Como criar um programa de fidelidade para sua loja virtual

Após criar uma loja virtual é necessário pensar em estratégias capazes de potencializar suas vendas.

 

Existem inúmeras ferramentas de marketing capazes de ajudar nesse processo: técnicas de SEO, produção de conteúdo segmentado, o uso correto das redes sociais e muitos outras, como: Programas de fidelidade.

 

Programas de fidelidade são estratégias de fidelização, como o próprio nome diz, que trabalham com um sistema de recompensa, que são oferecidos por empresas aos seus consumidores. As recompensas são das mais variadas e trabalhadas em cima do nicho ao qual a loja virtual esta inserida.

 

Esse tipo de estratégia aumenta, ainda que indiretamente, o tráfego na sua loja virtual e potencializa o consumo do seu e-commerce.

 

O que muitos lojistas não sabem é como criar um programa de fidelidades viável, e de fácil acesso e divulgação.

Por isso separamos hoje, algumas dicas do que oferecer e de como fazer um programa de fidelidade.

 

Dicas importantes

 

  • O seu plano de fidelidade deve ser fácil do seu consumidor entender e de usar. É importante que as instruções estejam visíveis, seus clientes precisam ver com clareza quais os requisitos a serem cumpridos para terem acesso as vantagens.

 

  • Disponibilize canais de atendimento direcionados a sanar as duvidas que poderão surgir.

 

  • Escolha com cuidado os prêmios e vantagens que irá oferecer. Estude seu público alvo para não errar. Para um plano de fidelidade obter sucesso é preciso que ele seja atraente para os consumidores, por isso é preciso ter cuidado na hora de escolher não esquecendo que as recompensas também precisam estar de acordo com o porte da sua loja virtual, não ofereça coisas que não poderá entregar.

 

  • A validade para os pontos também precisa ser bem definida e bem exposta. É importante que seus clientes tenham uma margem de tempo para que possam programar suas compras de acordo com a data limite para a troca dos pontos.

 

Como criar:

 

Decidir a maneira como irá colocar o seu programa de fidelidade no ar é o próximo passo, e talvez, um dos mais importantes do processo de criação da sua estratégia.

 

Existem algumas opções disponíveis no mercado, listamos as vantagens e desvantagens de cada uma delas para que você escolha a que mais combina com o seu negocio:

 

  • Cartões Swipe – conhecidos por causa do grande uso em lojas físicas que possuem programas de fidelidade, os cartões swipe são cartões plásticos, que podem ser enviados para o seu cliente junto com a primeira compra que realizarem. Eles podem possuir um QR code ou número de acesso, para que seja usado de forma online.

A vantagem dessa opção é que seu consumidor não precisa de um celular smartphone para participar do programa, mas a desvantagem é que você fica restrito ao processo de marketing referente ao programa, como envios de lembretes e notificações por sms.

 

  • Aplicativo – criar um aplicativo permite que você estreite ainda mais o relacionamento com o seu cliente. Programas de fidelidade por aplicativo atuam de forma integrada ao sistema de vendas da sua loja virtual, facilitando o processo de adesão de pontos e desconto dos mesmos. Sem contar a oportunidade de você poder disponibilizar notificações com informações a respeito de novas promoções da sua loja, prêmios disponíveis e prazo de validade dos pontos.

 

  • E-mail – Alguns programas de fidelidade funcionam exclusivamente por e-mail, é considerado vantajoso pelo fato de que seus clientes não precisem gerenciar cartões ou aplicativos, mas por outro lado a falta de relacionamento pode acabar esfriando o engajamento nele no programa.

 

Lembre-se que um programa de fidelidade para dar certo precisa ser atrativo, engajar seu público e motivá-lo a querer participar.

 

É importante avaliar com cuidado o que cada estratégia te oferece e qual o seu objetivo com o programa.

 

É Importante que a plataforma que irá “hospedar” seu programa de fidelidade seja capaz de abranger todas as suas necessidades. Pensei que seu programa será utilizado também para fixar sua marca não apenas no mercado, mas principalmente na mente do seu público alvo, por intermédio de promoções, cupons de desconto e recompensas.

 

Qual nome dar?

 

Após decidir qual a melhor plataforma para o hospedar o seu programa de recompensas chegou o momento de pensar no nome que dará a ele.

 

O principal objetivo de um programa de fidelidade é manter “fiel” aquele que já é cliente e conquistar novos consumidores. Por isso, o nome do seu programa precisa ser atrativo.

É necessário que você desperte as emoções dos seus consumidores e esse é o principal fator responsável para um bom relacionamento. Alinhe o nome do seu programa a sua marca, isso passará uma maior confiança e te ajudará a cativar cada vez mais clientes.

 

 

Pontuação

 

Como dissemos anteriormente a respeito das instruções, o valor de cada ponto e de quantos pontos cada produto comprado vale também precisa estar bem discriminado.

 

Não esqueça que você está trabalhando para incentiva-los a consumir mais e sempre. Pense na pontuação como uma maneira de estimula-los, ofereça pontos por check-ins, por comentários, por curtidas e compartilhamentos.

 

O mesmo vale para a pontuação por valor gasto. Estipule quanto, em pontos, o dinheiro do seu cliente valerá.

 

Esses detalhes farão com que seu cliente queira sempre estar online na sua loja virtual ou nas suas redes sociais, e consequentemente mais expostos as estratégias de marketing para conversão de compra.

 

 

Tipos de recompensa

 

Algumas empresas que trabalham com programas de fidelidade oferecem recompensas acordadas com lojas parceiras, mas isso dependerá do porte da sua loja virtual e do tipo de nicho que você abrange.

 

Oferecer cupons de desconto para uso dentro da sua loja virtual, brindes, e produtos grátis são muito bem recebidos pelos consumidores em geral.

 

Analise os prós e contras de todas as situações e escolha a que melhor tem haver com a persona.

 

Pós compra

 

O pós-compra é essencial para o sucesso do seu programa de fidelidade. Como destacamos nas dicas lá no inicio do texto, ter um canal de atendimento direto para tratar exclusivamente das duvidas que podem surgir a respeito do programa de fidelidade é muito importante.

 

Ofereça contato via chat, o atendimento em tempo real transmite confiança ao seu cliente, e dentro da plataforma habilite comentários e trabalhe com fóruns, assim quando seu cliente entrar na página correspondente poderá visualizar as perguntas realizadas anteriormente e caso sua duvida esteja dentre aquelas encontrará a resposta de forma rápida e ágil.

 

Aproveite as datas comemorativas e coloque seu programa no ar. Alavanque suas vendas e transforme sua loja virtual num e-commerce de sucesso!

 

 

 

 

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