Como criar um Marketing de Conteúdo eficaz?

Criar uma loja virtual pode ser Simples de Verdade e você já deve ter lido sobre isso em alguns outros artigos do nosso blog. Sobre como tornar sua e-commerce uma campeã em vendas também já falamos e existem determinadas estratégias a se colocar em prática para que isso aconteça.

Dentre elas, existe a conquista de tráfego orgânico. Nesse artigo você encontra como trabalhar para aumentar o seu tráfego e quais as melhores estratégias a se dedicar para obter o sucesso que deseja.

O marketing de conteúdo é essencial para que fomentar seu tráfego, disponibilizar conteúdo de qualidade sobre seus produtos, sobre os universos aos quais eles fazem parte, dicas de usabilidade, passo a passo e até mesmo curiosidades, traz seu consumidor para mais perto de você, aumenta sua audiência na internet e te ajuda a concretizar a credibilidade da sua marca no mercado e em consequência disso, te ajuda a vender muito mais.

Mas é fato que nem todo empreendedor sabe como organizar os pensamentos o suficiente para escrever artigos deste tipo e nem consegue ter ideias suficientes para conseguir movimentar seu blog e redes sociais regularmente, isso é mais normal do que você imagina, acredite!

Entretanto, existem algumas práticas que se colocadas em ação são capazes de te ajudar. Você precisa de ajuda? Confira essas dicas e arrase!

 

  1. Sobre o que seus concorrentes estão falando?

O mercado de e-commerce é gigante então com certeza você tem muitos concorrentes. Uma boa estratégia é pesquisa-los. Acesse seus blogs, suas redes sociais, e veja sobre o que eles andam falando.

Procure pelos assuntos mais aceitos pelos consumidores, acesse os comentários e veja quais duvidas surgem, identifique quais fazem sucesso e se inspire. Busque informações que sanem as dúvidas que você encontrar e trabalhe em artigos que sejam capazes de responde-las.

Uma dica é: anote, sempre anote o que encontrar. Por mais que não escreva sobre determinado assunto no exato momento, em algum outro o insight a cerca dele surgirá.

 

  1. Mídias especializadas

As mídias especializadas são as melhores fontes de assunto.

Jornais, revistas e sites que falem sobre o mercado de e-commerce podem te ajudar a criar conteúdo. Isso porque ao acompanhar as noticias você por dentro dos últimos assuntos e acontecimentos, e, dentre eles, com certeza surgirá algum sobre o qual interesse a sua persona (consumidor potencia) e você vai querer falar sobre.

 

  1. Ferramentas gratuitas na WEB

Uma ajudinha que você com certeza vai querer usar são as ferramentas disponíveis na internet, e o melhor: são gratuitas!

Existem duas principais ferramentas que podem ser suas melhores amigas: Google Keywords e KeywordToll.io. Elas funcionam como um site de buscas onde você pesquisa determinada palavra chave e ela te mostra ideias de outros termos e frases relacionados ao assunto, estabelecendo um ranking das mais buscadas mensamente pelos usuários do Google.

Por exemplo, se você possuiu uma loja virtual de produtos naturais, e utiliza a palavra chave “vida saudável”, você pode descobrir quais os outros termos os internautas utilizam para obter informações do tipo, como: “qualidade de vida”, “comidas saudáveis”.

 

  1. Conteúdo criativo

Estimule sua criatividade. Seja divertido sem perder o foco, utilize das tendências (como memes por exemplo) para alcançar seu publico trazendo-o para a interatividade com a sua marca.

 

  1. Faça do jeito certo

Colocar todas as estratégias citadas acima em prática não é fácil, por isso é importante que você permaneça sempre atento. Anote sempre que determinado assunto te chamar atenção, todas as ideias que tiver são válidas, se não renderem um artigo exclusivo, te ajuda a enriquecer algum outro.

Procure criar mais do que apenas de artigos, faça vídeos, ebooks, passo a passo, gifs. Toda forma de conteúdo é valida, e vale lembrar que cada rede social te exige uma forma de se comunicar diferente da outra, o intagram, por exemplo, não é uma rede social que te permite usar muito texto, fotos de boa qualidade e vídeos curtos são o preferível. No youtube por sua vez, você pode usar vídeos maiores e mais dinâmicos, mais ricos de informação.

E ambas as redes sociais podem sem compartilhadas no Facebook, onde você pode disparar vídeos, fotos e artigos. Pode ser realizado por meio de links ou postagens realizadas diretamente dentro da plataforma.

 

  1. Extras

 

  • Nem todas as pessoas que acessarem a sua pagina, blog, redes sociais, será de fato um consumidor, leve em consideração as pessoas que não efetuam uma compra.

 

  • Busque assuntos que as cative, que as faça pensar em você quando a necessidade de compra aparecer.

 

  • O marketing de conteúdo precisa ser funcional e transparecer sua identidade. Não adianta apenas disparar milhares de palavras numa página da web, elas precisam fazer sentido para o seu público alvo, precisa ser útil. Mostre a ele que você domina o assunto e o ganhe. O conhecimento é o vendedor mais eficiente que você pode ter.

Agora é só colocar as dicas em práticas e começar a produzir! Ainda está com duvidas? Deixe nos comentários e vamos conversar!

Comentários do Facebook

2 comentários

  1. Pingback: Como potencializar as conversões da sua Loja Virtual neste fim de ano - Passo a Passo Simples

  2. Pingback: 06 DICAS DE CROSS SELLING PARA TURBINAR O TICKET DA SUA LOJA VIRTUAL - Passo a Passo Simples

Deixe seu comentário