecimento sempre é muito importante, principalmente para quem está começando e se familiarizando com a diversidade do marketing digital. Fora isso, é preciso bastante afinco, trabalho, compromisso e equilíbrio para fazer tudo do jeito certo e, no fim, dar tudo certo.