Saiba como calcular corretamente a margem de lucro de um produto

Para que um negócio seja verdadeiramente rentável, é fundamental que o empresário saiba como calcular lucro dos produtos e serviços de sua empresa. Essa é uma das regras mais importantes de sucesso, independentemente do porte ou setor de atuação do empreendimento.

Muitos acreditam que para uma empresa obter sucesso, basta ter um fluxo de vendas e consequentemente um faturamento mensal alto. No entanto, para que ela seja verdadeiramente competitiva, é imprescindível que seus gestores entendam a necessidade de saber precificar seus produtos antes de vender.

Embora muitos gestores confundam esses conceitos, existem grandes diferenças entre lucro e margem de lucro. O lucro é basicamente a diferença entre o valor de custo de um produto ou serviço e o faturamento obtido com sua venda. Já a chamada margem de lucro é um percentual entre o lucro bruto e a receita total da empresa.

Para auxiliar você nesse cálculo, explicaremos a seguir conceitos como o de lucro, lucro bruto e líquido, margem de lucro, entre outros. Confira!

Entenda o que é lucro

O princípio básico para sabermos como calcular a margem de lucro de um serviço ou produto é entender o que exatamente é o lucro. Em termos gerais, o lucro é o retorno positivo que se obtém com um investimento.

Contudo, quando falamos em gestão de uma empresa é necessário compreender o significado de lucro bruto e lucro líquido. Saber distinguir esses dois conceitos é fundamental para calcular a margem de um produto.

Lucro bruto

De forma resumida, o lucro bruto é a receita final obtida após a subtração do custo gasto com a mercadoria. Por exemplo, uma empresa da área de alimentação tem um giro de R$ 10.000 em vendas mensais. Desse total, o custo dos insumos usados na produção foi de R$ 3.000. Portanto, o lucro bruto totaliza R$ 7.000.

Lucro líquido

O lucro líquido é o valor resultante da receita final de uma empresa menos os gastos com mercadorias e despesas gerais. Nesse cálculo são contabilizados impostos, encargos trabalhistas, água, aluguel, internet e outras despesas.

A partir do exemplo anterior, em que o faturamento total é de R$ 10.000 e o lucro bruto de R$ 7.000, suponhamos que as despesas gerais da empresa sejam de R$ 2.500. Nesse caso, o lucro líquido obtido no final do mês é de R$ 4.500.

Saiba o que é margem de lucro e qual sua importância

A margem de lucro é o percentual que se acrescenta ao custo total. Ela forma o preço final de um serviço ou produto e define a porcentagem de lucro que será obtida com uma venda. Esse é um conceito que está ligado a pontos importantes como a formação da tabela de preços e a lucratividade obtida pelo seu negócio.

A margem de lucro permite ainda que você saiba qual valor restante após a comercialização de um produto. O percentual ideal de lucro varia de acordo com diversos fatores, como o porte e, principalmente, segundo o segmento de atuação de cada empresa.

Para chegar à margem esperada, é necessário avaliar as expectativas do seu negócio. Leve em conta pontos como gasto, preço, produtividade, metas e volume de vendas. Após definir a margem e efetuar os cálculos necessários, é hora de analisar a concorrência para entender se o preço final do seu produto está compatível com o mercado.

Se o valor do seu produto estiver muito acima dos concorrentes, é sinal de alerta! Revise valores e todos os detalhes dentro da sua operação para descobrir pontos que afetam a lucratividade do seu negócio.

Confira alguns dos conceitos básicos sobre a margem de lucro

Após entender o que é a margem de lucro, o próximo passo é conhecer bem os conceitos de margem líquida, margem bruta e mark-up. Essas variáveis ajudarão você a avaliar aspectos como a rentabilidade do seu negócio. Com elas é possível analisar se um empreendimento tem, dentro do seu mix de produtos, itens que geram lucro enquanto outros geram prejuízo, por exemplo.

Essa é uma situação que pode passar despercebida dentro de um saldo positivo vivido por uma empresa. Por fatores como esses, é necessário que os gestores façam cálculos individuais para as margens de cada produto oferecido.

Margem bruta

Para chegarmos ao total referente à margem bruta de um serviço, primeiro é necessário saber qual o valor do lucro bruto. Com essa informação, chegamos ao seguinte cálculo:

Lucro bruto / Receita total x 100 = Margem Bruta

Usando nosso exemplo inicial, chegamos à soma:

7000 / 10000 x 100 = 70%

O total da margem bruta da empresa é de 70%.

Margem líquida

Da mesma forma, para chegarmos ao valor da margem líquida precisamos saber o valor do lucro líquido da empresa. Com essas informações, chegamos ao cálculo:

Lucro líquido / Receita total x 100 = Margem líquida

De acordo com nosso exemplo, temos:

4500 / 10000 x 100 = 45%

A margem líquida do seu negócio é de 45%.

Mark-up

Para quem procura o crescimento saudável para sua empresa, o conceito de mark-up é um grande aliado desse processo e que muitos gestores ainda desconhecem. De maneira geral, esse método determina a dinâmica do preço de venda e custo de produção e distribuição.

Algo que diferencia o mark-up dos conceitos básicos de margem bruta e líquida é que com ele podemos calcular também o lucro esperado para empresa. Por esse motivo, ele é fundamental na hora de definir a tabela de preços de um negócio.

Para encontrarmos o valor do mark-up de um produto, precisamos de três elementos básicos: despesas fixas, despesas variáveis e margem de lucro. Uma de suas principais vantagens é permitir que o empresário contabilize todos os gastos relacionados com a produção.

Muitos gestores atentam apenas aos resultados finais, sem analisar todos os detalhes da operação para entender a rentabilidade de um negócio. Contudo, esse cenário pode trazer complicações a longo prazo, comprometendo a saúde financeira de um empreendimento. Para viabilizar um crescimento contínuo, saber como calcular lucro é um passo importante que ajudará você a aumentar os ganhos da sua empresa.

Gostou das nossas dicas e quer aprender mais sobre gestão de negócios? Confira mais um de nossos posts e saiba como calcular o preço de venda dos seus produtos!

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