A importância do marketing digital para as empresas

Principalmente em tempos de crise, as empresas buscam diferentes maneiras de enxugar os gastos e garantir a saúde financeira do negócio. Essa deve ser uma prática adotada em todos os momentos, mas deve-se ter cuidado para não cortar exatamente o que pode fazer o seu negócio crescer. Estamos falando da importância do marketing na sua empresa.

Por isso, neste artigo, mostraremos como o marketing ajuda diferentes empreendedores a buscar novos clientes e garantir o sucesso nos negócios. Confira!

Afinal, o que é o marketing?

Para entender a importância do marketing, primeiro precisamos compreender a sua definição. Para isso, vamos avaliar o conceito definido pela American Marketing Association:

“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo.”

A partir dessa definição, podemos ver que o marketing está ligado à geração de valor ao público, atendendo as suas necessidades e expectativas, bem como à construção e à manutenção de um bom relacionamento com os clientes, parceiros e demais envolvidos.

Então, projetando essa importância nos negócios, o marketing nunca deve ser um setor abandonado ou deixado de lado. Cortar investimentos aqui significa reduzir a capacidade de atrair e manter clientes, prejudicando as vendas e o sucesso do negócio.

O que se deve fazer é controlar as ações criadas para identificar quais delas dão ou não bons retornos, otimizando os investimentos e buscando melhorar a eficiência das ações.

Qual é a importância do marketing nas empresas?

Agora que você já conhece a definição e começa a entender a grande importância do marketing nos negócios, mostraremos o que as estratégias são capazes de fazer:

Facilitam a fidelização dos clientes

Manter um bom relacionamento com os clientes deve ser uma preocupação constante de todas as marcas, independentemente do tamanho das empresas.

Com tantas opções que a internet criou, é muito fácil um consumidor encontrar e experimentar diferentes opções no mercado. Então, tornou-se mais difícil a fidelização dos clientes.

A equipe de marketing não tem só a responsabilidade de criar ações para a promoção da marca, mas ela deve buscar dados relevantes do público-alvo, a fim de oferecer soluções específicas, que realmente atendam às necessidades.

Fidelizar os clientes é muito mais do que simplesmente vender para eles. É manter um bom relacionamento, entender as necessidades e superar as expectativas — e o retorno desse trabalho é grandioso.

Criam uma comunicação assertiva

A marca está em constante comunicação com o público, seja em uma postagem nas redes sociais, em uma mensagem em um outdoor, em uma propaganda na rede de televisão ou, até mesmo, na embalagem dos produtos.

Para que essa comunicação flua da melhor maneira possível, é necessário ter conhecimento sobre o público-alvo, como a forma de linguagem e os meios de comunicação utilizados. Essas informações são obtidas pelo time de marketing.

Imagine que você cria uma empresa que não se preocupa em entender a linguagem dos seus potenciais consumidores. Investe em diferentes ações, mas não tem o resultado esperado. A resposta disso pode estar na falha de comunicação, pois o seu público pode não estar entendendo o que a marca deseja transmitir.

Por isso, tenha clara a importância do marketing na comunicação da empresa com o mercado. Ela pode ser totalmente assertiva ou não apresentar um bom desempenho, prejudicando os resultados.

Estabelecem um posicionamento da marca

Uma marca vende mais do que um simples produto. Para ter valor, ela precisa construir um posicionamento — como a Apple, por exemplo. Essa gigante do mercado de tecnologia tenta mostrar ao mundo que o acesso a informações é capaz de melhorar a vida das pessoas. Então, disponibiliza seus equipamentos eletrônicos para possibilitar esse acesso.

Quando uma marca divulga um posicionamento, ela cria identificação no mercado e faz com que o público se envolva mais, atribuindo a ela uma posição de referência.

Criam um gerenciamento da comunicação interna

A comunicação interna de uma empresa é fundamental para o seu sucesso. Se todos os setores não conseguirem trabalhar em sintonia, as oportunidades não serão corretamente aproveitadas, influenciando os resultados.

A equipe de marketing pode criar ações para gerenciar a comunicação interna da empresa, fazendo com que a produtividade aumente, e a construção de estratégias mais eficientes seja estabelecida.

Otimizam a imagem da marca

O posicionamento da marca, descrita nos itens anteriores, faz parte da imagem e identidade da marca. Aliás, o marketing tem a responsabilidade de criar e otimizar a imagem da empresa.

Hoje, diferentes canais de comunicação são utilizados no dia a dia. Redes sociais, e-mail marketing, materiais impressos e o marketing off-line são possibilidades. Porém, é importante que cada canal mantenha a imagem da marca e ofereça o mesmo nível no atendimento, criando uma única experiência para o cliente.

Essa gestão deve ser bem estruturada para que o consumidor não tenha uma visão diferente sempre que tiver em contato com a empresa, em diferentes canais.

Criam e aproveitam as oportunidades

Por fim, devemos salientar que o mercado está repleto de oportunidades. A cada dia, são lançados novos recursos que ajudam os empreendedores a buscar clientes e aumentar as vendas. Porém, é preciso identificar essas chances e criar as condições para o melhor aproveitamento possível.

O processo de compra mudou bastante nos últimos tempos. Os consumidores se tornaram mais exigentes e não aceitam as vendas forçadas. Eles buscam diversas informações justamente para ter a certeza de que estão tomando a melhor decisão de compra. Então, o marketing deve criar essas condições e traçar planos estratégicos eficientes.

Como vimos em nosso artigo, a importância do marketing no sucesso das empresas é enorme e, por isso, deve receber muita atenção. Esse setor é capaz de facilitar a fidelização dos clientes, criar uma comunicação assertiva, estabelecer o posicionamento da marca e criar um gerenciamento da comunicação interna.

Além disso, os colaboradores otimizam a imagem da marca e criam condições para que as oportunidades de mercado sejam aproveitadas, trazendo melhores resultados ao negócio.

Gostou do nosso conteúdo sobre a importância do marketing? Conhece outros pontos trabalhados? Então deixe seu comentário no post e participe dessa discussão.

 

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