Como criar uma loja virtual de Suplementos de Academia

Criar uma loja virtual requer planejamento e atenção, mas todo esse trabalho pode ser Simples de Verdade.

O mercado de e-commerce está em constante alta e se você souber trabalha-lo pode transformar seu negócio num grande sucesso.

O primeiro passo para a criação de uma loja virtual de sucesso é a elaboração de um Plano de Negócios. Descrever aonde quer chegar, os recursos que tem disponível, os passos que precisará dar para alcança-los é essencial para que você tenha plena certeza de qual caminho seguir.

Um plano de negócios é importante também para que você conheça o seu público alvo, conheça seus concorrentes e entenda quais estratégias serão necessárias para que você chegue onde deseja.

O mercado de Suplementes de Academia cresce cerca de 25% ao ano desde 2010, e as perspectivas de crescimento até 2020 ainda são consideravelmente altas, por isso se trabalhar com cuidado é possível se consolidar no mercado e crescer junto com o setor.

Para te ajudar a criar uma loja virtual de suplementos campeã de vendas e capaz de conquistar o mercado separamos algumas dicas para que você se atente durante o processo.

 

1º – Plano de Negócios

Um bom plano de negócios tem a capacidade de te guiar durante toda a criação e gestão da sua loja virtual.

Elaborar um plano é relativamente fácil, basta que você organize suas ideias e responda a perguntas como: Qual o seu projeto? Qual o valor do seu investimento? Quem é o seu publico alvo? Concorrentes? Plataforma? Formas de Pagamento?

O plano precisa ser descrito em detalhes, para que você consiga enxergar eventuais problemas futuros e quais as estratégias organizacionais precisarão ser tomadas para que os mesmos sejam resolvidos.

 

2º – Tipo de Clientes

Conhecer seu público alvo é indispensável, e junto a isso, aumentando ainda mais a importância da elaboração do plano de negócios.

É importante que ao criar uma loja virtual você consiga realmente passar a mensagem que deseja para o seu cliente, mas para criar a comunicação perfeita é preciso conhece-lo em profundidade.

Uma estratégia interessante que tem feito bastante sucesso entre os novos (e os velhos) empreendedores do mercado de e-commerce é a educação dos clientes.

Trabalhar a informação, educa-los, para assim apresentar a eles o que eles precisam e assim futuramente consolidar a venda te a oportunidade de “criar” o público alvo que você deseja trabalhar.

 

3º – Nichos

Existem diversos nichos para quem deseja atuar no mercado de Suplementos de academia, e por isso é tão necessário um estudo aprofundado do público alvo com o que você deseja atuar.

Consideramos os mercados principais destinados a 3 personas: as que praticam atividade física, as que praticam atividade física como profissionais (competições, etc) e pessoas com problemas alimentares.

Estabelecer um nicho especifico de trabalho permite que você foque seus recursos de maneira sólida e com menos chances de erro.

4º – Produtos

Criar uma loja virtual para comercializar produtos de academia pode ser realmente Simples de Verdade devido a recorrência do nicho de suplementos.

Existem muitas marcas de suplementos disponíveis no mercado, e é possível que você as encontre em feiras como a BRASNUTRI e a Arnold Classic Brasil, onde você pode unir produtos de alta qualidade e a possibilidade de compra por atacado, o que com certeza te ajudará a trabalhar um dos melhores preços e tornará sua loja competitiva com o mercado.

É valido lembrar que 60% do público alvo de lojas de suplementos são mulheres e 40% de homens, ou seja, mais uma vez, atente-se a focar seus recursos proporcionalmente as necessidades de cada segmento.

Os produtos à base de proteína correspondem a maior parcela de venda do mercado, seguido dos aminoácidos, energéticos e hipercalóricos, e o detalhe mais importante é que você não precisa ter medo de investir nesses produtos já que eles dificilmente são descontinuados, ou seja, dedique-se a sua apresentação, a sua publicidade, sem correr o risco de perder recursos ou precisar refazer o trabalho em pouco tempo.

 

5º – ATENÇÃO – Regulamentações Fiscais

Criar uma loja virtual de suplementos pode ser um negócio muito lucrativo, já que cada ano que passa mais pessoas despertam em si a necessidade de cuidar do corpo e da saúde. Mas, existem algumas regras para a comercialização desse tipo de produto:

  • Código de Defesa do Consumidor

Dentro do seu plano de negócios é importante que você insira todas as características desse tipo de comércio, já que o Código de Defesa do Consumidor cobre também as lojas virtuais.

O CDC garante ao consumidor de e-commerce os mesmos direitos que fornece aos consumidores de loja física, como o direito de se arrepender ou até mesmo desistir de uma compra, por isso crie uma politica de troca e devolução de acordo com a legislação e a exponha de maneira que seu cliente não tenha dificuldade de encontrar as informações.

Lembre-se de sempre deixar exposto, também, os dados da sua loja como CNPJ se possuírem ou mesmo o CPF do responsável.

  • Anvisa

A Anvisa não possui, no Brasil, uma regulamentação especifica para os suplementos de academia, por isso, de acordo com suas características individuais são classificados como alimentos ou medicamentos.

É importantíssimo estudar em qual categoria se enquadram os produtos que você disponibilizará ao criar sua loja virtual, já que existem restrições de publicidade, armazenamento, entre outras.

Atente-se também as normas regulamentadoras de comercialização, já que para determinados produtos a venda online é proibida.

 

6º Dicas Extras

  • Plataforma

A escolha da plataforma que você utilizará deve ser escolhida de acordo com o seu modelo de negócio. Existem milhares disponíveis no mercado, procure a que mais alinhe qualidade, otimização e custo beneficio.

Uma boa plataforma precisa ter um layout responsivo, ser dinâmica, legível e altamente atrativa.

  • Logística

Talvez a logística seja um dos pontos mais importantes a se estudar quando se decide criar uma loja virtual.

Busque conhecer todos os recursos disponíveis no mercado: transportadoras, correios, motoboys, apps de entrega, e etc. Monte uma estratégia capaz de suprir todas as necessidades que possam aparecer (aqui entramos novamente na importância da elaboração do plano de negócios).

Pense como um consumidor e entenda quais opções te satisfariam melhor, alinhe-a aos recursos que você tem disponível e esteja preparado para tudo.

 

 

Comece hoje, e se torne um empreendedor de sucesso! Ficou dúvidas? Deixe nos comentários ou entre em contato pelo nosso chat, que nós ajudamos você.

 

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