Como aumentar o engajamento no Facebook: 6 dicas práticas

Criar engajamento no Facebook

O Brasil é o 3 país em número de usuário –  99 milhões de contas ativas, seus clientes (e potenciais clientes) estão no Facebook e já se tornou essencial que sua empresa tenha uma página profissional.

E de nada adianta ter uma página profissional sem engajamento com o seu público.

Mas primeiro precisamos entender … O que é engajamento?

É a métrica que determina o nível de envolvimento do seu público com o conteúdo e a marca. Em resumo é o que indica que uma pessoa interagiu com a publicação: curtiu, compartilhou ou comentou e não apenas visualizou,

 

Ter engajamento com o seu público é importante por causa do News Feed Algorithm (Algoritmo do Feed de Notícias – antigo EdgeRank), que de forma simplificada é o algoritmo que o Facebook utiliza para controlar a exibição no  feed de notícias dos usuários, ou seja, será exibido apenas o que é mais importante e relevante de acordo com o comportamento destes usuários… Se o seu conteúdo não é relevante, ele não aparece no feed de notícias das pessoas…E quem não é visto, não é lembrado. Portanto, ter engajamento é essencial.

Neste post, você vai descobrir 6 dicas simples e práticas para gerar maior engajamento com o seu público.

 

1 – Conteúdo Valiosos

Pense no seu público alvo e planeje um conteúdo realmente valioso. Conteúdos relevantes serão mais curtidos, comentados e compartilhados. Isso por consequência aumentará o seu alcance orgânico e número de fãs.

Tenha uma agenda de conteúdo, assim você não perde muito tempo procurando o que publicar e pode inclusive agendar suas publicações.

 

2- Jogos e Disputas

 ACREDITE: Seus seguidores querem muito interagir com a sua marca…INCENTIVE-OS!

Fazer jogos de adivinhação, enquetes, perguntas que despertem a curiosidade, imagens com  ”complete a frase…” dão um excelente resultado.

Faça um teste:  Qual é a abordagem que seu público mais gosta/ se identifica?

Uma exemplo é comparar dois produtos: Publique uma imagem com dois produtos diferentes e pergunte qual é o favorito deles? Qual ele indicaria?

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3 –   Responda seus fãs

A interatividade é essencial nas redes sociais e sua página só tem a ganhar quando você responde seus fãs. Se você não os responder, é como se você  deixasse eles falando sozinhos. Tenha personalidade e seja cativante nas respostas, isso faz seu usuário se sentir importante.

Reclamações e críticas também devem ser respondidas, se for o caso, peça para o cliente enviar um e-mail ou uma mensagem privada, isso demonstra seriedade, profissionalismo e bom atendimento – Cada vez mais necessários nas redes sociais.

 

 

4 –  Faça vídeos

O alcance orgânico dos vídeos é duas vezes maior que imagens, segundo o site Social Bakers. Você pode dar dicas sobre o seu negócio, entrevistar pessoas importantes do seu segmento e muito mais. O tamanho do vídeo é você que decide, porém vídeos curtos tem melhor aceitação.

Sempre faça o upload do vídeo dentro do Facebook, pois se você posta um link do Youtube por exemplo, o Facebook entende que é apenas um link e que você mesmo sem querer, esta induzindo as pessoas a saírem do Facebook, o que pode diminuir o seu alcance.

Veja neste artigo, dicas para produzir vídeos de produtos.

 

 

5 – Descontos

Uma forma infalível de atrair a atenção e participação dos seus fãs é através de descontos, ofertas e promoções. Muitos deles podem ainda não ser clientes, e quem sabe o desconto extra é o empurrãozinho que faltava para ele fazer a compra?

Outra boa ideia é fazer um concurso aonde as pessoas enviem fotos, frases, respostas e a melhor ganha o produto carro chefe da sua empresa. Isso vai atrair novos usuários para sua página!

 

 

6 – Mostre a sua empresa

Mostrar os bastidores de sua empresa é excelente, isso humaniza o a empresa e as pessoas começam a se sentir mais parte dela. Se houve algum acontecimento diferente, um evento, uma visita, novidades, mudanças na estrutura da empresa publique em sua fanpage.

 

E agora é hora de colocar em prática e aumentar (e muito!) o engajamento com o seu público!

 

Caso tenha dúvidas, mande uma mensagem aqui no blog que nós vamos te responder  (Na verdade falar com você é o que mais gostamos de fazer 😉

 

Gostaria de sugerir publicações ou dividir alguma outra ideia sobre este assunto? Deixe um comentário!

 

 

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