Como começar uma Loja Virtual

Como começar uma Loja Virtual é uma das dúvidas mais fortes em empreendedores que desejam entrar no mundo do e-commerce.

Isso porque a Loja Virtual é uma ferramenta importante e bastante eficiente na captação e fidelização de clientes. Afinal, estamos vivendo uma era virtual em que a internet faz parte da vida das pessoas, e se nós (como empresas) queremos estar presentes, precisamos estar na internet.

Logo, vender online é uma solução para quem quer se firmar no mercado de vendas, alcançar mais clientes e
transformar ou construir um negócio rentável.

Confira agora o que você precisa fazer para começar a sua Loja Virtual.

Por que começar uma Loja Virtual ?

Grande parte das pessoas não conseguem viver mais sem internet, isso é um fato inegável e do qual não temos como fugir. Smartphones fazem parte da nossa rotina… Seja para entreter, adquirir conhecimentos ou mesmo, fazer compras.

Existem diversas vantagens em comprar online como agilidade, segurança, rapidez nas negociações, comodidade, oportunidade de realizar uma compra a qualquer horário e em qualquer dia etc.

Como a vida hoje em dia está muito corrida, é mais do que natural que os consumidores procurem uma maneira mais fácil e cômoda para realizar as suas compras. Afinal, tempo é material escasso nos dias de hoje.

E o que a sua loja virtual pode fazer por elas neste sentido? Proporcionar uma excelente experiência de compra ao seu cliente. E não importa se você já tem uma loja física ou está iniciando o seu negócio. Ter uma loja virtual é expandir, é alcançar consumidores em todo o mundo, é conseguir divulgar a sua marca aos quatro cantos, é ter presença online, e as pessoas hoje em dia estão conectadas o dia todo, ou seja, vender online é estar aonde o seu cliente está.

Começar uma loja virtual é uma alternativa para quem já tem um negócio físico e também para quem quer começar a empreender, mas não possui toda a infraestrutura ou recurso necessária para montar uma loja física.

Se você está pensando em abrir uma loja virtual não fique só imaginando. Ponha os seus planos no papel e tenha certeza de que está dando um passo certo rumo ao sucesso do seu negócio. Mãos à obra, que nós vamos lhe dar o passo a passo.

O que você precisa para abrir uma Loja Virtual

Existem algumas orientações básicas que deverão ser seguidas para que você desenvolva a sua loja virtual de um jeito eficiente, com redução de riscos e erros. Saiba mais.

  • Planejamento

Planejar é essencial para que a sua loja não seja apenas mais uma que começa e não dá certo. Afinal, é no planejamento que todas as informações são lançadas, os riscos são descobertos e as soluções são adiantadas.

No seu planejamento deve constar tudo relacionado à loja. Nome, plataforma de hospedagem, tipo do negócio, o que irá vender, como fará a entrega, como será a forma de pagamento, dificuldades a superar, vantagens etc.

Além disso é importante um planejamento prévio de logística, de divulgação de marketing, de gerenciamento, lançamento de novos produtos etc. Quanto mais detalhado o seu documento melhor para o sucesso do seu negócio.

  • Estrutura

Sim, você também terá que se preocupar com a estrutura da sua loja. Se ela estiver integrada a uma loja física, então, esta parte deve ser pensada com muita atenção. Afinal, são demandas diferentes com urgências diversas.

Portanto, você precisa ter um mínimo de localização fixa para gerenciar o seu negócio, mesmo que possa fazer isso de qualquer lugar de vez em quando. Precisa pensar no seu estoque, produção e entrega do que vende.

  • Ajuda profissional

Começar uma loja virtual não é uma tarefa complicada como você verá no passo a seguir. No entanto, há quem não queira perder tempo ou prefere destinar esta etapa para alguém especializado.

Não há problema nenhum nisso. Existem profissionais capacitados no mercado que podem desenvolver este trabalho com maestria. Basta procurar as pessoas certas.

Além de contar com alguém para ajudar a criar a sua loja você também pode pedir auxílio a contadores, especialistas em marketing e e-commerce e até empresários que já atuam na área e têm mais experiência que você.

Como começar uma Loja Virtual – passo a passo

Confira um passo a passo simples, porém, bastante direto e eficiente para que você possa começar a sua loja virtual do zero.

1 – Escolha o nome da empresa

O nome da sua loja virtual deve estar de acordo com o que você vende, obviamente. Pense em um nome simples, em que as pessoas consigam lembrar facilmente.
Se já tiver uma loja física este passo já está resolvido.

2 -Registre um domínio (www.)

O domínio é o endereço da sua loja na internet. Existem domínios gratuitos e pagos. Vale a pena fazer uma pesquisa e escolher aquele que mais se encaixa no seu perfil. Lembrando que o domínio deve ter um nome fácil e condizente com o seu ramo de atuação.

3- Escolha uma plataforma

A plataforma é um dos grandes requisitos que você deve observar. Assim como acontece com o domínio existem as plataformas gratuitas e as que são pagas. Faça uma análise, compare e escolha a que lhe ofereça melhor custo benefício.

Veja aqui: Como escolher a plataforma de loja virtual

4 – Decida como receber pagamentos

Um dos pontos mais importantes da sua loja virtual é o tipo de pagamento que irá aceitar. Quanto mais variado melhor para os seus clientes e mais chances de efetivar vendas.

Você pode optar por cartões de crédito, débito, pagamento por depósito ou boleto etc. Verifique todas as opções e escolhas as mais rentáveis e seguras.

5 – Tenha uma loja segura

Você sabe que o aumento da procura por lojas online se deve à segurança que elas proporcionam. Logo, não meça esforços para oferecer o melhor para o seu cliente. Um passo em falso neste quesito e pode ser o fim do seu negócio.

Por isso, procure por dispositivos anti-fraude e todas as medidas de segurança possíveis para que o seu cliente se sinta perfeitamente à vontade e seguro no seu site.

6 -Marketing é essencial

Uma loja virtual sem visitas é uma loja virtual que não vende. Por isso, o marketing é fundamental. É através do marketing que as pessoas vão chegar ao seu negócio online. Use as redes sociais, crie blogs, invista em conhecimento de qualidade, faça promoções e divulgação.
Só para fortalecer: Uma loja virtual que não tem divulgação, é uma loja virtual não vai vender e está fardada ao fracasso.

7 – Estruture a sua Logística

Quem compra em loja virtual sabe que não irá receber o produto imediatamente, mas a loja precisa estipular um prazo e este deve ser respeitado.

É importante prometer apenas o que é possível cumprir. Portanto, deixe claro o seu campo de atuação e de entrega, taxas etc. Assim, você estabelece uma relação clara, honesta e direta como seu cliente.

Desafios comuns de uma Loja Virtual

Assim como a Loja Virtual possui muitas vantagens ela tem também alguns desafios. Afinal, em se tratando de comércio e mercado tudo tem riscos que precisa ser bem acompanhado, para que medidas sejam tomadas rapidamente.

  • Concorrência

Sim, apesar de muitos empreendedores ainda não estarem todos convencidos da importância de uma loja virtual para alavancar vendas, muitos empresários já se deram conta desta tendência. Portanto, é um desafio a ultrapassar.

Neste sentido, quem está entrando agora no ramo precisa encontrar maneiras de se destacar dos que já estão. A melhor maneira de fazer isso é observando a concorrência, identificando falhas e acertos.

Depois disso, perceber o que pode fazer de diferente e aprimorar a experiência do cliente para, enfim, conquistá-lo e fidelizá-lo.

  • Mau gerenciamento

Assim como acontece com as lojas físicas é possível que haja um mau gerenciamento da loja virtual e isso vai influenciar diretamente no seu desempenho.

Não é porque a loja é virtual que você vai esquecer de tomar todos os cuidados e solucionar os problemas que surgirem. O melhor, aliás, é se adiantar a eles. Uma loja virtual requer atenção, planejamento e bom gerenciamento.

Portanto, se você está iniciando agora a sua loja virtual, busque o máximo de informações possível a cerca do assunto, converse com quem já tem a experiência e estude o que for necessário para fazer um bom trabalho e construir um negócio sólido.

 

Vantagens de abrir uma Loja Virtual

 

Você já viu por que começar uma loja virtual é um bom negócio. Agora você vai conhecer todas as vantagens de montar um negócio online. Agora é o momento para que as suas dúvidas vão se dissipar completamente. Confira.

  • Ótimo custo benefício

Começar uma loja virtual é uma estratégia muito mais em conta se comparada à abertura de uma loja física. Você não precisa arcar com os custos do aluguel de um espaço, com a contratação de pessoas, reformar de um espaço física e não precisa se preocupar com as despesas fixas como água, luz, funcionários e outras. Dá para iniciar com um pequeno investimento e ir aumentando de acordo com o crescimento do seu negócio.

  • Não há necessidade de manter um grande estoque de material

Nem todas as lojas virtuais possuem estoque de material como acontece com as lojas físicas. O atendimento pode ser feito por demanda, há um prazo de entrega que pode ser utilizado também para a fabricação do produto, por exemplo.

Diferente de uma loja física que faz a venda direta e precisa ter um estoque de material. Quem compra de forma online sabe que terá que esperar um certo prazo para obter o produto.

Portanto, menos estoque também quer dizer menos custos com material, com aluguel de espaço, com manutenção das peças etc.

  • Abrangência de mercado consumidor

Abrir uma loja virtual é ampliar as opções de público. É, de fato, uma vitrine online. E esta vitrine pode ser levada e acessada para qualquer lugar do mundo. Já pensou nesta chance e oportunidade?

Lembre-se: ter uma boa logística é algo fundamental, a frente falaremos um pouco mais sobre logística.

  • A loja virtual pode ser gerenciada de qualquer lugar

Assim como qualquer pessoa de qualquer lugar poderá ter acesso ao que você vende , você também poderá gerenciá-la de onde quiser. Não precisa estar em um escritório ou lugar fixo para fazer isso.

Esta é uma das grandes vantagens de manter um negócio online. A fácil interação, a praticidade e a comodidade também para o empreendedor. Portanto, não importa se você está em casa, na casa de um amigo ou viajando, você poderá administrar a loja virtual sem problemas.

  • Vendas em qualquer horário

Outra grande vantagem da loja virtual em cima das lojas físicas é a oportunidade que ela oferece aos clientes de realizar compras em horários diversos. Não importa se é hora do almoço ou de madrugada.

A loja estará aberta, aceitando encomendas, compras e tudo mais. Você se surpreenderia com a quantidade de pessoas que realizam compras fora do horário comercial. Principalmente em época de grandes promoções, como a Black Friday, Dia dos Pais e Dia das Mães em que as madrugadas viram verdadeiros mercados.

  • Redução de despesas com recursos humanos

Uma das grandes despesas de uma loja física é a contratação de recursos humanos. Por mais polivalente que o empreendedor seja e consiga dar conta de tudo, no começo do negócio é quase impossível que ele continue gerenciando todos os setores com sucesso e eficiência.

Portanto, a contratação de pessoal é necessária em lojas físicas. Em lojas virtuais é mais fácil para o empreendedor, pelo menos no inicio, dar conta de tocar a loja virtual sozinho. E em um futuro próximo, quando o seu negócio estiver prosperando, o número de funcionários necessários é imensamente menor do que seria em uma loja física.

Como qualquer negócio, começar uma loja virtual requer planejamento e muita dedicação. Se você tem o sonho de ter o seu próprio negócio, comece! As lojas virtuais que hoje são grande, em sua maioria, começaram pequenas. Corra atrás do seu sonho, se dedique e se precisar de ajuda…Conte conosco! Nós temos uma equipe de especialistas prontos para te ajudar!

Você pode dar o primeiro passo agora: Comece criando a sua loja virtual.

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