Anúncios que funcionam no Facebook

Se você é um investidor digital deve saber porque os anúncios funcionam no Facebook. Simplesmente porque a maioria de seus potenciais clientes estarão lá e estarão dispostos a ver, clicar e comprar o que você oferece.

Isso porque o Facebook tem um grande potencial publicitário, por conta de seu algoritmo que permite uma boa segmentação de clientes, o que dá aos empreendedores a chance de criar campanhas que vão direto aos olhos de seus públicos-alvo.

Por isso, antes que se diga que os anúncios de Facebook não funcionam, é importante ressaltar que essas opiniões vêm simplesmente do fato de que, quem as usou anteriormente não obteve bons resultados por não saber usar corretamente suas possibilidades de conversão.

Por essa razão é que trouxemos neste artigo anúncios que funcionam no Facebook e vamos explicar por que eles funcionam, mostrando num passo a passo qual é a melhor opção para você que está começando a utilizar a maior rede social do mundo para expandir seu negócio. Vamos nessa?

Introdução

Introdução a anuncios da sua loja virtual no facebook

Os anúncios que funcionam no Facebook têm como princípio básico se utilizar dos números ao seu favor.

Como? Simples.

A maioria dos potenciais clientes de empresas estão conectados a algum tipo de rede social, mas é muito provável que com certeza eles estejam conectados com Facebook.

Isso porque a rede social de Mark Zuckerberg é, hoje, a maior do mundo. Para se ter uma ideia, em artigo publicado em maio deste ano pelo G1, o Facebook possuía cerca de 1,94 bilhão de usuários em todo o mundo.
Só no Brasil são 102 milhões de usuários ativos todos os meses.

E essas pessoas estão curtindo páginas de seus gostos pessoais, preenchendo seus dados e estão sempre em busca de produtos e serviços que as empresas estão oferecendo na internet.

Partindo destes princípios, não é difícil deduzir que a rede social tenha uma grande quantidade de usuários que estejam inseridos dentro do perfil padrão básico de consumidor que a sua empresa precisa.

Entretanto, se você já tem uma fanpage, um blog, se utiliza de técnicas de marketing digital e possui uma loja virtual para vender mais e melhor, por que esses usuários não são convertidos pelas suas publicidades?

Esta é uma questão interessante a ser debatida, pois, é preciso se utilizar dos anúncios do Facebook com inteligência e com estratégias que tenham um objetivo a ser cumprido.

Otimização de anúncios é uma das melhores formas de ajudar nos resultados de sua empresa. Mas o que são, afinal, anúncios otimizados?

Antes que nos aprofundamos sobre o assunto, é preciso ter noção de alguns aspectos que farão com que o seu anúncio obtenha êxito dentro da rede social mais famosa do mundo.

Antes de mais nada, é preciso salientar que as pessoas que estão em redes sociais e na internet de um modo geral não estão interessadas em ver anúncios de produtos – mas sim, em conteúdos que acrescentem algo mais na experiência de usuário.

Ou seja, não necessariamente estaremos vendendo o produto, mas sim, a sua marca.

Por isso, tendo isso em mente vamos entender quais são os principais elementos para um anúncio de sucesso.

Elementos de Anúncios de Sucesso

Elementos de Sucesso Anúncios Facebook

Para a produção de um anúncio otimizado, é preciso levar em consideração pelo menos 4 aspectos que são de vital importância para anúncios que funcionam no Facebook. São eles: o visual, a relevância, o valor e o Call to Action.

Pensando nesses aspectos, separamos abaixo para explicar um pouco sobre cada um e assim oferecer uma melhor explicação acerca do que os fazem ser essenciais para o sucesso.

Anúncios visuais

use imagens chamativas pro seu anuncio do Facebook

Você provavelmente já ouviu falar que “uma imagem vale mais que mil palavras” e no caso de anúncios de Facebook isso não poderia ser mais verdadeiro.

Isso porque o próprio sistema de segmentação da rede social, o algoritmo que é utilizado por ela, acaba por se mostrar mais propício a ser exibido nos feeds de notícias dos usuários que são seus públicos-alvo.

Por essa razão, é essencial que você se utilize de imagens que ofereçam uma perfeita qualidade e que sejam, também, chamativas e atraentes.

Sabendo disso, apesar de se utilizar de bancos de imagens ser uma ideia boa, à princípio, é essencial que você possa produzir as suas próprias imagens e assim garantir um melhor resultado acerca dos seus anúncios.

Relevância do anúncio

Use a ferramenta do Facebook pra medir a relevancia do seu anuncio

Um aspecto muito importante para anúncios que funcionam no Facebook é a sua relevância, claro.

É imprescindível que o seu anúncio tenha relevância, caso contrário a sua empresa apenas estará gastando tempo e dinheiro que poderiam ser despendidos na conversão de clientes e na venda de produtos de forma mais efetiva.

Por se utilizar de um sistema muito parecido com o Ad Rank (do Google AdWords) que classifica o anúncio quanto a sua relevância, o Facebook acaba por utilizar apenas anúncios que atinjam determinada quantidade de pontos.

Por essa maneira, para que o Facebook possa favorecer melhor os seus anúncios, é preciso avaliar o que de novo e de importante o seu anúncio traz para o seu público-alvo.

Proposição de valor

Aguce seu cliente com o anuncio do Facebook

A proposição de valor diz respeito à razão pela qual o usuário deveria clicar em seu link e adquirir seus produtos ou serviços. Isso quer dizer, em outras palavras, que diferencial o seu produto traz para o seu público-alvo que os concorrentes não trazem?

Para que a proposição de valor tenha valor e funcione efetivamente para com os usuários e futuros clientes, é preciso que ele tenha credibilidade. E credibilidade se ganha com ofertas e promoções, por exemplo.

Isso porque, dizer que o seu produto tem qualidade superior, ou que oferece alguma vantagem que os seus concorrentes não oferecem sem dar uma oportunidade para o seu produto não atrairá a atenção do seu anúncio.

Modelos de Anúncio que Funcionam no Facebook

O Facebook oferece diversas opções de anúncios, mas cabe a você decidir qual deles é mais efetivo para as suas necessidades.

Os anúncios que funcionam no Facebook que vamos citar aqui são dois: os anúncios que ficam na coluna direita e os anúncios que ficam no Feed de notícias.

Anúncio na coluna direita

Entenda o anuncio da direita no Facebook

O anúncio na coluna direita, inclusive, foi um dos primeiros a surgir na plataforma. Apesar disso, ele não deve ser deixado de lado caso você queira um retorno efetivo dos anúncios que a sua empresa vai publicar na rede social.

Além disso, é preciso levar em consideração que cliques e conversões deste tipo de anúncio costumam ser mais baratos – e, para que ele sirva bem ao seu propósito, é preciso que ele leve em consideração os 4 itens citados no subtítulo anterior.

A saber: relevância, proposição de valor, bom visual e uma boa CTA.

Anúncio no feed de notícias

Anúncio no feed de notícias do Facebook

Este está entre os anúncios que funcionam no Facebook que mais são utilizados atualmente. Por fazerem parte do histórico de outros usuários ele se mistura bem e tem uma maior taxa de conversão.

Além disso, um de seus maiores fatores para obter maior sucesso é que eles possuam uma boa imagem que ilustre as intenções da empresa. Mas não somente: assim como o anúncio da coluna direita, ele deve levar em consideração os 4 tópicos já comentados.

Isso porque, por se tratar de uma espécie de publicidade nativa, ele precisa ter um bom visual, ser relevante para o usuário, oferecer um diferencial e deve ser claro em seus objetivos em sua CTA.

Vamos citar a seguir os anúncios em foto e mostrar por que ele também funciona.

Anúncio em foto

Anúncio em foto do Facebook

O anúncio em foto é um tipo de publicidade que se utiliza basicamente de uma imagem para ilustrar as suas intenções para com o seu usuário. Ele pode ser um dos anúncios que funcionam no Facebook simplesmente por que une os 4 elementos essenciais que citamos.

Obviamente, ele é visual, por se tratar de uma foto que deve levar todo o conceito do que a marca pretende oferecer. Além disso, para o seu usuário ele será relevante por levar quase que literalmente (dependendo do anúncio) o que ele deseja.

Possui proposição de valor porque, juntamente com a imagem o texto que o compõe leva ao leitor o que ele precisa para ser convencido sobre o produto.

Além, claro, da Call to Action que chama para o objetivo do anúncio – utilizando-se claramente de meios que trazem urgência.

Anúncio de Linha de Produtos

Anúncio de Linha de Produtos no Facebook

 

O anúncio de linha de produtos é essencial para aquelas empresas que estão no Facebook para vender produtos de forma individual. Isso porque, os anúncios feitos em formato carrossel são feitos exatamente pensando nessa possibilidade.

Mas não somente. Pois, é possível criar, até mesmo uma forma de publicidade criativa que conte, por exemplo, uma pequena história e, assim, convencer o seu leitor a adquirir um produto ou serviço.

Podem ser vendidos e-books, webinars ou até mesmo publicações de blogs. Isso tudo pode ser feito no próprio Facebook através do Power Editor.

Os 4 elementos citados funcionam de maneira sensacional neste tipo de anúncio. Isso porque, é visualmente atraente pelo simples fato de que os anúncios em carrossel dão a possibilidade da criação de anúncios criativos.

Além disso é relevante por levar não apenas uma, mas várias possibilidades para os seus leitores de produtos ou serviços. A proposição de valor pode vir acoplada juntamente às imagens de produtos, como descontos ou as ofertas de datas comemorativas aos quais os produtos fazem parte.

A Call to Action, nesse caso, funciona como um “a mais” para que este seja um dos anúncios que funcionam no Facebook.

Anúncio Local

Anúncio Local no Facebook

Para empresas que possuem um local físico para a venda de seus produtos, este tipo de anúncio funcionará perfeitamente bem. Criando este tipo de artigo o Facebook redirecionará os resultados da sua vizinhança para os produtos ou serviços que você oferece.

Funciona de maneira mais eficaz, por exemplo se a sua empresa possui um evento ou ainda uma oferta por tempo limitado. Sabendo disso, o já conhecido algoritmo do Facebook irá redirecionar o seu anúncio para pessoas que estejam próximas à sua empresa.

Além disso, é essencial também que você, em suas estratégias, promova o evento ou promoção para os dias mais próximos de início. Isso fará com que você tenha tempo de organizar o atendimento a pessoas que tenham interesse no que está sendo oferecido.

É visualmente atrativo por oferecer produtos ou serviços, além de ser relevante por sua localidade – o que automaticamente já oferece uma proposição de valor para o anúncio já que ele é redirecionado para um público da sua região.

A Call to action deve corroborar com um sentido de urgência – principalmente porque se trata de um local próximo, o que significa dizer que palavras como “oferta válida por tempo limitado” ou “vagas limitadas” funcionam muito bem.

Anúncios de Promoção e Oferta

Anúncios de Promoção e Oferta no Facebook

Através do Ads Manager e do Power Edition você pode anunciar uma oferta ou promoção em formato de publicidade do Facebook. Dessa maneira a sua empresa pode promover um desconto que pode ser resgatado pela rede social.

Ou ainda, outra possibilidade, a promoção de produtos e serviços.

A maior vantagem deste tipo de anúncio é que ele elimina algumas etapas no processo de compra do consumidor – a de procura, por exemplo – e o resultado disso é um aumento nas vendas.

Você pode se utilizar destes tipos de anúncio no feed de notícias ou ainda na coluna da direita do Facebook e o que faz com que este seja um dos anúncios que funcionam no Facebook é o fato de que, por promover um produto, ele carrega consigo os 4 elementos essenciais naturalmente.

Isso porque: leva a imagem de um produto cuja obtenção é de necessidade do consumidor/leitor, assim como é relevante e possui proporção de valor. A call to action, nesse caso deve levar em consideração, por exemplo, o tempo pelo qual tais produtos ou serviços estarão disponíveis em promoção.

Anúncio de Redirecionamento

 

Anúncio de Redirecionamento do Facebook

 

O Facebook possui o mesmo sistema de funcionamento de alguns sites que se utilizam de uma lista de e-mails pré-estabelecida para enviar estes tipos de anúncios. Isso porque muitas empresas se utilizam dessas listas para criar, através do Power Editor, anúncios assim.

É um dos anúncios que mais funcionam no Facebook por ser tão efetivo quanto, por exemplo, um sistema de assinatura de newsletter/e-mail marketing. Isso porque, subentende-se que o leitor já está de olho em algum dos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa cujo e-mail o seu site recolheu.

São visualmente atraentes por levarem produtos e serviços que o leitor já tenha tido contato visual antes, além do que sua relevância se eleva por conta do interesse prévio.

A proporção de valor pode vir em forma de promoções e ofertas de assinantes de newsletters, por exemplo – a call to action aqui deve funcionar como uma forma de converter este lead de uma vez ou convencê-lo a ter o produto ou serviço mais uma vez (caso já seja seu cliente).

Publicação Impulsionada

Impulsionar sua publicação no Facebook

Você já deve ter lido conosco algum artigo que falava sobre publicação impulsionada. No geral é como uma publicação orgânica que foi redirecionada com dinheiro de publicidade para servir de anúncio impulsionado.

Aqui você deve respeitar o limite de texto que deve ser incluso nas imagens, que é uma política do Facebook. Entretanto é possível inserir quanto texto quiser para descrever os seus objetivos e vantagens.

Mas atenção, para que se possa criar uma publicação impulsionada é importante levar em consideração os seus objetivos e a relevância da publicação.

São anúncios que funcionam no Facebook por serem eficazes nos objetivos de gerar mais curtidas nas publicações e para atrair mais fãs em sua fanpage, além, é claro, de serem bem úteis para promoções (apesar de, em comparação com as outras já citadas deixarem menos opções de direcionamento de público).

Além disso, aqui não é possível fazer os famosos testes A/B que ajudam a otimizar os resultados (se ela já tiver sido publicada).

Funciona bem com os 4 elementos já citados por ser essencialmente visual (por isso, atenção na escolha das imagens). Conhecendo bem o seu público-alvo, e o nicho específico ao qual se pretende atingir, a publicação impulsionada pode se mostrar bastante relevante.

A proposição de valor vem, principalmente, com o fato de que a publicação impulsionada deve ter em si um objetivo muito específico com uma proposta que valha bastante a pena para o cliente (uma promoção ou oferta por tempo limitado, por exemplo).

A Call to Action deve ser clara em seus objetivos, nesse caso, sejam eles quais forem: mais curtidas, testes, promoções etc.

Conclusão

Conclução do Artigo

De uma maneira geral, os anúncios que funcionam no Facebook devem levar em consideração os 4 elementos essenciais.

E, quaisquer que sejam as escolhas das empresas para fazer as publicações, os resultados serão positivos se souberem usar o algoritmo do Facebook ao seu favor.

Ou seja, para que os anúncios sejam bem-sucedidos, é preciso que se tenha um perfil de usuário e consumidor bem definido, um público-alvo bem específico e um nicho para o qual as campanhas sejam melhor direcionadas.

Assim, seja na coluna da direita do Facebook ou no Feed de notícias, os anúncios têm grandes chances de oferecerem às empresas o que elas desejam.

Utilizando-se de 4 elementos principais que citamos acima, que são um bom visual, relevância, proposição de valor e uma call to action clara, é quase impossível que um anúncio não funcione para o público.

Por isso, é essencial que você escolha imagens representativas do público que pretende atingir ou dos produtos que queira oferecer, já que, o primeiro contato do consumidor, em geral é com as imagens.

A relevância deve levar em consideração o diferencial que a sua empresa oferece com aquele produto que as suas concorrentes não oferecem. Ao utilizar-se, por exemplo, de publicações impulsionadas, é preciso que se tenha atenção aos benefícios oferecidos para que não se perca tempo nem dinheiro.

Dessa maneira, a relevância se liga quase que automaticamente com a proposição de valor, já que deve oferecer algum benefício para o leitor que o convença a clicar em sua promoção.

Já a call to action tem papel fundamental nas intenções da empresa. Isso porque, nela deve estar o intuito do clique, em que ele irá se converter.

Se é adquirir uma promoção, que se crie um senso de urgência sobre ela, assim como inscrições limitadas para um workshop ou algo que se queira estar anunciando no Facebook.

E as possibilidades são infinitas no que se refere aos tipos de anúncios que funcionam no Facebook: podem ser anúncios em fotos, linhas de produtos, anúncios locais, de promoções, redirecionamento e as já mencionadas publicações impulsionadas.

Todas elas, se bem trabalhadas são capazes de converter e de fazer com que a empresa em questão atinja os objetivos desejados. Pois os 4 elementos, como exemplificamos, são facilmente identificáveis para serem trabalhados.

Levando-se isso em consideração, é possível inferir que o que as empresas ou investidores que falam sobre a ineficácia dos anúncios do Facebook provém de dois tipos: os que tiveram más experiências ou os que não souberam utilizar o sistema de segmentação do Facebook.

Isso porque esta ferramenta (o algoritmo do Facebook) funciona sim, e muito bem, para as empresas que conhecem bem o seu público-alvo e produzem campanhas certeiras para atingir os nichos corretos.

Por exemplo: na utilização de anúncios locais, essa segmentação funciona de tal maneira que as pessoas que morem próximo da empresa (caso ela tenha sede física, obviamente) serão notificadas (em seus feeds ou em suas colunas da direita).

Por isso, não pense duas vezes antes de investir nos anúncios que funcionam no Facebook. Aplique-os e tenha em mãos o melhor que a maior rede social do mundo pode oferecer para você e sua empresa.

 

E aí, gostou do artigo acima? Que tal comentar abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

 

 

 

 

 

Comentários do Facebook

1 comentário

  1. Pingback: Segurança na loja virtual: por que investir? - Passo a Passo Simples

Deixe seu comentário