Como colocar sua Loja Virtual na primeira página do Google

Para você que sonha em ter o nome da sua loja estampado no topo das pesquisas do Google, sem ter que gastar muito dinheiro com isso, terá como dever de casa adquirir  o mínimo do conhecimento de SEO.

SEO são estratégias utilizadas em sites para qualificar o seu posicionamento nas buscas do Google. Ter um bom esquema para realizar essas regras faz com que você tenha maior alcance orgânico. Sem precisar gastar dinheiro para impulsionar anúncios da sua Loja Virtual. Como o Google é o mais usado site de busca do mundo, o caminho para o topo, passa a ser, entender os robôs dessa plataforma, que analisam a qualidade do seu site segundo esses critérios. Tudo isso, para você chegar e permanecer no topo e ser o primeiro a aparecer para os buscadores.

Com todos esses detalhes, geralmente a primeira impressão é que esse tal de SEO é um bicho de sete cabeças. Porém, não é impossível. O ideal é usufruir dessas estratégias para conseguir um bom alcance orgânico para a sua Loja Virtual, aliado aos impulsos patrocinados. O SEO é um investimento de médio à longo prazo, aplicado de forma correta você consegue aumentar de maneira considerável suas visitas, conversões, visibilidade e popularidade da sua Loja Virtual.

ABUSE E USE : PALAVRAS-CHAVES
As palavras chaves são aquelas que os consumidores escrevem no Google para encontrar o que estão procurando. Sabendo disso, é importante pesquisar o comportamento do seu público alvo, quais as palavras mais comuns de serem utilizadas nas pesquisas e que melhor descrevem o seu negócio. O próprio Google pode te ajudar nesse objetivo, com plataformas que te ajudam a aprender a forma perfeita de incluir essas palavras chaves. Uma delas são, por exemplo: Google Trends e Google AdWords: Planejador de Palavras Chaves. Insira esses termos chaves nos títulos e nas descrições dos produtos.

Um dos requisitos para você ganhar uma maior colocação no ranking do Google, é o tempo que seu cliente permanece em seu site, por isso ter vídeos explicativos dos produtos é excelente, pois quanto mais vídeos o consumidor assistir, mais tempo ele permanece em sua Loja Virtual e mais o Google entende que o seu conteúdo é relevante.

A IMPORTÂNCIA DOS LINKS INTERNOS
São links que apontam para páginas dentro da própria loja, ou seja, que possuem como fonte o mesmo domínio. Em uma Loja Virtual, os links internos são os produtos relacionados.

Os Links Internos auxiliam na redução da Taxa de Saída e aumentam o tempo de permanência dos consumidores em sua Loja Virtual, itens que são extremamente importante e que o Google leva em consideração na hora de ranquear o seu e-commerce.

O tempo de carregamento do seu site também entra nos requisitos de avaliação dos robôs do Google, porque faz parte de uma boa experiência para o consumidor. Se o seu e-commerce não abre ou demora para abrir, o Google entende que você não disponibiliza de um bom conteúdo. Então certifique-se de que seu site abra com facilidade. Os smartphone fazem parte da vida das pessoas e muitas delas acessam a internet e fazem suas pesquisas com ele. Para se ter uma ideia da força dos dispositivos móveis, uma a cada cinco vendas são feitas através de smartphone. Por isso, tenha certeza que sua Loja Virtual tem a versão mobile e que sua plataforma abra em todos os navegadores. Sim!!! O Google analisa isso na hora de ranquear sua Loja Virtual.

OS LINKS EXTERNOS TAMBÉM SÃO IMPORTANTES
Todo link adicionado em outro site ou blog que direciona o usuário para os seus produtos e serviços são chamados de backlinks e, a quantidade de backlinks direcionados para a sua Loja Virtual, serve como termômetro para indicar o seu nível de popularidade ou importância.

Como na vida real onde indicamos pessoas, profissionais, serviços, etc. , na internet funciona da mesma forma, cada indicação que sua Loja Virtual recebe, aumenta a popularidade, o que a torna mais relevante para o Google e contribui para um melhor posicionamento nos resultados de busca orgânica.

MAS… COMO GERAR LINKS EXTERNOS ?

1 – Tenha um blog para sua Loja Virtual
Essa estratégia é excelente para criar backlinks e para atrair tráfego qualificado que possa converter em vendas.

Escreva artigos que falem sobre o seu segmento e assuntos relacionados ao consumo dos seus produtos. Tenha em mente que o blog não foi feito para vender seus produtos e sim para lhe dar maior exposição nas ferramentas de busca. Ninguém vai ao seu blog para comprar o que você tem para vender e sim para se informar. Se no meio dessa informação existir links que levam para um produto em sua Loja Virtual, ótimo, você gerou backlinks  e deu um passo em direção a uma venda concretizada.

Um exemplo prático é se você vende artigos de pesca, você pode comentar sobre a abertura da temporada de pesca em uma determinada região ou sobre as melhores iscas que podem ser empregadas neste tipo de pescaria.

2 – Comece a comentar em sites relevantes para o seu produto/público
Comentários são maneiras excelentes, fáceis e gratuitas de se obter backlinks.
Você pode começar comentando em fóruns e blogs.
Faça seu comentário e coloque o link da sua Loja Virtual.

3 –Parceria com Blogs

Buscar parcerias com blogs que tenham conteúdo relevante para o seu segmento e pedir para que eles criem artigos com link para os seus produtos e/ou coloquem banners de divulgação da sua loja.

Atenção: Sob hipótese alguma compre backlinks! Existem vários sites prometendo backlinks  que aumentarão o tráfego e rankings no Google, mas isso é um problema: Com essa prática ficará escancarado que você está realizando uma tentativa de manipulação dos mecanismos de busca e todos nós sabemos o quanto o Google odeia e penaliza isso.

ESCREVA BOAS DESCRIÇÕES PARA OS PRODUTOS

As metatags são importantes para o Google(ou qualquer outro buscador). Para quem nunca ouviu falar no termo, metatags nada mais são do que descrições de cada página do google. Sim, aquela que você encontra abaixo do link do seu site no Google.

Lembrou delas? Então elas são essenciais para o sua Loja Virtual, uma boa metatag description influencia diretamente na quantidade de visitas pelos buscadores, até por que ele terá certeza de que o site disponibiliza o que quer encontrar.

Nunca tente se enganar e consequentemente enganar o Google. Por isso, não use metatags que não descrevam o conteúdo da sua loja virtual corretamente, que são genéricas demais ou que são cópias de outras páginas. Seja o mais objetivo possível, até porque o tamanho recomendado para as metatags são de no máximo 160 caracteres, aproximadamente duas frases curtas. Utilize palavras chaves para melhorar o nível de busca da descrição, mas nunca faça uma descrição somente de palavras chaves.

NÃO COMETA ESSE ERRO

Em Lojas Virtuais é comum encontrar descrições de produtos iguais de site para site. Isso ocorre porque a maioria dos lojistas copiam as descrições dos produtos de seus fornecedores, e sem alterações, postam em suas páginas. Isso é um erro. Com isso, o Google acaba ignorando sua página, porque várias lojas acabam ficando com textos idênticos em suas páginas e o Google preza sempre pelo conteúdo original.

Vale lembrar que você deve ter uma plataforma de Loja Virtual completa e otimizada para os mecanismos de busca. Pois de nada adianta você otimizar a loja se a plataforma não for otimizada, ok?

 

Agora você está pronto para chegar ao topo, experiente ou não. O trabalho realizado em cima dessas dicas, em médio ou longo prazo trará uma boa visibilidade para sua Loja Virtual e cada vez mais, um maior índice de visitantes na sua Loja Virtual. E então? Você está pronto para assumir o topo e receber as consequências do reconhecimento? Chegou a hora!

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