Já aprendemos que criar uma loja virtual pode ser Simples de Verdade, agora transforma-la em negócio de sucesso requer dedicação e esforço.
Existem algumas estratégias essenciais para garantir que seu negócio cresça e seja aceito pelos consumidores e o atendimento ao cliente, na pré e no pós-compra são duas das que mais precisam ser trabalhadas.
Automatizar o atendimento ao cliente se tornou uma opção muito utilizada pelas grandes empresas, e o melhor de tudo é que você, pequeno empreendedor, também pode usufruir dos benefícios dessa estratégia.
Existem alguns detalhes aos quais você precisa se atentar para automatizar o atendimento da sua loja virtual com segurança e para te ajudar separamos algumas dicas do que e como fazer. Confira abaixo.
COMO FUNCIONA
O autoatendimento é uma ferramenta capaz de atender o consumidor 24 horas por dia 7 dias por semana sem a necessidade de interação humana, por meio de um menu de opções, oferecendo repostas e serviços básicos, antes que seja necessário o contato com um funcionário.
No mercado de e-commerce essas ferramentas já veem sendo utilizadas de maneira satisfatória e são altamente aceitas pelos consumidores.
COMO APLICAR
Existem algumas ferramentas disponíveis no mercado criadas para facilitar o processo de automatização do atendimento ao cliente da sua loja virtual.
Separamos algumas dicas para te ajudar a decidir quais delas se aplicam melhor ao seu formato de negócio.
- URA
Unidade de Reposta Audível, ou IVR – Interactive Voice Response, como também é conhecida, é uma maquina de interação com o consumidor, que oferece um menu com perguntas e respostas que possam fazer parte das dúvidas básicas do consumidor.
A URA é conhecida pelos grandes empreendedores como a ferramenta responsável pelo aumento no número de fidelização de clientes, reduzindo o tempo gasto no atendimento e principalmente os custos.
Para o setor de e-commerce, a ferramenta vem sido de grande valia já que é possível inserir dentro de suas funcionalidades serviços como: segunda via de boleto bancário, acompanhamento de pedidos, pagamentos via cartão de crédito e outros.
- Portal de Autoatendimento
Um portal de autoatendimento é um programa de respostas inteligentes que funciona em tempo real. Ou seja, o consumidor envia a pergunta, e instantaneamente o portal realiza uma pesquisa em seu banco de dados em busca da resposta que mais se adequar.
Essa pesquisa é feita de acordo com as palavras que os consumidores utilizam na hora de realizar a pergunta, o que chamamos de palavras-chave, que dá ao sistema um norte de onde será possível encontrar a resposta necessária.
- Chatbot
O Chatbot é um sistema operacional criado para simular o comportamento humano.
Diferentemente do URA e do Portal de Autoatendimento o Chatbot tem como objetivo responder a perguntas das pessoas que estão visitando a loja virtual como se fosse um atendente e não um computador.
MAS LEMBRE-SE
Um autoatendimento só irá realmente funcionar se for planejado com cuidado e muita atenção. É imprescindível que você conheça o seu público alvo, e principalmente todas as funcionalidades da sua e-commerce EM DETALHES.
Analise as dúvidas mais frequentes, pense como um consumidor e procure enxergar todas as pequenas informações que te fazem falta ao acessar uma loja virtual. Dessa maneira é possível programar da melhor forma a ferramenta que escolher.
Estude com cuidado cada uma das ferramentas citadas e escolha a que mais tem haver com a sua loja virtual, cada detalhe é muito importante na corrida em direção ao sucesso!
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!! Para mais dicas acesse: www.simplesdeverdade.com.br/blog
Pingback: Como ter sucesso em Campanhas Especiais De Venda - Passo a Passo Simples
Pingback: A importância da Satisfação do Cliente na sua loja virtual - Passo a Passo Simples
ótimo conteúdo, parabéns.