Como criar uma Loja Virtual de sucesso do absoluto ZERO

O número de brasileiros que compram online mensalmente já superou o dos que consomem em lojas físicas. É o que mostra levantamento Total Retail 2016, da PwC, divulgado em 01/03/2016. De acordo com a pesquisa, que entrevistou mil pessoas, 38,2% dos brasileiros têm o hábito de fazer compras online todos os meses, contra 30,9% que declaram comprar em lojas físicas com a mesma frequência. Somente 3,4% dos consumidores entrevistados nunca adquiriram produtos em sites.

“O Brasil continua sendo o maior mercado de comércio eletrônico na América Latina por uma ampla margem. Apesar da desaceleração econômica do país, o e-commerce continuará crescendo, superando os US$ 12 bilhões previstos para este ano”, A previsão é de 25 bilhões e dólares em vendas online, segundo Zia Daniell Wigder, analista de e-commerce da Forrester Research.

Em uma análise rápida de mercado, é possível observar a mudança no comportamento dos consumidores. Enquanto no Natal de 2015 houve queda nas vendas em shoppings, nas lojas virtuais houve crescimento.

imagem1

 

imagem2

Se você quer aproveitar uma fatia deste bolo, confira as dicas abaixo sobre como montar uma loja virtual de sucesso:

 

1 – Escolha o seu nicho

Defina seu produto, para um pequeno empresário que esta iniciando o ideal é escolher um nicho específico de mercado, isso vai facilitar a  negociação com os fornecedores/parceiros e criará uma identidade mais clara para os seus clientes.

 

2 – Pesquisa de Mercado

Pesquise o que os seus concorrente diretos estão fazendo. Como eles se comunicam com os clientes, qual é o engajamento dele nas redes sociais, quais são seus pontos fortes, quais são seus pontos fracos, se ele faz promoções,  analise seu concorrente.

Aprofunde mais sobre o assunto neste artigo, que falamos sobre Análise SWOT = FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), uma ferramenta simples para que você faça análise do seu mercado e inicie seu negócio já com um excelente planejamento estratégico.

728x90

 

3 – Escolha sua plataforma de e-commerce

Um dos desafios para quem deseja montar um e-commerce é a escolha da plataforma de loja virtual. Temos diversos sistemas disponíveis no mercado atualmente, porém o ideal é que você procure algo que atenda a sua necessidade e seja simples de usar, para que você não precise buscar ajuda de técnicos para manusear a sua loja.

Coloque no papel todas as provisões de gastos, recursos necessários para colocar a empresa em funcionamento:

 

  • Mapear fornecedores e possíveis parceiros
  • Esboce a margem bruta e o preço de vendas dos produtos
  • Defina seu mercado e o perfil de seu público alvo (identificar sua persona), algo de extrema importância para que sua empresa tenha uma comunicação eficaz com seu cliente e assim, faça muitas vendas
  • Mapear fornecedores e possíveis parceiros
  • Planejar o estoque e logística são de extrema importância
  • Planejamento de sua rotina – dedique no mínimo 2 horas por dia para seu e-commerce

5 – Meios de pagamentos

Oferecer meios de pagamento eficientes e seguros é outro ponto crucial para o sucesso de qualquer loja virtual. Para quem esta iniciando, isso pode ser um desafio, pois exige negociação com cada uma das operadores.

Uma solução mais simples, é optar por ferramentas que já venham com diversas opções agregadas, como o PagSeguro e o Paypal – Importante lembrar que existe uma comissão a ser paga por transação efetuada nestas plataformas.

 

6 – Sua MARCA

Escreva sobre o objetivo de sua marca, se possível já pense em sua missão, visão e valores.

Defina seu slogan: uma frase breve e de fácil memorização que remeta à sua marca. E caso ainda não tenha, faça o logotipo de sua empresa.

Quando estiver com sua loja pronta, defina sua estratégia de marketing. Não adianta ter a melhor loja online, se seus clientes não chegarem a ela, correto?  Sugiro que leia estes artigos com técnicas simples e aplicáveis para criar engajamento com o seu cliente e começar a divulgar a sua marca:

Aumente seu engajamento com essas 6 dicas práticas

6 dicas matadoras de como  conquistar mais fãs e aumentar curtidas

Agora que você já sabe como criar a sua loja virtual, vamos as vendas e em busca do sucesso!  Fique atento ao nosso blog para receber dicas simples e práticas para aplicar em seu negócio  e conquistar  mais clientes.

 

Caso tenha dúvidas, mande uma mensagem aqui no blog que nós vamos te responder  (Na verdade falar com você é o que mais gostamos de fazer 😉

 

Gostaria de sugerir publicações ou dividir alguma outra ideia? Deixe um comentário!

 

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário