Como criar uma loja virtual de bijuterias

Como montar uma loja virtual de bijuterias

Criar uma loja virtual de bijuterias requer atenção e dedicação. É importante que você estude seu mercado, seu público-alvo e seus concorrentes. Os primeiros passos são os mais importantes para se obter um e-commerce de sucesso, por isso é preciso que você dedique tempo ao planejamento do seu negócio, que descreva cada etapa, e principalmente que você conheça quais recursos tem disponível, onde aplicá-los e o que deseja oferecer para o seu cliente.

Uma etapa importante é a criação de um plano de negócios, ele te permite ter uma visão estratégica das suas receitas e despesas, custos fixos e variáveis, e te mostra quais áreas do seu negócio necessitam de uma maior atenção.

Separamos para vocês algumas dicas para o planejamento da uma loja virtual de bijuterias de sucesso.

 

Comece planejando:

Como já falamos em outros textos sobre como criar uma loja virtual, o primeiro passo a se dar em direção a um e-commerce de sucesso é o planejamento. No segmento de bijuterias a estratégia se mantém: o plano de negócios.

A criação de um plano se dá de maneira simples, basta que você responda as perguntas necessárias para estruturar todos os processos que você precisará realizar antes de colocar sua loja online no ar.

A primeira questão é: do que se trata o seu projeto?

Descreva o seu negócio, com quais produtos você irá trabalhar, e quais os diferenciais que você possuiu que farão com que seus clientes comprem de você e não de um concorrente.

O segundo passo é descobrir: quem são os seus maiores concorrentes?

Pesquise os preços, as formas de pagamento que seus clientes oferecem, como se dá a organização e o funcionamento da loja, e quais seus principais produtos.

Entenda suas vantagens e suas desvantagens, a análise SWOT é uma maneira simples e eficaz de fazer esta análise.

Outra questão importante é: qual valor você tem disponível para investir?

Analise seus recursos disponíveis, descreva quanto ira para cada área envolvendo a matéria prima, marketing, e quanto destinará para a escolha da plataforma onde irá montar a loja virtual (investimento em personalização e manutenção da sua loja).

E por fim, foque em saber: quem é o público que você quer atingir?

No segmento de bijuterias a maior parte da população envolvida é feminina. As mais jovens, as mais velhas e até as crianças gostam e permanecem totalmente envolvidas com o setor. É crucial para determinar como será a aparência da sua loja virtual e qual o linguajar que você deverá utilizar que você entenda os gostos desse tipo de público.

 

Escolha a plataforma que mais combine com o seu negócio

Um outro passo importante ao criar uma loja virtual para vender bijuterias é escolher a plataforma que mais combina com o seu negócio, o layout da sua plataforma deve refletir a personalidade da sua loja, ela precisa funcionar tanto para você expor suas peças, conseguir manter um relacionamento com o seu cliente avaliando seu histórico de compras, como para você receber seus pagamentos.

Temos um post que dá dicas importantes de pontos que você não pode deixar de saber na hora de escolher sua plataforma digital : Tudo para escolher uma plataforma de Loja Virtual.

 

Defina as formas de pagamento

A forma mais rápida e segura para quem está iniciando no mercado virtual é a utilização de getways intermediadores de pagamentos, como PagSeguro e Paypal, a prestação de serviço dessas empresas acontece de forma pratica e principalmente de forma segura. Elas permitem tenha disponível diversas formas de realizar o pagamento, e possa escolher dentre elas a melhor que se adeque as suas possibilidades, isso faz com que o cliente se sinta abrangido pela sua loja, o que consequentemente o fará voltar.

Outra informação importante é que algumas dessas intermediadoras de pagamento se responsabilizaram por algumas complicações que podem resultar na insatisfação do seu cliente.

 

Tenha uma vitrine virtual de qualidade

A qualidade das suas fotos reflete diretamente na qualidade dos seus produtos. Ao criar uma loja virtual é preciso ter em mente que uma das coisas mais atraentes da sua loja precisa ser a sua vitrine.

Tire fotos de todos os detalhes das suas peças, como pedras, marcações e fechos. Disponibilize opção de cores, e se possível, utilize uma modelo isso permitirá que o cliente enxergue a bijuteria em tamanho real.

Temos um vídeo aula disponível no youtube que te ensina o passo a passo para criar um mini estúdio fotográfico, onde você poderá tirar fotos das suas peças e dar a elas a elegância de uma fotografia profissional, acesse: Como criar seu mini estúdio fotográfico para produtos da Loja Virtual

 

Escolha bem os produtos que vai oferecer

Obviamente você pode, e deve, disponibilizar diversas peças de bijuterias e acessórios ao seu cliente, a variedade de cores, modelos e tamanhos é importante para que ele consiga encontrar o que deseja, ou caso não encontre o que estava procurando tenha outros modelos para lhe encher os olhos. Mas é importante você ter o que chamamos no marketing de “carro chefe”, a linha de produtos que será a marca registrada da sua loja, como por exemplo: bijuterias finas, para festas, hippies, e etc.

Os clientes geralmente não digitam na busca esse detalhe, mas é interessante ter disponível para que ele saiba que quando precisar de determinado modelo encontrará na sua loja.

No universo das bijuterias existem diversos outros acessórios que podem ser adquiridos juntos e  que você disponibilizar na sua loja, como por exemplo os porta-joias, já que todo mundo precisa ter onde guardar suas novas aquisições.

 

Invista em Marketing

O marketing deve ser o melhor amigo de quem deseja criar uma loja virtual, você já deve ter ouvido falar que “quem não é visto não é lembrado”, ou que “uma loja não irá vender se ninguém souber que ela existe”, isso parece clichê mas é a mais pura verdade.

Existem diversas maneiras que você pode utilizar para divulgar seu produto. As marketplaces como Olx e Mercado Livre são ótimas ferramentas de marketing, e se você for vender suas bijuterias no atacado, elas podem te ajudar bastante.

As redes sociais também te darão ótimos retornos devido ao poder de atingir diretamente não apenas o seu publico alvo, mas muitas outras pessoas que estão ao seu redor.

As fanpages trazem grandes resultados para uma loja virtual, principalmente quando possui uma manutenção constante e um material de divulgação de qualidade, é aí que entram as fotos das suas peças, a necessidade de descrições detalhadas do seu produto, e artigos relacionados ao nicho de mercado ao qual você esta inserido.

 

Atenda bem seu cliente

Esse sem dúvida é o caminho mais importante a seguir para se ter uma loja virtual de sucesso, o atendimento ao cliente.

É preciso que você canais de relacionamento com o seu cliente, que disponibilize a ele maneiras de entrar em contato com você para sanar dúvidas, curiosidades e até mesmo para efetuar reclamações e elogios.

Tenha disponível um telefone, se possível fixo, ele dará ao seu cliente uma sensação de segurança por saber que existe do outro lado do computador um lugar de onde sua loja é operada.

Os e-mails também são um ótimo caminho, disponibilize alguém para responde-los prontamente, ou o mais breve possível, seja pessoal, utilize o seu nome, e chame o seu cliente pelo dele, isso estreita o relacionamento e ajuda a fidelizar o seu público.

Uma dica que damos é: habilite o chat da sua loja virtual. Permita que seu cliente entre em contato com você online e obtenha uma resposta imediata, ele irá se sentir cuidado e muito mais seguro.

Esses são os principais passos que você deve dar para criar sua loja virtual de bijuterias. Espero que tenhamos conseguido te ajudar!

 

 

 

 

 

 

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