Aprenda a vender mais nas redes sociais e veja mais resultados

Vender mais nas redes sociais é o que muitos empresários desejam, porém, com o tempo, muitos deles são levados ao desânimo e à desconfiança de que é possível aumentar o número de clientes por meio dessa estratégia.

Infelizmente, esse problema pode nascer, na verdade, da falta de informação dos administradores das páginas, ao acreditarem que basta criar uma página e nutri-la com qualquer conteúdo para que os novos clientes apareçam e sua marca seja fortalecida.

Se você já notou que é preciso fazer algo mais para aumentar as vendas nas redes sociais, mas tem dúvidas sobre o que fazer exatamente, este post é para você. Apresentaremos quais são as principais ações necessárias para que reverta esse quadro.

Animado para melhorar seus números? Boa leitura!

1. Conhecer a persona

Embora a dica valha para todas as ações de marketing digital, não devemos perder de vista a importância de conhecer sua persona ― perfil semifictício de cliente, baseado em pesquisas reais.

A partir dela, você saberá como abordar seus seguidores, entendendo quem eles são, qual linguagem utilizar (formal ou informal) e quais são os assuntos que eles mais desejam ver em sua página.

Temos um e-book que você vai aprender o passo a passo de como criar uma persona para sua empresa: https://ebook.simplesdeverdade.com.br/como-definir-a-sua-persona/

2. Elaborar um planejamento

Entretanto, para aproveitar as oportunidades, é necessário se planejar, descrevendo quais serão as redes utilizadas e os tipos de materiais a serem desenvolvidos.

Descobrir em quais redes sociais sua empresa atuará é essencial. Assim, você terá tempo para entender o funcionamento de cada uma delas.

Além disso, é interessante produzir um guia de atuação nas redes sociais. Com ele, você determinará quais são as normas para postagens, comentários e conversas em geral com os seguidores.

Dessa maneira, mesmo que um novato entre na administração da página, ele saberá exatamente o que fazer. Isso diminui drasticamente a chance de que inadequações relativas à linguagem ou ao conteúdo ocorram.

3. Entender o funcionamento de cada rede social

Uma prática comum, mas não recomendada, é postar o mesmo conteúdo em várias redes sociais. O grande problema dessa prática é não levar em consideração as diferenças existentes entre cada rede.

Por exemplo: enquanto o Facebook é um local mais voltado para informação e descontração, o LinkedIn é direcionado aos negócios (principalmente B2B) e ao networking, além de permitir que os usuários procurem ou forneçam vagas para atuação no mercado.

Outros exemplos são o Twitter, em que as postagens precisam ser breves, em apenas 140 caracteres, e o Medium, em que o público posta suas considerações e reflexões de forma mais completa.

Sendo assim, para que sua empresa interaja melhor e faça mais negócios, ela deve se adequar ao ambiente em que está, não o contrário. Por isso, caso você não tenha familiaridade com determinada rede, passe algum tempo vendo como os internautas lidam com ela.

4. Visitar as páginas dos concorrentes

Adicionalmente, é importante conhecer como seus concorrentes estão lidando com cada rede social. Se eles representam cases de sucesso de como faturar mais, utilize seus exemplos como inspiração para “pegar uma fatia do bolo”.

Seja confiante: se uma empresa consegue ter sucesso, a sua também poderá obtê-lo com dedicação e persistência!

Mas caso perceba que os exemplos da concorrência não são tão legais assim, a notícia é ainda mais positiva, visto que a competição será menos acirrada. Sendo assim, parte significativa do espaço daquele nicho nas redes sociais poderá ser ocupada pelo seu negócio para atrair novos clientes.

5. Definir o ritmo e a periodicidade das publicações

Quando estiver planejando suas ações nas redes sociais, não se esqueça de programar qual será o ritmo e a periodicidade delas.

Em primeiro lugar, defina quais são as redes essenciais (aquelas em que sua persona está mais presente e interage com mais vigor). Dedique mais tempo a essas e dê atenção secundária às demais.

Depois, defina quantas postagens serão feitas durante a semana e em cada dia. Determine também quais serão os temas abordados e que tipo de material será feito. Você pode postar conteúdo em:

  • texto;
  • imagem;
  • vídeo;
  • infográfico;
  • e-book;
  • evento.

É interessante fazer um mix de postagens, isto é, diversificar nos tipos de postagens.

6. Responder aos usuários

Para melhorar a imagem da sua empresa e ver mais resultados, não deixe de responder aos comentários e às perguntas que os usuários fizerem. Diversas empresas respondem apenas aos que são positivos e se esquecem daqueles que fazem críticas a algum serviço ou produto.

Essa ação, entretanto, não é recomendada! Cada seguidor quer ser atendido e ter sua demanda resolvida. Caso os problemas dele sejam solucionados, ele não terá nenhum problema em recomendá-lo a outras pessoas.

Para isso, seja verdadeiro e tente não ser mecânico em cada resposta. Passe a imagem de que a empresa se preocupa com a opinião dele e deseja resolver a questão rapidamente.

7. Fazer anúncios

Sua empresa gastou para produzir conteúdo interessante e relevante, mas não teve tantas curtidas como desejava? A solução pode ser fazer anúncios para promover os conteúdos. É comum, principalmente no Facebook e Instagram, ver postagens patrocinadas. Dessa forma, mais pessoas terão acesso ao conteúdo e poderão se interessar pelos seus produtos ou serviços.

Além disso, não há um valor mínimo para ser investido: você pode começar investindo pouco até que os primeiros resultados apareçam. Como é possível verificar os resultados de sua campanha em tempo real, há a opção de se modificar os dados, caso necessário, para que sua empresa obtenha melhores resultados.

8. Analisar os resultados

Após todos esses passos, chega o momento de verificar quais são os resultados que sua página alcançou nas redes sociais. Somente assim, você conseguirá alterar o que deve ser modificado e melhorar ainda mais os resultados.

Você deve compreender:

  • quais os dias e horários em que os usuários mais interagem com as publicações;
  • quais os tipos de post que levam a mais interações como curtidas, comentários e compartilhamentos;
  • quantas pessoas têm acessado seu site a partir das redes sociais;
  • quantas dessas pessoas têm convertido.

Como você pode perceber, para que realmente tenha lucro, terá que se planejar e seguir à risca o que foi determinado. Não basta apenas criar páginas em cada rede social e, de vez em quando, nutri-las.

Embora seu esforço possa parecer demasiado neste momento, os frutos colhidos justificarão o trabalho empenhado. Assim, vender mais nas redes sociais virá de maneira natural!

É interessante divulgar suas páginas em seu site. Veja como inserir as redes sociais em sua loja agora mesmo!

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