A importância do layout ao criar uma loja virtual

Criar uma loja virtual pode ser Simples de Verdade. Mas, de nada vai adiantar cria-la se não souber atrair e conquistar clientes.

O objetivo de todo empreender é lucrar, e junto a isso, conseguir acompanhar a evolução constante do mundo digital, e, para isso, é importante que você saiba criar estratégias que te permitam evoluir a curto e a longo prazo.

Existem inúmeros fatores capazes de fornecer o progresso virtual necessário para que sua e-commerce se mantenha competitiva com o mercado, e o layout da sua plataforma virtual é um destes e, para alguns, um dos mais importantes.

O layout da sua loja virtual corresponde diretamente a mensagem que você deseja passar. Mas, além do aspecto visual, que precisa ser atraente e dinâmico, é importante que ele permita que a experiência de compra do seu consumidor seja excepcional, ou seja, é necessário que a imagem e a ação estejam alinhadas.

Para te ajudar a entender melhor sobre a importância do layout da sua loja virtual separamos algumas dicas:

 

1º passo: PESQUISE

Ao criar uma loja virtual o seu primeiro grande trabalho será o de pesquisa. É preciso pensar em todos os aspectos relacionados ao objetivo que você pretende alcançar. No artigo de hoje, o objetivo que pretendemos atingir é a criação de layout que agregue o valor necessário para que você transforme sua loja virtual num negócio de sucesso. Por isso, vamos ressaltar duas pesquisas especificas para te ajudar:

  • CONCORRENTES

Pesquise os seus concorrentes, conheça seus pontos fortes e entenda, principalmente, seus pontos fracos.

Analise a forma como atuam no mercado, e como a aparência da suas e-commercers os ajudam a criar uma identidade própria.

Isso permitirá que você invista seus recursos no lugar certo, atuando no que já agrada o consumidor e conhecendo onde precisará se dedicar para não errar.

  • PÚBLICO ALVO

Criar uma loja virtual com layout personalizado, pensado no cliente, permite que você se comunique diretamente com o seu público-alvo.

Realize pesquisas de satisfação, leve em consideração suas queixas e use todas as informações obtidas a seu favor, e desta forma conseguirá criar uma loja virtual com uma imagem precisa e certeira, que irá de encontro com as expectativas criadas pelo seu consumidor.

 

2º passo – PLATAFORMA & LAYOUT

A escolha de uma boa plataforma digital é imprescindível.

Busque uma plataforma que seja simples e de fácil acesso. Antes da escolha, coloque-se no lugar do seu consumidor, enxergue suas necessidades e trabalhe em cima delas.

  • PLATAFORMA

Atualmente, a maior parte dos consumidores realizam suas compras por smartphones ou tablets e, devido a isso, é extramente necessário que sua plataforma tenha um formato responsivo.

Pesquise plataformas organizadas e que se enquadrem na mensagem que deseja enviar a seus consumidores, lembre-se que ela é quem atraíra ou não, clientes para sua loja virtual.

  • LAYOUT

Criar uma loja virtual com layout personalizado é fundamental. Procure manter um designer organizado, limpo e de fácil acesso.

Invista em usabilidade. Atente-se em deixar os principais botões expostos, como “adicionar ao carrinho” e que sua navegação dentro deles seja dinâmica e fácil.

Exponha cuidadosamente suas promoções e abuse das chamadas para ação, que são os botões que sinalizam “compre agora” ou até mesmo “não perca mais tempo”. Quanto menos cliques forem necessários para que uma compra seja concluída maiores serão suas chances de sucesso nas vendas.

Seja claro e objetivo. Deixe as informações de contato sempre visíveis e estrategicamente posicionadas. Disponibilize mais de uma alternativa de contato, isso agregará credibilidade a sua marca e segurança a seus consumidores.

 

3º Passo – TENHA BOM SENSO

Escolher a aparência perfeita, ao criar uma loja virtual, é essencial para o sucesso do seu negócio. Mas, de nada adianta uma loja visivelmente atraente se não for proporcionalmente dinâmica e simples.

Entretanto, neste ponto da estruturação de um bom layout, entra o bom senso. Estude a combinação de cores que irá usar, ela precisa transparecer sua mensagem e destacar seu produto.

Pense com cuidado na fonte que irá utilizar, ela também precisa estar associada ao perfil da sua loja virtual. E lembre-se: pequena demais dificulta a leitura, grande demais fica desproporcional e pode assustar seus consumidores.

Trabalhe a qualidade da sua vitrine virtual, busque sempre utilizar imagens, banners, vídeos, com boa qualidade gráfica, exponha as informações visuais dos seus produtos o mais detalhadamente possível, antecipando as possíveis dúvidas que venham a surgir.

 

4º Passo – SEGURANÇA

Se você é novo no mercado é normal que seus consumidores se sintam inseguros no momento de finalizar a compra e informar seus dados pessoas e de pagamento, entretanto isso não deve acontecer.

As formas de pagamento são a parte mais importante de uma loja virtual, e é sua obrigação que essa etapa aconteça de forma segura.

Disponibilize todas as formas de pagamento que puder, incluindo boletos, e obtenha e disponibilize na sua plataforma todos os selos e logotipos de certificação de segurança que possa ter.

 

 

Se você deseja criar uma loja virtual ou até mesmo turbinar seu negócio, esse passo a passo te dá todas as orientações necessárias para a criação de um layout de valor para o negócio.

Criar uma loja virtual é Simples de Verdade! Quer mais informações? Acesse agora.

 

Comentários do Facebook

Deixe seu comentário