Como Calcular o Preço de Venda dos Produtos em uma Loja Virtual

Você quer criar um negócio sustentável? Então não adianta “achar” que pode vender um produto a X reais. A saúde financeira do seu negócio não pode depender de “achismo” e você deve saber calcular o preço de venda corretamente. É através dele que você vai definir a sustentabilidade do seu negócio, pagar as despesas fixas e variáveis, custo de produção, logística e ter lucro.

 

Vamos tomar como exemplo uma loja de livros:

Um livro X é vendido na concorrência por R$ 18,00 à R$ 21,00 e por este motivo o lojista pretende vender por R$ 15,00.
Estudar o que o preço de mercado é excelente…
Mas será que os R$ 15,00 são o suficiente?

 

Vamos descobrir agora:

Matéria Prima:

Qual o custo final do produto?

Eu moro no interior e vou à São Paulo buscar 100 livros que custam R$ 3,00 cada.
Para chegar lá eu gastei: R$ 10,00 de pedágio + R$ R$ 50,00 de gasolina e R$ 30,00 com almoço

                                                                             

Total da Compra R$ 300,00
Total de Gastos

(almoço + Gasolina+ Pedágio)

R$ 90,00
Total do Custo R$ 390,00
Custo por unidade R$ 3,90

 

Despesas variáveis

São gastos que estão diretamente ligados a venda do produto.
Quanto mais eu vender, mais eu vou gastar.
Ex.: Impostos, comissão sobre vendas, fretes, taxas de cartão de crédito.

 

Comissão 10% sobre a venda
Imposto 5% sobre o faturamento
Taxa de cartão 6% sobre o total das vendas
Total / Despesa Variável 21%

 

Despesas Fixas: São as despesas que eu pago independente do faturamento.

Ex.: funcionários, aluguel, contador, água, luz, etc

 

Salário Funcionário R$ 1.000,00
GPS R$ 50,00
Aluguel R$ 1.000,00
Contador R$ 400,00
Luz R$ 100,00
Telefone R$ 100,00
Encargos R$ 144,00
Total R$ 2.794,00

 

Agora vamos transformar isso em percentual, pois vamos precisar para calcular o preço de venda:

  1. Levante as despesas fixas dos últimos 12 meses (Neste caso, R$ 2.794,00)
  2. Levante o faturamento dos últimos 12 meses (Neste exemplo vou usar R$ 10.000,00/mês)
  3. Despesas fixas/ Faturamento x (100)

 

Obs.: Se ainda não tiver estes dados, faça com estimativa (quanto eu pretendo fatura…eu acredito que as minhas despesas fixas serão….) e assim que a sua loja virtual começar a faturar e você tiver as despesas reais, refaça o cálculo

 

Total das despesas fixas (R$ 2.794,00 x 12 meses) = R$ 33.528,00
Total do Faturamento (R$10.000 x 12 meses) = R$ 120.000,00

 

Calcule:
R$ 33.528,00 : R$ 120.000,00 = 0, 27 x 100 = 27%
Despesa Fixa = 27%

 

Margem de Lucro:

É o lucro que eu desejo que a  loja virtual obtenha, depois de todas as contas pagas.

Exemplo: Suponhamos que você deseja 20% de lucro.

Agora é hora de calcular o Preço do Produto:

 

Custo X % (vamos descobrir logo mais)
Despesa Variável 21 %
Despesa Fixa 27%
Margem de Lucro Desejada 20%

 

Para descobrir o percentual do custo você deve fazer a seguinte conta:

 

Custo = 100% – (Desp. Variável + Desp. Fixa + Margem de Lucro)
Custo = 100%  – (21% + 27% + 20%)
Custo = 100% – 68%
Custo = 32%

 

Então ficará assim:

 

Custo 32 %
Despesa Variável 21 %
Despesa Fixa 27%
Margem de Lucro Desejada 20%

 

E por fim…. A fórmula para precificação é:

 

Preço de Venda = Custo Unitário em reais (R$)            

Custo Unitário em Percentual (%)

 

100% = R$ 3,90 (preço de cada livro) = R$ 12,18

32%

 

O preço final do produto é R$ 12,18. Então concluímos que os R$ 15,00 é um bom preço de venda final.

É importante saber o preço final do produto caso você queira fazer promoções em sua Loja Virtual, pois já sabe qual é o valor mínimo que pode cobrar sem ficar no prejuízo.

 

Caso tenha alguma dúvida, escreva aqui nos comentários que nós vamos responder…

Até a próxima!