AS VANTAGENS DO ATENDIMENTO PÓS-COMPRA NA SUA LOJA VIRTUAL

Como atender bem o cliente

Criar uma loja virtual, escolher um produto para comercializar, fazer propaganda, encontrar compradores e vender pode parecer fácil, mas o trabalho mais importante começa depois de tudo isso.

É extramente necessário trabalhar o pós-compra na sua loja virtual, pois ele é quem garante a fidelização dos clientes, que é o principal resultado esperado pelos empreendedores, e ela acontece quando a loja virtual consegue demonstrar a real preocupação que tem em relação ao cliente e toda a sua experiência de compra dentro da plataforma.

Ele começa no exato instante em que seu cliente confirma a compra. Por isso é tão importante que tenha no seu planejamento estratégico orientações bem descritas para este “setor”.

 

  • O PÓS-COMPRA

O setor de pós-venda tem como finalidade principal a fidelização dos consumidores por meio da satisfação.

Como assim? É simples, você precisa trabalhar para garantir a satisfação do seu cliente, e dentro dela estão inclusos diversos pontos que você precisa se dedicar para conseguir suprir as necessidades dos consumidores e se destacar no meio da concorrência.

Para te ajudar a elaborar estratégias que sejam o diferencial da sua marca criamos algumas dicas que você pode começar aplicando agora mesmo na sua loja virtual.

 

  1. ATENDIMENTO AO CLIENTE

 

Já falamos em outros artigos sobre a importância do atendimento ao cliente numa loja virtual, e vamos ressaltar novamente alguns pontos cruciais que você precisa entender e aplicar na sua e-commerce;

O primeiro ponto é entender de vez que atendimento ao cliente não é um favor e sim uma obrigação que precisa ser trabalhada árdua e constantemente.

Se você é o responsável por este atendimento busque treinamento especifico, e desenvolva suas habilidades de improvisação para o caso de um imprevisto. Caso tenha a possibilidade de contratar um funcionário procure desenvolver cursos de capacitação e treinamento pessoal.

O segundo ponto é estreitar o laço com seu cliente. A proximidade com seu consumidor agrega valor a sua marca. No pós-compra uma ótima maneira de colocar essa estratégica em prática é entrando em contato, por ligação ou whatsapp, com seu consumidor após a confirmação da compra, para confirmar o pedido, dados pessoais, e etc.

Obviamente essa prática só será possível se a sua loja virtual for de pequeno porte, caso o fluxo de compras seja intenso e constante procure realiza-la por meio de e-mails, com o envio de um simples questionário para coletar as observações e duvidas que seu cliente possa vir a compartilhar.

O terceiro ponto é a atenção a resolução de problemas. Pensemos num problema com a entrega, por exemplo: você postou o produto na data certa, mas por algum motivo, que teoricamente não lhe diz respeito, a entrega está atrasada, não terceirize a culpa para a transportadora, lembre-se que o responsável pela entrega ainda é você, o seu consumidor contratou com a sua loja virtual o serviço completo, então a entrega também é de sua responsabilidade.

O consumidor espera encontrar em você a resposta para todas as dúvidas e problemas pelos quais ele possa vir a passar, e o retorno que ele obtém interfere diretamente na satisfação dele em relação a compra realizada, e este é o principal objetivo do pós-compra.

 

  1. O RELACIONAMENTO É A ALMA DA FIDELIZAÇÃO

O relacionamento com o cliente ou a aproximação como citamos acima é também uma das estratégias de pós-compra que mais agregam resultados positivos.

Mais do que apenas solucionar possíveis problemas o atendimento também é o responsável por estreitar o relacionamento entre a e-commerce e o cliente.

As redes sociais são o melhor meio de executar esta ação, além de te ajudar a conhecer melhor seu consumidor, suas experiências de compra (boas e ruins), suas sugestões e afins, elas servem também para que você trabalhe o seu relacionamento com eles.

Busque prestar atenção aos detalhes, uma opinião ruim divulgada nas redes sociais pode atingir bruscamente o seu negócio, dedique-se a acompanha-las de perto, mostre a eles que você se importa.

 

  1. CONTENÇÃO DE GASTOS

O pós-venda e a fidelização de clientes são altamente lucrativos.

Sim, lembre-se que conquistar um novo cliente, por meio de campanhas de marketing e anúncios pagos, custa bem mais que fidelizar um cliente que já te conhece e já comprou anteriormente com você.

Trabalhe para disponibilizar ao consumidor a melhor experiência de compra possível, personalize seu atendimento, dinamize seus preços e garanta que ele tenha prazer em voltar sempre.

 

 

Esses detalhes são extremamente cruciais para o desenvolvimento do seu negócio, planeje seu pós-compra e garanta uma turbinada nos seus lucros.

Quer mais dicas como essas? Acesse: Simples de Verdade!

 

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