Apareça no Google: Descubra todos os recursos de otimização disponíveis em sua loja virtual

Umas das ambições de quem monta uma loja virtual é estar nas primeiras posições do Google, afinal quem não quer mais cliques e visitantes em seu e-commerce?

Seo (Search Engine Optimization), também conhecida como otimização de sites é definido como um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que seu e-commerce melhore o posicionamento nos mecanismos de buscas como Google e Bing.

Sabendo dessa importância, a plataforma de loja virtual Storebits já vem com ferramentas importantes para que a sua loja virtual tenha destaque nos buscadores.

Conheça a seguir as ferramentas, caso você tenha uma loja virtual com a Storebits, já estão disponíveis em seu e-commerce.

 

Url Amigável por padrão

 

 

O que é?

É uma das técnicas de SEO que tem como objetivo tornar os links mais atrativos – ou seja, amigáveis – para as pessoas e para o Google.

Por que é importante?

O mais querido dos mecanismos de busca (Google) tem uma maneira peculiar de “socializar” com seu conteúdo. Se ele não entender o que você está falando, ele não vai dar importância a você.
Em vez de ficar assim a sua URL:

http://www.sualojavirtual.com /index.aspx?id=2398489234

Ela ficará assim:

http://www.sualojavirtual.com /nome-do-produto

Muito melhor, não é mesmo? O Google também acha! Por isso quando ele encontra uma página que possui um link amigável, a importância que ele dá a essa página é maior.

 

Título da página

 

O que é?

O título descreve exatamente para o Google do que se trata o conteúdo daquela página.
Imagine que você esta vendendo em sua loja virtual uma bolsa vermelha Luois Vitton: se o título da pagina não for Bolsa Vermelha Luois Vitton, como o Google irá saber que naquela página vai encontrar uma bolsa vermelha Louis Vitton? Ele não vai saber.

A maioria das plataformas para e-commerce disponíveis no mercado utilizam o nome da loja como título em todas as páginas, o que dificulta a interpretação do Google sobre o que é o conteúdo da página.

 

Descrições Personalizadas para Cada Página


O que é?

Você pode editar a descrição de cada página da sua loja virtual.

Por que é importante?

É a descrição que fica no Google e Segue a mesma ideia do Título. Nesta etapa, você deve convencer o cliente a entrar na página do produto. É o momento de usar atrativos para que o cliente sinta vontade de clicar e ir para sua página – Até 153 caracteres.

 

Criptografia SSL

O que é?

É representado por aquelas páginas que possuem o HTTPS, o que atesta uma segurança extra para a conexão. Os sites com certificados SSL tornam-se criptografados e, portanto, mais seguros que os demais. Os dados que irão transitar entre o usuário e o e-commerce, no modelo SSL, só poderão ser acessados por meio de uma “chave”, enquanto nos demais endereços eles costumam transitar de forma livre e integral, sendo mais fácil conseguí-los.

Por que é importante?

Podemos afirmar que o seu consumidor está em uma navegação segura.
O Google fez um comunicado em 2016 que passaria a indexar páginas HTTPS e “preferí-las” por padrão. O mesmo comunicado disse que o Google tem intensificado a promoção de páginas HTTPS por toda a parte, já que, ele entende, a experiência entre o usuário e o website deve ocorrer de forma privada sem que ambos tenham que lidar com ataques.

“O Google sobrevive da experiência do usuário com os resultados e, se algum resultado exibido promover uma experiência negativa para este usuário, com a possibilidade dele sofrer ataques, isso acabaria abalando a experiência que ele teve não apenas com o site, mas também com o buscador. Nesse sentido, o Google coloca a experiência do usuário no centro e promove a segurança como um fator prioritário entre as medidas que podem afetar – positiva ou negativamente (no caso da falta de segurança) – essa experiência.”
– Ressalta Raphael Tomé, head da Site Blindado em seu artigo sobre certificado SSL e SEO.

Microdados/Microformato/Dados estruturados

O que é?

O sistema monta a página do seu e-commece com as informações para uma leitura específica do Google.

Por que  é importante?

Não podemos esquecer que o Google é um robô:

– Sem microdados, ele não saberia diferenciar o que é número de telefone ou o que é preço. Pois ambos são números.
– Sem os Microdados, o Google não teria como diferenciar se o seu site é uma loja virtual ou um site institucional.
– Com o microdados, o buscador consegue saber inclusive qual o menor e o maior preço em sua loja virtual.

Em resumo: Os microdados fazem com que o Google e os demais buscadores entendam detalhadamente cada informação da sua loja virtual, o que contribui para o posicionamento de sua loja virtual nos buscadores.

Editor de descrição amplo

 

 

 

O que é?

A ferramenta para que você crie uma descrição completa e detalhada do seu produto de maneira simples, com a possibilidade de inserir vídeos e imagens.

Por que é importante?

A descrição é a vendedora que trabalha 24 horas em sua loja virtual, ela deve ser completa e tirar a maior parte das dúvidas do seu cliente.
Uma descrição excelente tem esta ordem:

1- Motivação de compra: As pessoas compram os produtos por motivos emocionais (mas gostam de racionalizar), por isso ponha primeiro a mensagem mais emocional. Mencione os Benefícios e as vantagens: qual o diferencial do seu produto? Quais são os benefícios? O que ele resolve na vida do cliente?

2- Descrição Física do Produto

3 -Informações técnicas

 

Robost.txt

 

O que é?

É um arquivo salvo na pasta raiz de sua loja virtual e indica para os robôs de busca do Google, Bing e muitas outras quais as páginas de seu e-commerce você não deseja que sejam acessadas por estes mecanismos de pesquisa.

Por que isso é importante?

Ele é importante para que não ocorra indexação de conteúdo indesejado. Informações que não são úteis para loja virtual, como por exemplo a página de login do loja virtual.

O Google e os demais busacadores prezam pela experiência do usuário, por isso só devemos indexar as páginas relevantes.
Indexar conteúdo sem relevância nos faz perder posicionamento, uma vez que o consumidor vai acessar e sair rapidamente da página, o que indica ao buscador que a loja virtual não é relevante.

A plataforma Storebits já faz de forma automática.

 

Sitemap

O que é?

É literalmente um mapa do seu e-commerce no qual você indica para os robôs do Google e de outros buscadores quais são as páginas que deseja indexar e armazenar nos servidores.

 

Por que isso é importante?

 

Ajudar as ferramentas de busca a entederem a estrutura da sua loja virtual e indexarem melhor o contéudo.

a) Ter o sitemap é uma garantia de que o buscador saiba da existência do conteúdo de seu e-commerce, possa indexá-lo e apresentá-lo como resultado de pesquisa.
b) Sinalizar para as ferramentas de busca que você é preocupado e está investindo na qualidade do seu e-commerce. Isso funciona como sinal positivo de confiança/autoridade e pode ajudar no ranking.

 

Google Analytics

O que é?

O Google Analytics é uma excelente ferramenta para entender melhor o público do seu site e mensurar os resultados de marketing. Ela permite acompanhar o volume de visitas, o tempo que o usuário gasta nas páginas e, inclusive, a quantidade de conversões ou de faturamento de uma loja virtual.

 

Por que é importante?

É possível obter informações como o tempo que o usuário passa em seu e-commerce, quais palavras-chave ele pesquisou para chegar até a sua loja virtual, quais as páginas que ele visitou e qual fonte de tráfego que o levou até essas páginas. Assim você consegue traçar ações de marketing mais efetivas para um público alvo ativo.

 

Obs: Para ativá-la é necessário imserir o Código do seu Google Analytics dentro do painel de sua loja virtual.

 

Google Adwords

 

O que é?

O AdWords é a plataforma de publicidade do Google. Através deste serviço, anúncios são exibidos em forma de links patrocinados quando alguém realiza uma busca, seja por meio de computadores ou smartphones. Os anúncios são exibidos principalmente nos resultados de busca, relacionados às palavras-chaves.

 

Remarketing

O que é?

Ferramente extremamente eficiente de marketing digital.

O remarketing é uma ferramenta do Google Adwords que marca e identifica os consumidores que já visitaram a sua loja virtual e passa a exibir anúncios com mais frequência.
Você já provavelmente já foi perseguido por anúncios de algo que estava pesquisando: passagens aéreas, um tênis.. Isso não é coincidência, isso é o Remarketing em ação.

Por que é importante?

 

É pequena a quantidade de pessoas que costuma efetuar a compra logo na primeira visita. Assim o remarketing vem como uma possibilidade de continuar aparecendo para o cliente que ainda não converteu, para que enquanto ele pensa no assunto continue com a marca em mente.

Pixel do Facebook

 

O que é?  

é um código JavaScript que você pode incluir em sua loja virtual para rastrear certos comportamentos dos usuários que acessam suas páginas. Quando alguém visita a sua página ou executa alguma ação, o pixel envia essa informação para o Facebook.

 

Por que é importante?

Você pode…

– Mensurar o número de conversões que ocorreram no seu e-commerce depois que alguém chegou nele por meio de sua campanha de marketing no Facebook Ads;

– Otimizar conversões ao direcionar anúncios a pessoas mais propensas a realizarem uma ação que você deseja (segundo o perfil de pessoas que já converteram antes);

 

– Definir um público personalizado para o qual os anúncios devem ser exibidos de acordo com determinadas ações realizadas no seu e-commerce. Como por exemplo, exibir um anúncio de um produto que a pessoa já tenha visitado, mas não finalizou a compra.

 

Google Webmaster Tools

 

O que é?

Permite a análise técnica do e-commece: desde leituras de teste dos microformatos, apontamento de melhorias de título e descrição, informações de taxas de leitura (como está a indexação das páginas da loja virtual) até apontamento de erros de rastreamento (quando uma página que o Google havia indexado é apagada.
Ex: Cadastra um produto e depois exclui o produto, isso provavelmente irá gerar um erro de apontamento.

 

Por que é importante?

 

É uma ferramenta para otimização de sua loja virtual, porém requer conhecimentos técnicos.

Caso tenha alguma dúvida sobre as ferramentas, entre em contato com o suporte online ou deixe um comentário.

E se ainda não vende online, Crie a sua loja virtual com a Storebits.

 

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  1. Pingback: Entenda o que é branding e como fazer a gestão da sua marca - Passo a Passo Simples

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