Já se foi o tempo em que o lugar de um animal era no quintal de casa…. Agora eles são bem-vindos em quase todos os lugares. Eles já são membros da família e muitos casais hoje deixam de ter filhos por terem um pet.
Estudos mostram que o convívio com animais diminui o estresse e melhora a autoestima. Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o segundo país com a maior população de animais de estimação: os cães vem em primeiro lugar (87%), seguido por gatos (22%) , pássaros (4%), peixes (2%) e outros (1%).
Os investimentos em tratamentos de beleza, roupas e acessórios pet crescem em um ritmo acelerado, um mercado promissor que movimentou mais de 18 bilhões em 2016 e teve um crescimento de 7,6%.
Se você quer abrir um Pet Shop Online (como montar um pet shop virtual) e não sabe por onde começar, este artigo passará dicas práticas e aplicáveis para que o seu negócio comece no caminho certo.
Faça um teste grátis: Como Montar uma Loja Virtual
1 – Planejamento
“A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO PLANEJA FRACASSAR, FRACASSA POR NÃO PLANEJAR.” (JOHN L. BECKLEY)
Planejar é a primeira e mais importante etapa na criação de uma loja virtual. Vamos as etapas do planejamento:
Pesquisa de mercado
a)Identifique os seus três maiores concorrentes
b)Faça uma análise:
- Seus preços praticados
- Os prazos de entrega
- As marcas que trabalham
- As formas de pagamentos disponíveis na loja
- As formas de contato disponíveis
- Possui chat online?
- Quanto tempo atuam no mercado?
- Possui selos de segurança?
- Quais as redes sociais que a loja utiliza? Quantos seguidores? Há interação com os seguidores?
b) Analise os itens similares aos produto que você irá vender em sua loja virtual:
- A descrição do produto é detalhada?
- Descreve como utilizar o produto ou possui sugestões de uso?
- Possui fotos? Quantos fotos? Qual a qualidade das foto?
- Possui vídeo nos produtos?
- Sugere produtos relacionados? Esses produtos são relevantes?
c) Analise os pontos fracos e fortes da sua empresa e dos seus concorrentes – Melhore os seus pontos fracos
O modelo de análise SWOT é muito eficaz nesta etapa, ele te ajudará a identificar as oportunidades e prever possíveis dificuldades.
Veja mais sobre a análise SWOT: O planejamento das Grandes Lojas Online para Aplicar em Sua Loja Virtual
2 – Planejamento Financeiro
Leve em consideração todos os custos envolvidos para abrir o seu pet shop virtual como:
- Custos com a plataforma
- Compra de produtos
- Custos com a personalização do layout
- Aluguel de estoque físico (se houver)
- Fretes
- Custo com a divulgação da loja
Pontos importantes:
- Tenha capital de reserva: caso não faça vendas, sua loja virtual precisa continuar ativa
- Lembre-se que capital para divulgação é essencial em uma loja virtual: diferente de uma loja física que as pessoas passam na frente, uma loja virtual sem divulgação é uma loja virtual sem visitantes e sem vendas
- Não espere ter grandes vendas nos 3 primeiros meses.
Um caso interessante é da Netshoes, que no primeiro mês teve apenas 1 venda e no segundo mês 2 vendas. O CEO acreditou que o e-commerce é um negócio fantástico, pois teve crescimento de 100% (1 venda no primeiro mês e 2 no segundo) de um mês para outro.
3 –Tenha uma Persona/ Segmente seu público
A persona é um perfil semificcionail que representa o cliente ideal de uma empresa. Ela será o foco de toda a estratégia de marketing da sua loja virtual.
Imagine falar francês com quem só entende inglês… Você iria gastar muito dinheiro em marketing e teria um resultado quase zero, correto? Por isso é necessário que você tenha a persona de sua loja virtual de pet shop.
Esta é a forma de entender exatamente com quem a sua pet shop virtual vai falar e de forma você deve se comunicar.
Quem é o cliente ou qual o público que você deseja atingir?
Escreva:
- Faixa de idade
- Gênero
- Estado Civil
- Interesses, perfil de compras
- Localização dessas pessoas? Na sua cidade, no seu estado, em seu país?
- Quais problemas o seu público tem que podem ser resolvidos com o uso de seus produtos ou serviços?
- Quais são as necessidades e expectativas em relação ao seu produto ou serviço?
- Que tipo de coisas eles desejam?
- Em que tipo de coisas eles investem ou gastam dinheiro?
- Onde eles fazem essas compras?
- Como eles tomam essas decisões de compra?
Temos um e-book exclusivo que fala sobre Persona – Baixe Aqui
4 – Dedique Tempo
É comum que a loja virtual não seja a sua ocupação exclusiva , porém é necessário dedicar pelo menos 1 hora ao dia divulgando e cadastrando informações em sua loja.
Depois que a sua loja virtual já estiver vendendo, você precisará se dedicar um pouco atendendo clientes, divulgando, enviando pedidos. Muitos se enganam ao achar que irão abrir uma loja virtual e ficarão ricos do dia para a noite sem precisar trabalhar muito. Uma loja virtual gera trabalho no inicio e também quando é um sucesso. Quanto mais se dedicar, melhor será o resultado.
Pontos Importantes:
- No começo é comum passar algumas horas divulgando sua loja virtual em sites e redes sociais, principalmente porque você não gasta
- Atender com agilidade e eficiência é essencial
5 – Visual da Loja Virtual
“A primeira impressão é a que fica” – Esta frase resume muito o sentimento que seu cliente terá ao primeiro contato com sua loja virtual.
Você compraria de uma loja física com a entrada toda mal feita, com a vitrine de qualquer jeito? Uma loja sem preocupação nenhuma com a aparência ? Você teria vontade de entrar nessa loja? Acredito que não! Se não há preocupação com a porta de entrada imagina com os produtos vendidos?!
É assim que o cliente vai enxergar sua loja virtual se ela não for bem estruturada visualmente. De nada adianta ter preços competitivos se o visual da Loja Virtual não passar credibilidade e nem confiança.
Essa é uma área que merece atenção e investir em uma profissional especializado é o melhor a ser feito para montar uma loja virtual que gere resultado. E não basta apenas ter uma faixada atraente, os clientes querem circular pela loja e enxergar os objetos de forma organizada. Querem localizar os produtos sem precisar de muita ajuda, ver seu preço, levar até o caixa, pagar com a forma de pagamento que lhes for mais conveniente e sair com o seu pacote.
No e-commerce não é nada diferente, se você sempre realizar essa relação entre o físico e o virtual, sempre poderá analisar se seu e-commerce está no caminho certo.
Conheça alguns templates prontos de loja PET da Storebits
Template 1
Template 2
Template 3
Template 4
6- Atenda o mercado offline: Uma alternativa para se diferenciar da concorrência
Os serviços mais procurados são em um pet shop físicp são banho e tosa e os pet shops online raramente oferecem esse tipo de serviço ao cliente. Esta pode ser uma forma para se diferenciar da concorrência, oferecendo este serviço à domicilio. Você poderá fazer de duas formas: contratando pessoal competente e comprando equipamento para o trabalho ou fazendo parcerias com empresas locais que já atuam com banho e tosa e então receber comissão por indicação. Mas tome cuidado! Lembre-se que alguns serviços só podem ser oferecidos sob a supervisão de um veterinário.
7 – Invista em Marketing de Conteúdo
Esta é uma ferramenta usada para quem não tem muito dinheiro para investir em marketing: gerar conteúdo de valor.
Criar um blog que tenha dicas é excelente! Você pode falar sobre o mercado, novidades nos serviços para animais de estimação e todo o tipo de assunto relacionado ao mercado pet.
Para criar conteúdo de qualidade para o blog, você deve:
- Conhecer o seu público (já falamos de persona um pouco acima)
- Ter conteúdo de qualidade e pertinente ao nicho de mercado PET
Faça Call to action : a famosa chamada para ação, posicione banners na página de seu blog com conteúdo que convide à compra
Campanhas de e-mail marketing são excelentes para fidelizar os clientes e fazê-los sempre lembrar de sua marca.
Para criar um e-mail marketing eficiente você deve:
- Tudo começa pelo título, ele deve chamar a atenção do seu cliente
- Utilize um sistema profissional de envio de e-mail marketing, pois será necessário analisar as taxas de aberturas e cliques no links.
- Ofereça um conteúdo de valor: Antes de escrever um e-mail se coloque na posição de quem vai recebê-lo e pense nos benefícios que aquele conteúdo tem para a sua persona.
- Destaque o call to action: é o link ou botão que irá direcionar o leitor para a página que você deseja, e por tanto deve estar bem posicionado e muito bem visível.
Os vídeos também estão em alta, uma boa ideia é criar vídeos contando as novidades do mundo pet e dicas de cuidados com os bichinhos. Divulgue os vídeos nas redes sociais, isso pode lhe render muitos clientes novos além de fortalecer a sua marca no mercado.
8 – Trabalhe com Mimos
Imagina a felicidade do cliente depois de fazer a primeira compra na Loja Virtual, receber um mimo para o seu animalzinho! Com certeza na próxima compra ele irá lembrar da sua loja Virtual.
E não é preciso investir muito dinheiro em brindes: qualquer bolinha colorida ou boneco de pelúcia torna-se uma festa! Invista nesses pequenos mimos e mostre que se importa com a felicidade do animal.
Conclusão
O mercado pet apresenta diversas oportunidades de investimento online, principalmente em nichos específicos. Para montar um Pet Shop Virtual é fundamental ter um bom planejamento e se preparar para trabalhar muito.
Não esqueça as regras básicas para ter uma Loja Virtual de sucesso: organize bem seu estoque, tenha uma boa logística de entrega, use uma plataforma confiável para receber pedidos e pagamentos e capriche o atendimento.
Vamos colocar tudo em prática? Comece criando a sua loja virtual com a Storebits.
A Storebits é uma plataforma completa e gratuita, com ferramentas incríveis para você montar o seu Pet Shop Online.
Sempre que precisar conte com um atendimento online de primeira para tirar todas as dúvidas e dar aquela mãozinha necessária para fazer sua loja virtual decolar.
Como montar uma Loja Virtual passos a passo
Resumo
Como montar um pet shop virtual
1- Comece pelo planejamento de mercado e financeiro
2- Analise seus principais concorrentes: liste os pontos fortes e fracos
3- Tenha um público alvo bem definido, pois toda a comunicação de marketing será direcionada para este público
4- Crie a sua loja virtual com a Storebits em 5 passos simples
6- Tenha um layout profissional que passe segurança na hora da compra
7- Invista em Marketing
Pingback: Produtos para pet shop – Conheça os maiores fornecedores - Passo a Passo Simples
Exatamente o que eu procurava, muito obrigada!